Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ROMA: LULA TEM ENCONTRO COM SOCIÓLOGO DOMENICO DE MASI, ÓCIO CRIATIVO

Governador Jerônimo vai a Irecê para festejos juninos
20/06/2023 às 08:58
  
  1. Após chegar à Itália na tarde desta terça-feira, 20/6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o sociólogo italiano Domenico de Masi, em Roma. A reunião durou cerca de uma hora.
 
  2. Os dois conversaram sobre a conjuntura política atual no Brasil e na Itália, as questões sociais que preocupam os dois países, e abordaram a necessidade de se estabelecer a paz tanto na Europa quanto no resto do mundo.
 
  3. Lula já havia visitado o filósofo em 2020, durante a sua última passagem pela Itália. De Masi, por sua vez, foi uma das figuras internacionais que visitou o presidente em Curitiba, em abril de 2019.
 
  4. “Com ele sempre tenho conversas longas e produtivas. Quando dois amigos se encontram, falam de muitas coisas. Conversamos da Itália, do Brasil, sobre América Latina, sobre o mundo de hoje”, explicou de Masi.
 
  5. “Desde que nos conhecemos, o mundo mudou muito, especialmente com a guerra na Europa. Obviamente, o Brasil não tem interesse em entrar na guerra, seria uma loucura participar de um conflito tão longe de casa, mas o presidente tem trabalhado muito pela paz, em sintonia com o Papa”, comentou.
 
  6. Domenico de Masi, 85, é um sociólogo e ex-professor universitário, criador do conceito de ‘ócio criativo’, que defende que o tempo livre, ao contrário do senso comum, não é algo necessariamente negativo, mas pode estimular a criatividade pessoal.
 
  7. O presidente permanece na Itália nesta quarta-feira, quando terá reuniões com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, com a primeira-ministra, Giorgia Meloni, com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, além de uma audiência com o Papa Francisco, no Vaticano.
                                                                          ***

  8. O capitão Jamie Frederick, da Guarda Costeira dos EUA, afirmou nesta terça-feira (20), por volta de 14h de Brasília, que se trabalha com a estimativa de que o submarino turístico que sumiu em um passeio nos escombros do Titanic tenha cerca de 40 horas de ar respirável -- ou seja, o suficiente até aproximadamente 6h de quinta-feira (22).

  9. A CAIXA reinaugurou, nesta segunda-feira (19), em Conceição do Coité (BA), a agência que leva o nome do município. O horário de atendimento é das 10h às 15h, nos dias úteis, e o autoatendimento, com oito terminais, funciona todos os dias, das 6h às 22h.

   10. Localizada na Praça Dr. José Gonçalves, nº 122, Centro, a unidade oferece o portfólio de produtos e serviços da CAIXA e opera os programas sociais do Governo Federal. Além dos habitantes da localidade, a unidade também contribuirá para o atendimento à população de municípios próximos.

   11. Com área de 870 m², o espaço é adequado para acessibilidade de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida e apresenta sinalização interna funcional para facilitar o direcionamento e a movimentação dos clientes.

   12. Conceição do Coité está localizada a cerca de 224 km da capital Salvador e tem uma população superior a 67 mil habitantes. Além da nova unidade, o município conta com três Lotéricas CAIXA e três Correspondentes CAIXA Aqui.

  13. Iniciando o ciclo de visitas ao interior baiano no período dos festejos juninos, o governador Jerônimo Rodrigues estará no município de Irecê, nesta quarta-feira (21), para prestigiar a programação local. Às 17h, ele marca presença no Desfile de Carroças. Às 18h, segue para o Corredor do Forró, percorrendo o trecho a pé; e às 21h participa de jantar com autoridades.

   14. O governador retornará à Praça do São João, às 22h, onde assistirá ao show de Alcymar Monteiro, atração patrocinada pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Turismo (Setur). 

   15. Em 2023, o investimento do Governo do Estado no São João da Bahia é superior a R$ 100 milhões, apoiando mais de 280 municípios baianos. Cerca de 24 mil profissionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) irão atuar em esquema especial para atender a população. Mais de 700 câmeras de videomonitoramento, sendo 153 inteligentes com análise dos pontos faciais, estarão espalhadas nos municípios da Região Metropolitana de Salvador e em cidades do interior.

   16. Os Correios irão investir cerca de R$ 350 milhões na construção e modernização de centros operacionais e reforma de agências. A iniciativa é um dos projetos estratégicos prioritários anunciados pela nova diretoria da estatal durante a apresentação do balanço de 100 dias ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em junho.
 
  17. De acordo com Juscelino Filho, a nova gestão dos Correios tem um grande desafio em mudar a imagem da estatal e trazer novas diretrizes aos serviços oferecidos. “Vamos investir na infraestrutura dos Correios para resgatar a qualidade dos serviços prestados aos brasileiros. Além disso, precisamos criar processos mais modernos para atender o mercado e impulsionar uma nova cultura dentro da estatal“, finaliza o ministro.

  18. Uma sessão especial na Câmara de Salvador, nesta quinta-feira (22), marca a entrega do título de cidadão soteropolitano ao jovem Bruno Monteiro, atual secretário de Cultura do governo Jerônimo Rodrigues (PT). A honraria será entregue pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que propôs o projeto aprovado em plenário. 

  19. A sessão acontece às 8h com a presença de lideranças políticas de diferentes partidos e movimentos sociais e culturais da Bahia. Para o edil petista, a entrega do título representa a importância da cultura para o estado e para a capital baiana.

   20. “É um dos jovens políticos do PT. Formado em jornalismo, produtor e gestor cultural, Bruno Monteiro completa 40 anos justamente no dia 22. Ele tem ajudado a manter viva as tradições dos bairros periféricos e a ampliar o acesso a projetos e recursos para grupos que trabalham no setor em Salvador. Grupos esses, inclusive, que jamais foram assistidos pelo braço do Estado. Então, nada mais justo que essa honraria vá para ele. O secretário já tem sangue soteropolitano em suas veias, estamos apenas ratificando sua dedicação e trabalho”, aponta o vereador Suíca.