Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DESASTROSAS DECLARAÇÕES ÉDEN SOBRE GERALDO JR E TRINDADE SÃO REPELIDAS

Governador diz que ninguém precisa mudar de partido para ser candidato (a) a prefeito da capital
12/06/2023 às 08:36
1. As desastrosas declarações do presidente estadual do PT, Éden Valadares, dando conta em nota do partido, no último final de semana de que não aceita as filiações do vice-governador Geraldo Jr (MDB) e do ex-vereador e presidente da Conder, José Trindade (PSB), por não serem "orgânicos", foram vista pelo mundo político como arrogantes e o vereador Arnando Lessa, do PT, criticou nesta segunda-feira (12), em discurso no plenário da Câmara, afirmou: “Esse adjetivo orgânico utilizado pelo presidente do PT não foi muito feliz. Temos disposição de dialogar e construir uma candidatura forte do partido. Se estiver filiado, é petista”, declarou.

  2. “À medida em que se filia, é petista. Não apoiamos essa estratégia de ser petista orgânico. Basta estar filiado. A partir de amanhã estarei participando da comissão política que via comandar esse debate (no diretório municipal) sobre a sucessão e temos várias candidaturas postas, tanto de companheiros e companheiras que já estão no PT quanto de outros pelos quais temos simpatia. A Major Denice foi candidata a prefeita de Salvador pelo partido (em 2020) sem isso de ser orgânica ou inorgânica”, acrescentou Lessa.

  3. Ao blog "Politica Livre" o governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse que nenhum aliado cujo nome é ventilado para concorrer à Prefeitura de Salvador será obrigado a trocar de partido se não desejar. Sem citar diretamente o espanador de vento Éden afirmou: “Quanto à filiação ou não, o importante é ter um nome. Se as pessoas que estão nos partidos quiserem permanecer, nós vamos respeitar. Não será com ganância ou força que o PT aumentará a quantidade de nomes”, disse Jerônimo. 

  4. “Sobre a postura do presidente (Éden), eu respeito. Não acho que o PT precisa ter candidato em todo canto do Estado. Vamos fazer uma combinação de forças”, acrescentou. Segundo Jerônimo, o conselho político, que reúne os presidentes das legendas da base aliada, tem como missão terminar a montagem do governo e a distribuição de cargos no interior. Depois do São João, a pauta do grupo será a sucessão em Salvador e nas demais cidades.

  5. Diplomático, o presidente da Conder, José Trindade (PSB), perguntado pelo "Política Livre" se pensa em trocar o PSB pelo PT, disse que isso será discutido em outro momento. “Primeiro, temos que definir o projeto (para Salvador). Depois, definir o candidato. Depois, o partido. Eu acho que todos os partidos da base do governador têm força política para pleitear ter o candidato e disputar a eleição de 2024”, afirmou.

  6. Em seguida, deu uma lição de moral a Éden: “Eu acho que o presidente do PT tem muito a contribuir na formação e fortalecimento desse bloco, desse projeto político para 2024. Essa é a posição dele, e eu respeito, mas entendo que, sob o comando do governador Jerônimo Rodrigues e do conselho político, vamos saber identificar o melhor projeto e o melhor candidato para que possamos caminhar fortes e unidos mais uma vez”, argumentou José Trindade.

  7. A verdade - como diria Tancredo Neves - é que não se faz política espanando e, ao que se sabe, nem Geraldo Jr (MDB); nem José Trindade (PSB) pensam em mudar de partidos. Geraldo nunca disse que é pré-candidato a prefeito da capital, pelo menos de público, e tem experiência suficiente e sabe que uma provável candidatura do seu nome para ter sucesso passa por alianças. 

  8. Mas, se serviu para ser vice de Jerônimo numa articulação de Jaques Wagner, aliado de Éden, na chapa majoritária ao governo, óbvio que servirá para ser pré-candidato a prefeito quer seja pelo MDB (o seu, preferencial) ou PT.

  9. Quem sinalizou a pré-candidatura de José Trindade foi, salvo melhor juizo, o todo poderoso ex-governador Rui Costa, hoje, chefe da Casa Civil da PR ainda considerado o lider do PT mais importante do estado. Claro que Rui deverá ser mais cauteloso do que foi com a major PM Denice Santiago, invenção sua e candidata do PT, em 2020, na capital, porém, é ainda quem tem maior força no PT e se quiser Trindade por lá, Éden não tem força para impedir.