Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR LANÇA PROGRAMA MORADIA ASSISTIDA PARA MORADORES DE RUA

O Balcão Virtual da Sefaz-Ba é um serviço personalizado, que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo dos procedimentos.
27/06/2023 às 12:09
    1. A Prefeitura de Salvador lança nesta quarta-feira (28) o programa Moradia Assistida: Reinventando Caminhos em solenidade que acontece na Rua São José de Paripe, em Paripe, a partir das 9h. O prefeito Bruno Reis e o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Júnior Magalhães, vão apresentar os detalhes da iniciativa, com a entrega da primeira residência do projeto piloto.

  2. O programa tem como objetivo atender até 100 pessoas em situação de rua que fazem uso abusivo de drogas e que não aderem aos modelos atuais de moradia provisória, promovendo assim uma moradia permanente, individual e digna para os beneficiados.
                                          ****
  3. O Balcão Virtual da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos realizados. Lançada em outubro de 2021, a ferramenta de atendimento ao público da Fazenda é um serviço personalizado acessado por meio de canal on-line disponibilizado no www.sefaz.ba.gov.br. A comunicação com os atendentes se dá por meio do aplicativo de comunicação Microsoft Teams, que pode ser acionado via computador, notebook, celular ou tablet.
 
  4. Do total de atendimentos prestados até o momento, 25% ficam por conta das emissões de DAE - Documento de Arrecadação Estadual para pagamento de tributos, 20% consistem em atendimento a demandas relativas a consultoria tributária, e 11% a orientações para emissão de nota fiscal avulsa. Os 44% restantes referem-se às demandas para serviços diversos, como consultas a andamento de processos, parcelamentos de débitos tributários, cadastramentos de destinatário/transportador e assuntos relativos a IPVA, ITD, malha fiscal, cadastro de contribuintes, acesso externo ao SEI, entre outros.

  5. A plataforma oferece nove serviços: emissão e retificação do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento de IPVA, ICMS, ITD e Feaspol, orientações para emitir a Nota Fiscal Avulsa para pessoa física, produtor rural, MEI a não contribuintes de ICMS, cadastramento de destinatários ou transportadores no banco de dados da Sefaz, informações relativas a débitos de IPVA, parcelamento de tributos, cadastro de contribuintes, acompanhamento de processos de ITD, demandas dos serviços do Plantão Fiscal, que tira dúvidas sobre legislação tributária, e orientações sobre outros serviços da Sefaz-Ba.

  6. "O volume de acessos registrado atesta a aprovação que a nova ferramenta já conquistou junto ao público", afirma o diretor de Atendimento da Sefaz-Ba, Moisés Piropo Junior.

  7. A única exigência para a utilização da ferramenta é que o usuário, antes de entrar na sala, baixe gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais - Apple Store ou Google Play - no smartphone. O acesso à plataforma do Balcão Virtual ocorre a partir das 8h da manhã, quando começa o ordenamento da fila virtual. A ferramenta está disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30, exceto nos feriados.

  8. A dinâmica de atendimento respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador. O tempo médio para resolver as questões trazidas por meio do Balcão Virtual é de quatro minutos e meio. Já o tempo médio de espera na fila virtual é de seis minutos.

  8. O Balcão Virtual da Sefaz-Ba é um serviço personalizado, que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo dos procedimentos. O contribuinte tem 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual.

  9. Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados, caso o atendente considere necessário. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário. Qualquer cidadão, contribuinte ou não do estado da Bahia, pode acessar o serviço, independentemente de sua localização.

  10. Com o objetivo de aprimorar a formação médica e desenvolver habilidades práticas, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), em parceria com a Pfizer, disponibilizaram cursos de educação médica e farmacêutica, dentro do portal Academia do Conhecimento, voltados para médicos e farmacêuticos das unidades públicas que estão sob a gestão do Instituto, aprimorando a prática médica e assistencial aos pacientes. Por meio desta plataforma, o IRSSL já capacitou mais de 700 profissionais, entre médicos e farmacêuticos.

