Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PARTIU SÃO JOÃO: VEJA AS ATRAÇÕES EM SALVADOR A PARTIR DESTA QUINTA

Governador vai a Cruz das Almas nesta sexta feira
22/06/2023 às 12:12
   1. O São João promovido pelo Governo do Estado em Salvador começa nesta quinta-feira (22), com atrações apoiadas por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur). Realizado em três circuitos na capital (Parque de Exposições, Pelourinho e Paripe), este ano o São João da Bahia homenageia o rei do Forró Temperado, o cantor Zelito Miranda, morto no ano passado. 

  2. Com apoio a mais de 280 municípios baianos, o investimento total do Governo para a realização dos festejos juninos é de mais de R$ 100 milhões.

  3. Para promover a festa, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) seguiu um planejamento prévio de apresentação para os maiores mercados emissores de turistas para o estado. “A nossa expectativa é de receber, aqui na Bahia, mais de um milhão e meio de turistas, que devem injetar na nossa economia mais de R$1,6 bilhão, por todo o estado e aqui na capital também. É forró pra todo mundo e para todos os gostos”, destacou o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.

  4. No Parque de Exposições, que terá programação de quinta (22) a sábado (24), dezenas de trabalhadores estão envolvidos para garantir uma estrutura confortável, limpa e segura para o público. O higienizador Maurício Ribeiro já fez sua parte. O posto de emergência localizado no parque já está todo limpo e equipado.

  5.  “É muita gente que vai usufruir desse equipamento, e só de eu estar aqui ajudando a manter limpo e organizado, para mim, é satisfatório demais. E, mais tarde, estarei aqui curtindo essa vibe, com essa festa maravilhosa”, afirmou Maurício.

  6. Os portões abrem a partir das 17h. O primeiro show da noite de hoje fica por conta da cantora Jeanne Lima. Em seguida é a vez de Dan Valente e Dorgival Dantas. Os cantores Wesley Safadão, Thiago Aquino, Priscila Senna, Junior Marques e Xand Avião também se apresentam neste primeiro dia de festa.

  7. Esta é a terceira vez que o empresário mineiro Everton Duarte visita Salvador. Desta vez, escolheu o período junino e já está animado para a festa. “O clima aqui é muito bom, o baiano é muito animado e, na festa de São João, a animação parece que dobra. O povo é bem receptivo. Então está muito bom”, comenta o empresário.

  8. No subúrbio, os festejos patrocinados pelo Governo do Estado começam na sexta-feira (23), na Praça João Martins, em Paripe, com os shows de Marcinho Sensação, Kevi Jonny e Nenho. A festa no local segue até sábado (24).

  9. A diversão também já está garantida com o forró mais tradicional, no Pelourinho. Nesta primeira noite, no Terreiro de Jesus, se apresentam Lara Amélia, Alceu Valença e Larissa Marques. A festa no Centro Histórico acontece até domingo (25), com atrações também no Cruzeiro de São Francisco, e nas praças Tereza Batista, Pedro Arcanjo, Quincas Berro d’Água e Praça das Artes. 

  10. A decoração do local destaca balões, luminárias, bandeirolas, sanfonas, zabumbas e cactos gigantes, ornamentando as ruas e largos.

  11. A festa ainda é uma oportunidade para incrementar a renda de trabalhadores ambulantes e comerciantes. A baiana de acarajé Marijane Bonfim está otimista com as vendas durante a festa. “Estou animada, aguardando que venham aqui para o Pelô, tomar licor, dançar forró e comer meu acarajé gostoso e quentinho”.

  12. Ao todo, 24 mil profissionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) irão atuar para atender a população durante o São João da Bahia 2023. Destes, 18 mil são policiais militares, que atuarão nas festas da capital e interior. Mais de 700 câmeras de videomonitoramento, sendo 153 inteligentes, com análise dos pontos faciais, estarão espalhadas em áreas estratégicas dos principais pontos de evento da capital, nos municípios da Região Metropolitana de Salvador e em cidades do interior baiano.

  13. Na manhã desta sexta-feira (23), o município de Cruz das Almas receberá a visita do governador Jerônimo Rodrigues, a partir das 11h. A cidade está realizando seu tradicional São João, com o tema “Cruz é festa boa”.

  14. À tarde, o governador chega a Santo Antônio de Jesus, às 15h, onde visita o Espaço do São João, montado especialmente para abrigar a festa que acontece até domingo (25). Em seguida, Jerônimo segue para a cidade de Amargosa, para prestigiar os tradicionais festejos juninos, a partir das 19h.
  
  15. O governador Jerônimo Rodrigues autorizou a convocação de 388 candidatos excedentes habilitados no concurso Saeb n° 02/2022 para o provimento de cargos na Polícia Civil. Do total de convocados, 128 são delegados e 260 são investigadores de polícia. O governador também autorizou a convocação de 47 candidatos excedentes do Curso de Formação de Oficiais 2022 da Polícia Militar da Bahia. 

  16. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19) pela manhã, durante reunião que contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior e outras autoridades, além de representantes de entidades de classe das duas categorias.

  17. A convocação dos excedentes visa assegurar a ampliação de efetivo na Segurança Pública do Estado, em cumprimento aos Projetos de Lei 24.876 e 24.868 aprovados em maio deste ano, que prevêem, respectivamente, reestruturações organizacionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Polícia Civil. 

  18.  “Anunciamos a publicação no Diário Oficial desta quarta, no máximo na quinta-feira, o chamamento de 388 policiais civis, desses delegados e investigadores. E nós também anunciamos aqui que, daquele concurso que a Uneb [Universidade do Estado da Bahia] realizou junto conosco para a PM, chamaremos mais 47 policiais pra entrega de documento e exames”, reforçou Jerônimo, que ouviu as demandas apresentadas pelas entidades presentes durante a reunião.

  19. Para a delegada geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, a convocação é mais um grande avanço do Governo do Estado em relação à Polícia civil. “Vamos reforçar as nossas equipes tanto aqui na capital, quanto no interior do estado, fazendo um policiamento e investigação mais eficiente para sociedade baiana”, declarou.

  20. A convocação de candidatos excedentes da Polícia Civil consta na resolução do Conselho de Políticas de Recursos Humanos do Estado (Cope) n° 309/2023, que autoriza a ampliação do número de vagas do concurso para os cargos de delegado e investigador. Já a convocação de excedentes do Curso de Formação de Oficiais 2022 da Polícia Militar consta na resolução do Cope n° 310/2023.

  21.  Em função dos festejos juninos, o atendimento presencial do Sebrae Bahia será suspenso nesta sexta-feira (23). As atividades serão retomadas na próxima segunda-feira (26).

  22. As solicitações por meio da Central de Relacionamento, no 0800 570 0800 (telefone e WhatsApp), podem ser feitas todos os dias da semana, 24 horas. O mesmo canal pode ser utilizado para informações sobre cursos, oficinas, consultorias e outras soluções oferecidas pela entidade.