Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNADOR VAI AO CORTEJO DO 2 DE JULHO; LULA SÓ IRÁ AO CAMPO GRANDE

As comemorações ao bicentenário do 2 de Julho começam na Lapinha, às 8hs
30/06/2023 às 12:24
   
  1. O governador Jerônimo Rodrigues participa das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, neste domingo, 2 de julho, a partir das 7h30min. Com a presença de secretários de Estado e outras autoridades, a cerimônia cívica será realizada às 8h, no Largo da Lapinha, com o hasteamento de bandeiras, deposição de flores no busto do General Labatut, entrega dos carros da Cabocla e do Caboclo, execução do Hino da Bahia e início do cortejo até o Terreiro de Jesus.

  2. O governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão acompanhar a chegada dos carros da Cabocla e do Caboclo ao Campo Grande, às 16h deste domingo (2). Parte das celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a cerimônia solene contará ainda com o hasteamento das bandeiras pelas autoridades e acendimento da Pira do Fogo Simbólico.

  3. Antes, às 14h, o governador, acompanhado de secretários de Estado, participa da homenagem da Marinha do Brasil ao 2 de Julho, no pátio da sede do 2º Distrito Naval, no Comércio.

  4. A festa terá participação de 25 fanfarras da rede estadual de ensino, que vão desfilar pelas ruas do Centro Antigo de Salvador. A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) também selecionou, por meio de chamamento público, dez bandas filarmônicas de toda a Bahia para integrarem o desfile cívico do Dois de Julho. As filarmônicas irão desfilar divididas em dois momentos do cortejo: pela manhã, vai do Largo da Lapinha até o Terreiro de Jesus; e pela tarde, da Rua Chile ao Campo Grande.

  5. Acompanhada da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, a ministra da Saúde Nísia Trindade participa, neste sábado (1º), às 14h, do mutirão de vacinação promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Salvador, em frente à Faculdade de Medicina da Bahia, no Pelourinho.

  6. No espaço montado no Largo Terreiro de Jesus, serão ofertados imunizantes contra Meningite, Gripe e a vacina Bivalente contra a Covid-19. A ação faz parte de uma estratégia de incentivo à vacinação implementada pelo Governo da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Salvador, a fim de ampliar a cobertura vacinal na capital.
                                                ****
  7. Condenação de Bolsonaro no TSE por 5x2: “Esse caso é apenas um. Bolsonaro passou quatro anos atacando as instituições democráticas, promovendo o negacionismo, a desinformação e o empobrecimento da nossa população. Bolsonaro inelegível é uma resposta altiva da democracia brasileira”, comentou o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA).

  8. O placar final no TSE ficou em 5 a 2 contra Bolsonaro. O acordão (decisão coletiva dos ministros) com a condenação do ex-presidente deve ser publicado nos próximos dias. A decisão passa a valer de forma imediata, mesmo com eventuais recursos.

  9. “É fundamental que o sistema político crie mecanismos de inibição de comportamentos e práticas deletérias a nossa democracia. Bolsonaro precisa ser investigado e responsabilizado pelo conjunto de crimes cometidos no que tange às denúncias que já pesam contra ele, a exemplo de infração a medidas sanitárias preventivas; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documentos particulares; crime de responsabilidade e crimes contra a humanidade, dentre outros”, completou o parlamentar.

 10. Promovido pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, o programa Jovens Embaixadores está com inscrições abertas até o dia 13 de agosto. O programa q leva estudantes do ensino médio da rede pública para um intercâmbio de duas semanas nos EUA. Para mais informações e inscrições, acesse o site: www.jovensembaixadores.org.br. 

 11. As pessoas selecionadas serão anunciadas até 3 de novembro de 2023 e o intercâmbio está previsto para acontecer de 19 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024. Para a edição de 2024, poderão se inscrever pessoas que estão atualmente engajadas, por pelo menos seis meses, em iniciativas de empreendedorismo e impacto social e que buscam soluções criativas para problemas em suas comunidades. Perfil de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa também estão entre os pré-requisitos. 

 12. O programa busca jovens que querem desenvolver uma ideia, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade. Independentemente de serem ações grandes ou pequenas, ou da área de empreendedorismo, como por exemplo, inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, necessidades especiais, cooperativas em geral, etc. 

 13. Criado em 2003, o Programa Jovens Embaixadores (JE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementado pela Associação Grupo Mais Unidos. Entre as nossas principais parcerias estão o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, a ampla rede de Centros Binacionais/Espaços Americanos – BNCs, além de empresas que demonstram um claro comprometimento com a responsabilidade social corporativa: MSD e SMTour. 

 14. Atualmente o Programa Jovens Embaixadores é implementado por todo o continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Desde sua criação, 798 jovens brasileiros já participaram do programa. 

  15. O vereador Átila do Congo (Patriota) denunciou nas redes sociais uma ação da Polícia Militar que deixou uma pessoa ferida no bairro de Periperi, em Salvador, na noite desta quinta-feira (29). A vítima é familiar do parlamentar e estava na porta de casa no momento da abordagem.

  16. De acordo com Átila, na localidade estava acontecendo uma ‘guerra de espadas’. Nas imagens registradas por vídeo, é possível ver que, um dos soldados atira contra os moradores, em seguida, os demais militares iniciam ameaças.

  17. Átila lamenta a postura dos militares: ‘inimigos da ordem’. “Todos ali são meus familiares, estavam na casa do meu irmão, na varando observando a tradicional guerra de espadas, não tinham nada a ver. Um despreparo absurdo, especialmente que tinham crianças e idosos. Como explicar para eles que quem deveria defendê-los, na verdade, são agressores? Inaceitável!”, dispara Átila.

  18. Na publicação, o edil cobra um posicionamento da corporação da Polícia Militar (PM), do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner e do governador, Jerônimo Rodrigues (PT).

  19. Começam nesta segunda-feira (3) as obras de novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Trata-se do chamado lote 1F do trecho 1, segmento que contará com 127 quilômetros de novos trilhos a serem instalados entre os municípios de Ilhéus e Aiquara (BA). 

  20. Solenidade em Ilhéus marca a nova etapa de obras da estrada de ferro, com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro dos Transportes, Renan Filho, entre outras autoridades e representantes do setor.

  21. O novo corredor logístico da Fiol atravessará os municípios baianos de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. Quando concluída, a estrada de ferro contará com 537 quilômetros de extensão, indo de Ilhéus a Caetité.