Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

INSTALAÇÃO DO 5G: 30% DOS MUNICIPIOS DO PAÍS APTOS PARA IMPLEMENTAR

A CAIXA finalizou, em Salvador (BA), na última quarta-feira (14), o segundo laboratório de inovação social do programa Mulheres de Favela.
21/06/2023 às 12:10
 1. A instalação de infraestrutura para o 5G foi autorizada para mais 187 municípios de 21 estados brasileiros. A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), nesta quarta-feira (21). No total, 30% dos municípios (1.610) já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implementar o serviço, alcançando a meta de liberações para o primeiro semestre de 2023.
 
  2. Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, com as novas liberações, a meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 foi alcançada. "Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas vamos tentar construir um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas. Assim, esse serviço de qualidade chegará mais cedo a toda a sociedade brasileira”, destacou o ministro.
 
  3. A decisão do Gaispi possibilita que as operadoras solicitem a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nestas localidades. A ativação do 5G Stand Alone já foi autorizado pela GAISPI, da Anatel, em 1610 cidades, que contemplama todas as capitais e os municípios com 500 mil habitantes, além de cidades de diversos tamanhos em regiões metropolitanas e nas proximidades dos municípios com mais de 200 mil habitantes"
 
  4. São Paulo é o estado que teve a maior quantidade de liberações, com 49 municípios. Na sequência estão Minas Gerais (20), Pará (20), Paraná (13), Pernambuco (11), Ceará (11),Mato Grosso do Sul (10), Santa Catarina (8), Acre (7), Alagoas (6), Amazonas (6), Mato Grosso (6), Bahia (5), Paraíba (3), Piauí (3), Maranhão (2), Rio Grande do Sul (2), Tocantins (2), Sergipe (1), Roraima (1) e Rio de Janeiro (1).
 
  5. As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.
 
  6. A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

  7. (AGÊNCIA SENADO) O senador Marcos do Val (Podemos-ES) licenciou-se da atividade parlamentar e será substituído pelo senador Marcos Rogério (PL-RO) na CPMI que investiga os atos de 8 de janeiro. 

  8. Nesta quarta-feira (21), a Assessoria de Imprensa de Marcos do Val divulgou nota comunicando que o parlamentar pediu licença do Senado por orientação médica. Na segunda (19), Marcos do Val discursou no Plenário e apresentou sua defesa em relação às acusações feitas em investigação da Polícia Federal.

  9. Comunicado à imprensa e aos capixabas: 
Na noite da terça-feira, 20 de junho, o senador Marcos do Val teve um mal-estar em seu gabinete e foi atendido pelo serviço médico do Senado Federal. Na ocasião, foi aconselhado pela junta médica a licenciar-se IMEDIATAMENTE das suas atividades parlamentares e cuidar de sua saúde. Enquanto o senador estiver licenciado, o seu gabinete continuará aberto e funcionando normalmente.

  10. A sua atuação combativa na CPMI dos atos de 8 de janeiro também não será comprometida, pois a condição estabelecida pelo senador Marcos do Val para licenciar-se foi ser substituído como titular pelo ilustre senador Marcos Rogério (PL-RO), que mesmo não sendo do seu partido, que é detentor da vaga na CPMI, é conhecido pela defesa dos ideais conservadores e do Brasil. O senador Marcos do Val não tem dúvidas de que a atuação do senador Marcos Rogério dará continuidade ao trabalho ferrenho que realizou para que a CPMI fosse, enfim, instalada.

  11. O senador Marcos do Val buscará restabelecer a sua saúde o mais breve possível, para então voltar às suas atividades parlamentares com ânimo e combatividade renovados. Assessoria de Imprensa

  12. O Junho Violeta alerta para o combate à violência contra a pessoa idosa e faz menção à importância de se observar e lutar pelos diretos das pessoas na terceira idade. Entretanto, o problema ainda está longe de ser resolvido. 

  13. Em Salvador, por exemplo, neste primeiro semestre de 2023, foram 3.800 casos de violações dos direitos humanos dos idosos registrados. Esses números implicam em maus-tratos, exploração sexual e até tráfico de pessoas.

  14. Desse total, apenas 675 denúncias foram registradas. Segundo o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o estado da Bahia registrou mais de 14.780 mil casos, sendo 2.484 denúncias efetivadas.

   15. Para a professora do Curso de Direito da Unime Anhanguera, Wilmara Falcão, essa é uma realidade, em que muitas vezes, a vítima tem receio de denunciar em função de o agressor ser um ente próximo.

   16. “A maioria das vítimas convive com familiares por necessidade de receber rede de apoio, o qual nem sempre é prestado de forma adequada, deixando-os expostos a situações de abuso. Isso é, infelizmente, constatado todos os dias nos noticiários que trazem informações sobre golpes e maus-tratos", avalia.

   17. Wilmara alerta ainda que, quando não é um familiar, o idoso acaba sendo negligenciado por um cuidador e que a atenção permanente contribui para a redução dessas violências. “Qualquer atitude deve ser investigada e denunciada. Vale destacar que o idoso não tem, necessariamente, força ou métodos para se defender sozinho. Há uma legislação responsável pelo direito do idoso e qualquer pessoa pode fazer denúncias”, destaca.

   18. Denúncias podem ser feitas por diversos meios, seja através das Polícias Militar (190) ou Civil (197), o Disque 100 (que funciona diariamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana) e canais eletrônicos. Ademais, órgãos como o Ministério Público, mais específico a Promotoria de Justiça com atribuição em matéria do Idoso, podem ser procurados para defesa dos direitos difusos e coletivos dessa classe uma vez que forem violados.

   19. Por fim, a especialista afirma que é essencial evitar a perpetuação da vulnerabilidade do idoso, sendo fundamental que a família exercite o amor e a paciência para lidar com os desafios da terceira idade. “É importante valorizar as experiências dos idosos e os deixar conscientes a respeito de sua importância, estabelecer diálogos, fortalecer laços e proporcionar um ambiente adequado e seguro para eles. Ouvir o idoso sobre o que ele está passando ajuda a dirimir esse problema”, ressalta Wilmara.do

   20. A CAIXA finalizou, em Salvador (BA), na última quarta-feira (14), o segundo laboratório de inovação social do programa Mulheres de Favela. O evento foi realizado no Subúrbio 360, com cursos de capacitação e orientações financeiras para mulheres que desejam entrar no mercado de trabalho e para empreendedoras que querem desenvolver os seus negócios.

   21. A empreendedora Kelly Mendes, 25 anos, participante do projeto, relata com euforia os conhecimentos adquiridos e os planos para colocar em prática as orientações recebidas no curso de gestão de negócios para voar ainda mais alto.
 
  22. “O que eu mais gostei foi de aprender com profissionais de excelência. Eu costumo dizer que os bens materiais acabam, mas o conhecimento ninguém tira de você. A minha expectativa, agora, é ampliar minha produção. Abrir a minha loja física e fornecer o meu produto para padarias e sorveterias”, disse.