Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ABI DEBATE IMPRENSA NAS COMEMORAÇÕES DOS 200 ANOS INDEPENDÊNCIA DA BA

O comandante português que se revoltou retornou a Portugal sem ser preso na Bahia
13/06/2023 às 08:37
    1. Para celebrar o bicentenário da Independência da Bahia, a Associação Bahiana de Imprensa vai promover, com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, o seminário “A imprensa e a Independência do Brasil na Bahia”, nos dias 14 e 15 de junho, das 14h às 17h. 

  2. O evento gratuito e aberto ao público acontece no Auditório do IGHB, na Piedade, Centro de Salvador. Em uma programação de dois dias, pesquisadores, professores e jornalistas propõem um diálogo com o público baiano sobre os desdobramentos dos conflitos e suas personagens mais marcantes, sobretudo as que desempenhavam atividades de imprensa. 
  3. “Montamos uma programação especial para celebrar o nosso povo e sua luta para libertar o país do jugo português. Não podemos esquecer de personagens emblemáticos nas batalhas pela Independência. É preciso saudar a memória dos combatentes, sejam os guerreiros e guerreiras ou os intelectuais que se articularam através da imprensa baiana”, afirma Amália Casal, 1ª secretária da ABI e coordenadora do evento. 

  4. A abertura do seminário, no dia 14, ficará a cargo de Ernesto Marques, presidente da ABI, e Joaci Góes, presidente do IGHB. A primeira mesa, “O periodista Cipriano Barata e a Constituição Gaditana no processo da Independência”, será comandada por Jairdilson da Paz Silva, doutor em História pela Universidade de Sevilla. 
  5. “Jornalista, panfletista, político e, sobretudo, um revolucionário nas ideias e ações, o deputado eleito pela Província da Bahia, Cipriano Barata, matizava em seus discursos parlamentares a questão premente no liberalismo luso-brasileiro, a definição da cidadania liberal na Constituinte”, explica o professor. 

  6. “A Liberdade buscada por Barata se coadunava à recém-inaugurada liberdade de imprensa que a adoção e juramento da Constituição de Cádiz proporcionava.” “Maçonaria e imprensa: redes intelectuais na Independência do Brasil na Bahia (1822-1823)” é a proposta de Pablo Iglesias Magalhães, doutor em História pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). 

  7. O professor abordará a introdução de redes de sociabilidade maçônica, a partir de 1802, sua influência no estabelecimento da imprensa e nas transformações políticas que conduziram ao processo de Independência do Brasil na Bahia. No dia 15, o diretor de cultura da ABI, Nelson Varón Cadena, coordenará a programação. A mesa “Os jornais como fonte de pesquisa sobre a história do 2 de julho” será guiada pelo professor e historiador Manoel Passos, mestre em História e Patrimônio, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal.

  8. Outras duas palestras abrilhantam o evento: “A Imprensa portuguesa e a Independência do Brasil”, com o professor e historiador Sérgio Guerra Filho, docente da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, e “Jornalismo de Combate: Montezuma e o Diário Constitucional na luta contra Madeira de Melo e as Cortes”, ministrada pelo jornalista e pesquisador Jorge Ramos, 2º secretário da ABI. 

  9. Ao final das apresentações, os participantes e convidados poderão dialogar sobre os temas abordados. A programação será encerrada às 17 horas. SERVIÇO Seminário “A Imprensa e a Independência do Brasil na Bahia” Data: 14 e 15 de junho Hora: 14h às 17h Local: Auditório do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, (IGHB) - Av. Joana Angélica, 43, Piedade – Centro, Salvador (BA) 
                                                 ****
  10. Os servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM) cruzaram os braços mais uma vez, nesta terça-feira (13/06), contra o desmonte da Agência Reguladora. Os grevistas se reuniram em frente ao Anexo 2, da Câmara dos Deputados. Depois, seguiram para uma agenda no Congresso. Em todo o país, os servidores também estão mobilizados nas superintendências das agências.

  11. Durante assembleia realizada na semana passada, por maioria dos votos, os servidores decidiram continuar em estado de greve. As paralisações gerais ocorrerão nos dias 13,21,27, 28 e 29 de junho. 

  12. A partir desta manhã, serviços essenciais da agência reguladora serão reduzidos gradativamente. Entre eles, a fiscalização de barragens, Permissão de Lavra Garimpeira (PLG), autorizações de pesquisa com indício de lavra ilegal, validade de licenças, entre outros.

  13. O governador Jerônimo Rodrigues vai entregar a Estação Campinas do Tramo 3 do metrô de Salvador, na manhã desta quarta-feira (14). Antes, às 8h, Jerônimo participará do evento de comemoração pelos nove anos de operação do meio de transporte que transformou a mobilidade na capital baiana, e da apresentação de um estudo sobre a redução da emissão de carbono em Salvador, por conta do Metrô. A celebração será realizada na sede da CCR Metrô Bahia, na Rua do Afeganistão, no bairro Calabetão.

  14. De lá, o governador seguirá para a estação Pirajá, quando fará a viagem, de metrô, para a Estação Campinas. A solenidade de inauguração inclui visita às instalações. O novo trajeto terá mais cinco quilômetros, ampliando os atuais 33km, em operação, para 38km.

 15. Inaugurado em 2015, o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas, composto pelas Linhas 1 e 2, já conta com 20 estações em operação plena, oito terminais de integração e um complexo de manutenção. Conectado ao Aeroporto Internacional da capital, o metrô transporta em média 350 mil usuários, por dia. Desde o início das operações, já transportou cerca de 540 milhões de pessoas.

  16. A próxima estação a ser inaugurada será Águas Claras/Cajazeiras, localizada na confluência da Av. 29 de Março com a BR-324, juntamente com um Terminal de Integração de Ônibus Urbano e Metropolitano.

  17. Autoconsciência, empatia, integridade e comprometimento com o desenvolvimento dos membros da equipe são os pilares fundamentais para uma Liderança Consciente, conceito que vem, cada vez mais, sendo implementado no mundo corporativo. 

  18. É a partir dessa perspectiva que a Câmara Americana de Comércio para o Brasil - engajada em proporcionar conexões humanas, oferecer conteúdos de alto nível, bem como melhorar a comunicação, a tomada de decisão e a inovação nos ambientes de negócios - promove o CEO Fórum 2023,  um dos encontros de líderes empresariais do país mais esperados do ano, que possui desdobramentos em 16 cidades. 

  19. Em Salvador, a 16ª edição do evento, exclusivo para alta liderança, que acontecerá no Business Lounge The Lavtian, na Bahia Marina, no dia 14 de junho, vai contar com a presença de personalidades nacionais renomadas como o CEO da Amcham Brasil, Abrão Neto; o presidente Brasil do Banco americano Citi, Marcelo Marangon; a presidente da Pfizer no Brasil, Marta Diez; o novo CEO da Rede Bahia, Rogério Bruxellas, e da baiana, Forbes Under 30 Brazil, investidora-anjo e cofundadora da Inventivos, Monique Evelle, além de reunir mais de 70 executivos da região da Bahia. O objetivo do encontro será debater o tema “Liderança Consciente”, novo modelo de gestão que busca unir aspectos como propósito, transparência, responsabilidade, inovação, visão a longo prazo e valorização do time.

  20. Na ocasião, Abrão Neto irá apresentar para os líderes e convidados baianos os resultados da pesquisa sobre o Futuro do Trabalho e da Liderança no Brasil, feita com mais 750 líderes empresariais em todo o País.