Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VERDADEIRO PADROEIRO DE SALVADOR SANTO ANTÔNIO É ACLAMADO NO CARMO

Acorda Câmara de Vereadores e devolve o padroado a Santo Antônio
14/06/2023 às 08:39
1. O verdadeiro padroeiro de Salvador, Santo Antônio, ganhou ontem no seu dia 13 de junho (data em que faleceu nas proximidades de Pádua, Itália, no ano de 1231) missas e louvações em vários bairros da capital, especialmente no Santo Antônio Além do Carmo (vide video no canal YouTube de Sêo Franco) com procissão e as imagens do Senhor do Bonfim e do santo casamenteiro, forró no Coreto, vendas de comidas típicas da época junina, etc, numa celebração religiosa e profana, educação, maravilha. Quem esteve no largo de Santo Antônio e na Rua Direita ainda participou da reza pública na casa da avó do artista plastico Rodrigo Guedes. 

  2. Na vila gastronômica composta por 35 barracas tudo de bom a venda da carne de sol com pirão de leite, bolos de milho e aimpim, canjicas, milho assado e cozido, uma farra das melhores, música de qualidade no Coreto de Santo Antônio comm Zeu Lobo e Val Gonzaga que tocaram e cantaram só músicas da época junina e ninguém ficou parado com casais dançando na praça, a distribuição dos pães, simpatias e tudo de alegre. Às 19h, dom Valter Magno, bispo auxiliar presidiu a missa campal ao lado do cônego Lázaro Muniz com a presença de centenas de fiéis.

  3. Um culto que prosseguiu até próximo às 21h com muitos louvores a Santo Antônio. A partir daí o som voltou ao Coreto e a Vila Gastronômica se agitou ainda mais com a chegada dos sambão do Arrastão Junino com jovens moradores dessa área da cidade partindo da Cruz do Pascoal até o largo.
Então, fica a pergunta: por que a Câmara não devolve o padroado a Santo Antônio? É de direito e de fato para a alegria do povo. Como todo respeito a São Francisco Xavier, o padroeiro imposto pelos jesuitas, para este ninguém tira o chapéu, enquanto Santo Antônio é adorado, querido, até por seu simples e ter a cara dos baianos.
                                                             *****
  4. Secretários estaduais de Comunicação de todas as regiões do país estarão reunidos, em Salvador, nesta quinta-feira (15), para o 1º Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Comunicação Social. O encontro acontecerá no Fera Palace Hotel, no Centro Histórico de Salvador, reunindo os gestores para discutir uma série de temas, como a comunicação pública, combate à desinformação e às fake news e a importância do diálogo com os órgãos de controle no aprimoramento da gestão. O evento contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, a partir das 14h30.

  5. Secretários e dirigentes de Comunicação de mais de 20 estados são esperados para o fórum, que tem ainda entre os convidados o vice-governador Geraldo Júnior e a procuradora Luciane Rosa Croda, que representará a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

  6. Anfitrião do primeiro fórum, o secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello, vê o encontro como um primeiro passo para avanços nas políticas de comunicação em todo o Brasil. “É uma honra para a Bahia receber este primeiro fórum. Reunir secretários de todo o país é uma grande oportunidade para que possamos trocar experiências e criar um ambiente coletivo de aprimoramento da comunicação em cada um de nossos estados e também nas políticas nacionais desse setor”, comenta.

  7.  O comércio varejista baiano expandiu suas vendas em 0,9% em abril de 2023 frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, sendo o segundo resultado positivo do setor no estado. No cenário nacional, na mesma base de comparação, os negócios se mantiveram estáveis (0,1%). Na relação a igual mês do ano anterior, a ampliação nas vendas foi de 4,2% e 0,5% para a Bahia e o Brasil, respectivamente. 

  8. No acumulado do ano, as taxas foram positivas em 3,8% e 1,9%, tanto no âmbito estadual como no federal. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan). 

   9. A expansão nas vendas em abril se deve ao efeito base, uma vez que em igual período de 2022 as vendas recuaram -4,9%, ao aumento da massa salarial e aos efeitos da desaceleração dos preços em algumas atividades que compõem o setor, como a de combustíveis e às vendas de alimentos no domicílio que se mativeram estáveis nesse intervalo (0,09%). 

  10. Além do que, nesse mês, a comemoração da Páscoa ocorreu em abril, influenciando as vendas no ramo alimentício e no consumo de ovos de chocolate.  Entretanto, o cenário econômico ainda é incerto dado às altas taxas de juros, resiliência da incerteza, elevados níveis de endividamento e inadimplência no mercado. 

  11. Por atividade, em abril de 2023, os dados do comércio varejista do estado baiano, quando comparados aos de abril de 2022, revelam que cinco dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo. 

  12. O crescimento nas vendas foi verificado nos segmentos de Combustíveis e lubrificantes (12,6%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (11,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,6%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,4%), e Móveis e eletrodomésticos (1,4%). 

  13. Os demais segmentos registraram comportamento negativo, são eles: Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,0%), Tecidos, vestuário e calçados (-16,7%), e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-23,1%). No que diz respeito aos subgrupos, verificam-se que as vendas de Hipermercados e supermercados, e Eletrodomésticos cresceram 6,6%, e 3,1%, respectivamente. Quanto à de Móveis permaneceu estável (0,1%). 

  14. Na série sem ajuste sazonal, o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, Combustíveis e lubrificantes, e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos registraram as maiores influências positivas para o setor. 

  15. O comportamento do primeiro pode ser atribuído ao abrandamento dos preços praticados na atividade, já que comercializam produtos de primeira necessidade. O segundo tem na deflação dos preços dos combustíveis a sua principal explicação. De acordo com os dados do IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou nos meses de março e abril de 2023, para o item Combustíveis (veículos) taxas de 6,78% e -1,49%, respectivamente, em Salvador/BA. 

   16. Já Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos foi o terceiro a exercer a maior influência para as vendas no setor. O seu comportamento é explicado por comercializar bens que elevam a imunidade. 

  17.  17. Nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), está lançando o Dia D da enfermagem na doação de sangue na Bahia. A ação vai acontecer no dia 27 de junho e busca estimular que os profissionais da categoria doem sangue nos postos de coleta da Hemoba.

  18. “A enfermagem cumpre um papel fundamental em todo o processo da doação de sangue, sendo responsável por todo o cuidado e assistência prestados aos doadores, desde o acolhimento inicial, onde realizam a triagem, até a coleta do sangue. Agora nós estamos buscando mobilizar os profissionais da categoria para que possamos participar da campanha do junho vermelho como doadores sangue, chamando a atenção da sociedade para a importância deste gesto solidário e generoso”, destaca a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.

  19. Os profissionais que desejarem participar voluntariamente da ação do Dia D devem informar o código 0261 no momento da doação. Não é necessário agendamento prévio. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, de acordo com a demanda espontânea de voluntários.

  20.  Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (14), a situação de emergência em mais 156 cidades atingidas por desastres em seis estados do País. No momento, o número de municípios com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres em todo o Brasil é de 1.467. Das 156 cidades, 141 estão na Paraíba e foram afetadas pela estiagem.