Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PT SE APRESSA E DEFINE DEP WALDENOR PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO CONQUISTA

Waldenor diz que por enquanto vai jogar no meio de campo articulando alianças para viabilizar campanha
11/06/2023 às 08:28
   1. O Partido dos Trabalhadores (PT) de Vitória da Conquista definiu, neste domingo (11), a pré-candidatura do deputado federal Waldenor Pereira para a prefeitura do município que tem o terceiro colégio eleitoral do Estado. Em reunião no espaço da Câmara Municipal, o Diretório do partido bateu o martelo na escolha do pré-candidato entre os nomes apresentados: o do deputado Waldenor, os vereadores Alexandre Xandó e Valdemir Dias e a vereadora Viviane Sampaio.

  2. A reunião do Diretório do PT  com o objetivo de definir o pré-candidato na disputa eleitoral de 2024, visando à Prefeitura Municipal, foi conduzia pelo presidente municipal do PT, Isaac Bonfim. O evento, realizado na manhã deste domingo, lotou a galeria da Câmara que ficou animada pela militância do partido que foi referendar a decisão.

  3. Waldenor Pereira é deputado federal pela quarta vez, foi deputado estadual por duas vezes e líder do Governo Jaques Wagner na Assembleia Legislativa da Bahia. Economista de formação e professor universitário, foi também reitor da Universidade Estadual do Sudoeste (UESB). Vem conquistando apoios dentro do PT e entre os tradicionais partido aliados, com destaque para o PC do B. Tem especialmente o apoio do deputado estadual Zé Raimundo, que governou a cidade no período de 2002 a 2008 e disputou a prefeitura nas últimas eleições.

  4. Zé Raimundo se destacou entre os mais prováveis pré-candidatos, por ter disputado a prefeitura nas eleições passadas, chegando a vencer o primeiro turno. Mas retirou o seu nome para apoiar a pré-candidatura de Waldenor Pereira, amigo e antigo parceiro político, que, na sua avaliação, oferece melhores condições neste momento para disputar a sucessão municipal, tanto pela experiência quanto pelo capital político do deputado federal que tem sido o mais votado em Vitória da Conquista em todas as suas candidaturas.

  5. Numa analogia ao jogo de futebol, uma das suas paixões pessoais, Zé Raimundo defendeu uma estratégia para o embate político municipal neste momento: "Estamos colocando a pré-candidatura do companheiro Waldenor Pereira para que o seu nome flutue, como bom jogador de meio de campo. Não é a hora ainda da gente entrar na área. É hora de tocar a bola pro meio de campo, circular pela cidade, pelos diversos grupos, para ir amadurecendo e dando consistência às nossas propostas".

  6. O pré-candidato Waldenor Pereira já adiantou o modo de governar que pretende defender na próxima campanha eleitoral: "Assumo o compromisso de,  uma vez eleito, cumprir o princípio fundamental do nosso partido de governar com a inversão de prioridades, governar para os que mais precisam".

  7. Na condição de pré-candidato, Waldenor também destacou o processo petista de escolha do seu nome: "Esse processo agora, de definição entre o meu nome e os dos companheiros Xandó, Viviane e Valdemir, revela esse espírito do nosso partido de sempre fazer prevalecer a democracia interna, de tomada de decisão de forma coletiva e democrática, ouvindo a companheirada nas críticas, avaliações, recomendações e considerações que cada tem". 
                                            **** 
  8. COMENTÁRIO DO BAHIA JÁ: Waldenor é o melhor nome que o PT tem em Conquista uma vez que José Ramindo, seu parceiro na dobradinha a estadual, foi candidato na eleição passada e perdeu. E, o médico Guilherme Menezes, eleito prefeito pelo PT, em 1997 e reeleito em 2000, vai completar 80 anos de idade neste final de 2023 e os vereadores apontados no início desta matéria ainda estão a caminhar mais.

  9. O PT, não é em Conquista, mas também noutros municípios de grandes colégios eleitorais - Feira, Itabuna, Ilhéus, Camaçari, Lauro de Freitas, etc, - não se renovou e fica sempre a depender de lideranças mais antigas como é o caso de Waldenor, em Conquista; e Zé Neto, em Feira de Santana, já apontado como o eterno candidato petista. Situação que também atinge Salvador.

