Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LULA SINALIZA AJUDA A ARGENTINA ENQUANTO PERONISMO SOFRE CRITICA DE CK


A Argentina está às vésperas de uma eleição presidencial e Cristina Kirchiner critica seu afilha Aberto Fernandez
26/06/2023 às 12:18
  
  1. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (26) que o Brasil vai adotar um plano com "quase 100 ações" para retomar a parceria estratégica com a Argentina. A declaração de Lula ocorreu no Itamaraty depois do encontro do petista com o presidente da Argentina, Alberto Fernández.

  2. "Hoje, adotamos um ambicioso plano de ação para o relançamento da aliança estratégica. São quase 100 ações que dão concretude ao nosso projeto conjunto de desenvolvimento", afirmou o petista. O presidente brasileiro, no entanto, não detalhou quais serão essas ações estratégicas.

  3. A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil no mundo, atrás somente de China e Estados Unidos. Ainda no discurso, Lula se disse "muito satisfeito" com as "perspectivas" de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção do gasoduto Néstor Kirchner. A obra será responsável por ligar o campo de gás Vaca Muerta, em Neuquén, à localidade de Salliqueló, na província de Buenos Aires.

  4. "Fico muito satisfeito com as perspectivas positivas de financiamento do BNDES à exportação de produtos para a construção do gasoduto Néstor Kirchner", afirmou Lula.

  5. Enquanto isso, segundo El Clarin, sem eufemismos e ainda com a raiva presente pela surpresa da mudança de candidata no último momento, foi a primeira aparição pública de Cristina Kirchner após o frenético fechamento das listas. 

  6. A vice-presidente não escondeu sua raiva e apontou seus dardos mais duros para Victoria Tolosa Paz, voltou a atacar Alberto Fernández e abriu o campo para Sergio Massa, que finalmente foi eleito pré-candidato a presidente em uma lista de unidade. Como nunca antes, CFK fez seus próprios nomes.

  7. A vice-presidente aproveitou o ato de repatriação de um avião que fez parte dos "voos da morte" durante a última ditadura militar para revelar os bastidores do fechamento de listas no último sábado.

  8. Também houve elogios e defesa fechada para o "Wado" de Pedro, ele se referiu ao papel dos governadores, disse que teve uma conversa com Daniel Scioli – que acabou declinando sua pretensão presidencial – da qual não quis dar detalhes , chateado porque vazou na imprensa, e resgatou a figura de Agustín Rossi, que buscava a presidência com o apoio de Alberto Fernández.

  9. O anúncio da união do peronismo em torno da candidatura do ministro da Economia, Sergio Massa, aumentou as chances de a eleição presidencial Argentina resultar em um governo mais alinhado aos interesses do mercado. Não se sabe com qual profundidade e velocidade a Argentina poderá caminhar para a direita. 

  10. Mas analistas dizem que a vice-presidente Cristina Kirchner sai enfraquecida, depois de seu mais próximo aliado, Eduardo de Pedro, desistir de se candidatar às eleições de 22 de outubro e apoiar Massa — que tem fortes laços com o governo do presidente americano, Joe Biden.

  11. Ainda segundo El Clarin, Cristina Kirchner concedeu a Alberto Fernández "a derrota parlamentar mais importante da democracia".

  12. Cristina Kirchner referiu-se à derrota eleitoral nas eleições de 2021, que classificou como "a derrota parlamentar mais importante da democracia peronista, onde perdemos pela primeira vez a maioria e o quorum no Senado".

  13. Naquela época, a primeira candidata a deputada pela Província de Buenos Aires, o distrito mais importante para o peronismo, havia sido Victoria Tolosa Paz. A Ministra do Desenvolvimento Social foi repetidamente referida de forma negativa pelo Vice-Presidente durante o seu discurso.

   14. Por sua vez, apontou contra Fernández de quem disse "foi sinalizado em dar um PASSO" para definir a candidatura presidencial.

   15. Cristina Kirchner sobre Tolosa Paz: "Duas acusações, uma pela qual ela estava competindo..."
"Até sexta-feira passada, 24 horas antes do fechamento da lista, tínhamos o ministro do Desenvolvimento Social do nosso governo propondo eleições internas para o governador da província de Buenos Aires. E tínhamos nosso embaixador no Brasil com todo o direito do mundo I Estou falando das consequências disso, para presidente", disse.

  16. Ao relatar a resolução da lista, destacou que se chegou a um acordo com "duas acusações" na lista de deputados. Uma era para a chanceler e "uma para quem concorreu...", escorregou Cristina, com a intenção de mostrar desdém pela ministra e pelas suas aspirações pessoais.

  17. Ele disse que a reversão das candidaturas de Tolosa Paz para governador e de Scioli para presidente "foi resolvida, dando duas cadeiras aos deputados".
                                                                             ****
  18. Analista políticos e econômicos no Brasil dizem que o encontro de Lula com Fernandes, de chefes de estado, nas proximidades de uma eleição presidencial na Argentina, e sem a presença do candidato peronista Sérgio Massa é precipitado na medida em que o mais sensato seria esperar o resultado das eleições argentinas, em outubro próximo, para fazer esse movimento.

  19. A imprensa argentina vê com reservas essa possível ajuda de Lula e seu governo ainda sem uma definição de quais pontos estratégicos serão anunciados e efetivados.

   20. Vale ressaltar que Cristina Krichner ainda tem força política na Argentina e o que ela fala mexe com o eleitorado. Pelo visto, no momento, ela não está nada simpática com Alberto Fernandez, seu afilhado político.