Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PROJETO BYD NA BAHIA É TRANSFORMAR ESTADO EM CENTRO DE TECNOLOGIA

O projeto prevê a instalação de três unidades fabris para a produção de veículos elétricos e híbridos, chassis de ônibus, caminhões elétricos e processar ltio e ferro fosfato
04/07/2023 às 14:12

  1. Com o anúncio oficial da instalação de fábrica de carros elétricos da BYD na Bahia, o estado poderá se tornar referência internacional em tecnologia, inovação e sustentabilidade. Durante o evento que oficializou os investimentos da gigante chinesa no estado, nesta terça-feira (4), em Salvador, a vice-presidente global e CEO para as Américas, Stella Li, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, evidenciou o potencial das iniciativas do grupo na Bahia.

  2. “Nosso plano é criar o mais avançado carro elétrico aqui na Bahia. Nosso sonho é tornar a Bahia o centro da inovação e da alta tecnologia. Nós vamos transformar a Bahia no centro da América Latina”, cravou Stella Li. O projeto prevê a instalação de três unidades fabris para a produção de veículos elétricos e híbridos, chassis de ônibus, caminhões elétricos e processar lítio e ferro fosfato. O investimento anunciado é de R$ 3 bilhões, com a geração de 5 mil empregos diretos e indiretos.

  3. Ainda segundo Stella Li, atualmente, mais de 70 mil engenheiros trabalham na BYD para contribuir com o objetivo de reduzir a temperatura da Terra e contribuir para preservação ambiental. “Vamos produzir ônibus, carros e caminhões elétricos, para que todos os veículos de passageiros tenham acessibilidade a essa tecnologia verde".
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  4. Mais potentes, mais robustos e mais completos. A Mercedes-Benz do Brasil lança novos chassis de ônibus rodoviários para países da região andina e de outros mercados da América Latina: O 500 RSD 2448 6x2 de 478 cv e O 500 RS 1945 4x2 de 448 cv. Equipados com itens de avançada tecnologia de segurança, esses modelos passam a fazer parte do portfólio da marca oferecido a clientes de países da região que atuam em operações de transporte rodoviário e de fretamento.

  5. Os dois modelos de chassis de ônibus rodoviários são produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. A linha de produção desses veículos é a mais avançada do setor no País, utilizando conceitos da Indústria 4.0.

  6. Tanto o O 500 RSD 2448 6x2 de 478 cv@1.800 rpm e torque de 2.300 Nm@1.100 rpm, “El más potente”, como o O 500 RS 1945 4x2 de 448 cv@1.800 rpm e torque de 2.200 Nm@1.100 rpm, se destacam pelo motor Mercedes-Benz OM 460 de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada no caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros. Os veículos atendem as legislações locais de emissões com a consagrada tecnologia Euro 5.

  7. Os veículos foram testados nas mais rigorosas condições de altitude e temperatura nos países Brasil, Peru, Chile e México. “O desenvolvimento destes veículos foi pensado em atender principalmente as operações andinas, segmento mineração e turismo” diz Mauricio Yamamoto, Managing Director de Ônibus para a América Latina.
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  8. O combate ao câncer no Brasil envolve uma série de estratégias e ações desenvolvidas por diferentes instituições e setores. O país tem enfrentado desafios intensos na luta contra o câncer, incluindo o acesso desigual aos serviços de saúde, a falta de infraestrutura adequada em algumas regiões e a necessidade de investimentos contínuos em pesquisa e tratamento.

  9. O Sistema Único de Saúde (SUS) desempenha um papel fundamental no combate ao câncer no Brasil. Por meio do SUS, os pacientes têm acesso a diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico. O tratamento do câncer é oferecido de forma gratuita, incluindo cirurgia, radioterapia, quimioterapia e outros procedimentos necessários.

  10. Nos últimos anos, o Brasil tem buscado avançar na área da oncologia, aumentando os investimentos em pesquisa e tratamento do câncer. Há um esforço crescente para melhorar o acesso aos serviços de saúde em todo o país, principalmente em regiões mais remotas, onde a infraestrutura médica é limitada. Além disso, há investimentos em programas de rastreamento e detecção precoce, visando identificar o câncer em estágios iniciais, quando as chances de cura são maiores.

  11. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados. A desigualdade no acesso aos serviços de saúde e a falta de recursos continuam sendo problemas duradouros. A capacitação de profissionais de saúde e a melhoria da infraestrutura médica também são áreas que precisam de atenção contínua. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a cada R$ 1,00 gastos com prevenção, outros R$ 4,00 são economizados que seriam direcionados a tratamento, reforçando a necessidade da prevenção e diagnóstico precoces.

  12. Transformar uma empresa em um negócio lucrativo em 2023 pode parecer um desafio, considerando o cenário empresarial competitivo e em constante evolução. No entanto, é importante destacar que ainda existem diversas estratégias e oportunidades disponíveis para impulsionar o sucesso financeiro de um negócio neste ano.

  13. De acordo com a especialista em reestruturação financeira Dra. Kélen Abreu, uma das chaves para gerar um negócio lucrativo é adaptar-se às mudanças e demandas do mercado. 

  14. “Em 2023, os consumidores estão mais exigentes do que nunca, buscando produtos e serviços personalizados, sustentáveis e inovadores. Portanto, é essencial identificar as tendências emergentes e ajustar a oferta para atender às necessidades do público-alvo. Isso pode envolver o desenvolvimento de novos produtos, a otimização de processos internos ou a adoção de tecnologias disruptivas”, aponta a especialista.

  15. De acordo com a definição do Movimento Municipalista Nacional de realizar uma reunião mensal com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional e o Governo Federal pela aprovação das pautas de interesse dos municípios, aconteceu na manhã desta terça-feira (4) mais uma mobilização na capital federal, com o tema central reforma Tributária e os impactos aos Municípios.  

  16. A União dos Municípios da Bahia (UPB) foi representada pelo seu vice-presidente e prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro. O encontro entre gestores de todo o país ocorreu na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

  17. Durante o encontro, Pinheiro mostrou preocupação com a diminuição de arrecadação por causa de desonerações. “Precisamos ter clareza de que não haverá perda de arrecadação a partir de programas de desoneração de tributos por parte da União e dos estados. Esse fato impacta principalmente os municípios de pequeno porte, que dependem essencialmente das transferências dos estados e da União para sobreviver e manter os serviços públicos”, alertou.

  18. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, fez uma breve retrospectiva sobre diversos pontos dentro das discussões de reforma tributária e lembrou que a CNM participou ativamente defendendo que o texto atendesse aos interesses dos Municípios. “Nossa entidade foi ouvida nesse relatório e em várias situações foram contempladas e sempre trabalhamos em prol de ações do conjunto dos Municípios e não em favor de um ou de outro”, destacou.

  19. O vice-presidente da UPB  destacou, ainda, como essas mobilizações mensais serão importantes para “fortalecer a luta por melhor qualidade de vida e melhores serviços à população baiana”. Mais uma vez a unidade e alinhamento dos gestores da Bahia fizeram a diferença na reunião. 

  20. Discutimos pautas importantes como a reforma tributária, melhoria na arrecadação e a desoneração do consumo para que as pessoas que mais precisam paguem menos impostos. Também fizemos um debate sobre a importância da redução da alíquota do INSS. Vamos seguir firmes, lutando para que, junto com o governo federal e estadual, a gente consiga ampliar a nossa capacidade de prestar serviços a população”, resumiu.