   11. “O projeto foi desenvolvido com a principal finalidade de capacitar nossos profissionais, auxiliando em seu aprimoramento, o que vai impactar diretamente na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. São cursos oferecidos no formato EAD, que levam em consideração o cenário de tantos profissionais que saem da universidade e atuam direto no pronto atendimento ou na atenção primária”, diz Adolfo Martin da Silva, Diretor Adjunto do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

  12. A Academia do Conhecimento é um portal criado pelo IRSSL, que oferece cursos para os profissionais de saúde da instituição. Com a parceria com a Pfizer foi criado um link dentro do portal que leva aos cursos e todos os conteúdos da plataforma Pfizer Pro. São mais de 1000 conteúdos, entre cursos, periódicos, estudos recentes, atlas 3D e podcasts. Todos os cursos sõa gratuitos para os profissionais do Instituto e oferecem certificado da Pfizer.

  13. O Festival Literário Internacional de Pomerode (SC) (Flipomerode) nasce com o intuito de conectar a literatura brasileira à de expressão alemã. E também proporcionar um ponto de encontro de leitores dos mais diversos níveis e faixas etárias, em um destino que respira turismo e é reconhecido como a cidade mais alemã do Brasil. A primeira edição do festival será realizada entre os dias 9 e 13 de agosto e o espetáculo de abertura contará com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul.

  14. “Vamos promover o encontro de grandes autores do Brasil e da Alemanha em Pomerode (SC). O envolvimento do público será essencial e estamos preparando uma programação vasta, com experiências interativas, que vai fortalecer ainda mais o potencial cultural e turístico da região”, antecipa Manfredo Goede, presidente da Associação Visite Pomerode (AVIP), que realiza o evento.

  15. Contações de histórias, mediações de leituras, debates, shows, e espetáculos de teatro farão parte da programação do festival, que traz uma proposta inédita para o Sul do Brasil. “Não é apenas uma feira de livros, mas sim uma celebração do livro e da leitura, para aproximar os leitores dos livros e de grandes autores. 

  16. Faltava um festival internacional de literatura para Santa Catarina, e agora já temos", revela Edilma Lemanhê, coordenadora do Flipomerode. “Além das grandes atrações, a intenção do festival é contribuir com a formação de novos escritores e leitores por meio de oficinas para professores e alunos de Pomerode. E assim, reforçar a importância do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado”, complementa.

  17. O local escolhido para acolher o evento foi o Centro Cultural de Pomerode. A curadoria do evento é assinada pelo premiado escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder. Todas as atrações serão gratuitas, no entanto, os ingressos devem ser garantidos de maneira online. Eles estarão disponíveis a partir do fim de junho.

  18. Duas grandes autoras brasileiras já confirmaram presença e terão mesas especiais: Ana Maria Machado e Ana Maria Gonçalves. Outros nomes de expressão da literatura brasileira e de expressão alemã também estarão presentes. Em breve, mais detalhes serão divulgados. Confira a agenda das duas primeiras autoras anunciadas.

  19. O governo baiano publicou nesta terça-feira (27/06), a segunda convocação para o Programa Partiu Estágio. Ao todo, serão chamados 1.605 estudantes universitários de 116 cursos diferentes, com destaque para as áreas de administração (279 convocações); direito (218 convocações) e pedagogia (158 convocações), inscritos sob o Edital 001/2023. A lista completa para consulta está disponível na página principal no site institucional da Secretaria da Administração, através do endereço: www.saeb.ba.gov.br/.

 20. Essa convocação contemplou 72 municípios no Estado. Na capital baiana, as vagas são para 930 estudantes; no interior do estado são 675 oportunidades, com destaque para as cidades de Feira de Santana, com 102 convocados e Vitória da Conquista, com 65 convocados. No total, 57 órgãos serão contemplados com as contratações, destaque para SEC, com 565 convocações; Sesab, 121 convocações e Uneb, 90 convocações.