  10. De toda sorte, Waldenor é um bom nome e o sucesso de sua empreitada depende, como ele mesmo diz, de "tocar a bola no meio de campo", amadurecer e formar alianças. Um lançamento assim muito antecipado distante 1 ano e meio das eleições causa certa preocupação entre possíveis aliados que se sentem com espaços mais restritos, ainda que, o deputado Fabrício, do PCdoB, mais interresado numa vaga do TCM ou do TCE, não parece mais disposto a se candidatar a prefeito. 

  11. Na política, no entanto, tudo é possível. E o mais conveniente é Waldenor jogar no meio de campo com bastante cautela até pelo menos meados de 2024. 

   12. Uma nova rodada dos Encontros Territoriais do Partido dos Trabalhadores da Bahia foi promovida neste domingo, 11. Desta vez, as atividades foram realizadas nos Territórios de Identidade de Bacia do Rio Grande, em Barreiras, do Baixo Sul, na cidade de Ituberá, e da Chapada Diamantina, no município de Seabra. Iniciados em abril, os encontros têm como objetivo organizar ainda mais a legenda, que possui Diretórios e Comissões Provisórias em mais de 350 municípios baianos, e preparar o partido para as eleições municipais de 2024.

  13. Nas atividades deste domingo, estiveram presentes membros da Direção Estadual e dos Diretórios municipais dos três territórios, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, o deputado federal Valmir Assunção, a deputada estadual Maria del Carmen, o suplente do senador Otto Alencar (PSD), Terence Lessa, e o secretário da Casa Civil, Afonso Florence. 

  14. Na ocasião, foram discutidas as conjunturas políticas nacional, estadual e locais, a importância da mobilização do partido junto aos movimentos sociais, sindicais e à sociedade e foi iniciada a preparação dos Diretórios para o próximo pleito.

  15. Secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino afirmou que o objetivo do PT Bahia para as eleições do próximo ano é aumentar o número de prefeituras administradas pelo PT, que hoje são 35, e elevar a quantidade da representação do partido nas câmaras municipais, elegendo, inclusive, mais mulheres. 

  16. “Os Encontros têm nos possibilitado um processo de escuta muito enriquecedor com os diretórios locais, uma aproximação ainda maior com os municípios e tem nos fortalecido muito enquanto partido para elegermos mais prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras na Bahia”.

  17. O vice-presidente do PT Bahia, Gutierres Barbosa, que participou da atividade em Barreiras, falou sobre a importância do encontro para o Território de Bacia do Rio Grande. “A gente pôde dialogar trazendo o debate da conjuntura nacional e estadual e também poder escutar a realidade que se apresenta em cada município, pensando em fortalecer o partido nas estratégias do processo eleitoral de 2024, engajando os movimentos sociais, sindicais, seja do campo ou da cidade, para preparar um monte de pré-candidatos a vereadores e vereadoras e também de prefeitos e prefeitas no território, fortalecendo o governo Jerônimo e o nosso presidente Lula”.

  18. A Prefeitura lançará nesta segunda-feira (12) um programa de contratação de ex-estagiários de nível médio e superior para colaborar na gestão municipal em diversas secretarias e órgãos. A solenidade será realizada no Teatro Gregório de Mattos, no Centro, às 9h30, com a presença do prefeito Bruno Reis, do titular da Secretaria de Gestão (Semge), Rodrigo Santos Alves, e de contratados através do primeiro processo seletivo realizado pelo programa em maio. O programa, intitulado Nossos Talentos, foi instituído pela lei municipal 9.508/2020 e permite o acesso de profissionais que realizaram o estágio na Prefeitura pelo período mínimo de um ano.

  19. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a vacinação contra a Covid-19 e gripe nesta segunda-feira (12).

  20. A dose de gripe está disponível para pessoas com idade igual ou superior a 6 meses. A lista da unidades pode ser conferida no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-influenza-gripe/.

  21. Além do público habilitado para a bivalente, respeitando o aprazamento 4 meses entre as doses, serão ofertados as 1ª e 2ª dose para pessoas com 18 anos ou mais no esquema “LIBEROU GERAL”. Já a 3ª dose será disponibilizada exclusivamente para pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais, residentes de Salvador.