Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SERVIÇOS E RECLAMAÇÕES COELBA PODEM SER FEITOS NAS PREFEITURAS BAIRROS

Presidente do PT na Bahia veta nomes do MDB e PSB para prefeito da capital no seu partido
09/06/2023 às 12:26
    1. Os consumidores que desejam economizar no valor da conta de energia podem se dirigir a uma das unidades da Prefeitura-bairro e realizar a troca de lâmpadas fluorescentes ou incandescentes por lâmpadas de LED, nos postos de atendimento, isso graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura de Salvador e a Neoenergia Coelba. Atualmente o serviço pode ser realizado nas sedes do Cabula, Cidade Baixa, Pau da Lima, Cajazeiras e de Itapuã.

  2. Para realizar o procedimento é necessário possuir em mãos um documento oficial com foto e a lâmpada fluorescente igual ou superior a 14w, ou incandescente. Além disso, o cidadão deverá ser o titular da conta. Caso não seja, o indivíduo precisa apresentar uma declaração de moradia. O solicitante poderá realizar a troca de oito lâmpadas, por contrato, a cada cinco anos. Caso possua mais de um contrato em seu nome, ele poderá trocar apenas cinco unidades por contrato.

  3. Moradora do Resgate, Almira França recebeu informações da vizinha sobre a prestação de serviço na Prefeitura-bairro do Cabula e foi até o local para realizar a troca das lâmpadas. “Minha vizinha me contou que eu poderia trocar minhas lâmpadas aqui, então aproveitei para fazer logo isso. Vi que as lâmpadas em LED são mais seguras e econômicas, é sempre bom aproveitar”, conta.

  4. Outro serviço altamente demandado nas Prefeituras-Bairro é o da tarifa social, que beneficia diretamente as unidades residenciais de famílias com baixa renda. Através deste serviço, o cidadão pode obter uma redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, para indígenas e quilombolas até 100%.  

  5. O indivíduo precisa estar inscrito no Cadastro Único e possuir uma renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo, além de apresentar, no ato do atendimento, o CPF, um documento de identificação oficial com foto e o Número de Identificação Social – NIS.

  6. A dona de casa Edilza Santiago, moradora do bairro de Pernambués, também esteve na unidade para tentar o desconto social na fatura. “Ultimamente o valor da minha conta de energia tem aumentado e eu estou desempregada. Como a Prefeitura-bairro é perto da minha casa, resolvi vir aqui para tentar o desconto da tarifa social. Só de ter esse serviço mais próximo já é um benefício, pois eu não preciso me deslocar para o centro da cidade, para resolver o problema”, explica.

  7.  Além das trocas de lâmpadas e da tarifa social, as unidades realizam outros atendimentos juntamente com a Neoenergia, como atualizações cadastrais, atualizações ou troca de titularidades cadastrais, atendimentos para mudança da data de pagamento, religações e/ou reativações, novas ligações de energia e negociações de débitos.

  8. Em 2022, as cinco unidades chegaram a realizar quase 15 mil atendimentos relacionados à Coelba, sendo quase 4 mil somente entrega de novas lâmpadas residenciais. Os atendimentos da Coelba nas Prefeituras-bairro são realizados mediante agendamento através dos canais horamarcada.salvador.ba.gov.br ou App Fala Salvador Cidadão. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção dos feriados.
                                                                                 ***

  9. A aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva oscilou para baixo, em relação a abril, de acordo com dados da pesquisa Ipec/O Globo divulgados nesta sexta-feira, 9. O porcentual dos que classificam a gestão petista como "ótima" ou "boa" passou de 39% para 37%. No levantamento anterior, 26% consideravam o desempenho do governo "ruim" ou "péssimo", e agora são 28%. A avaliação "regular", por sua vez, foi de 30% para 32%. O instituto foi às ruas entre 1º e 5 de junho.

  10. De acordo com o Ipec, apesar de as variações estarem dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo, a tendência mostra uma piora da percepção da população sobre o governo. Em março, quando o instituto fez a primeira pesquisa de opinião sobre o terceiro mandato de Lula, a diferença entre satisfeitos e insatisfeitos era de 17 pontos. Hoje, essa distância é de nove pontos.

  11. Na próxima segunda-feira (12), às 17h, o governador Jerônimo Rodrigues marcará presença na solenidade de formatura de 356 soldados do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A cerimônia será realizada na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim, no bairro de Boa Viagem, em Salvador.

  12. O deputado estadual Luciano Araujo (Solidariedade) participou, no último dia 7, de audiência pública da Comissão de Agricultura e Política Rural.  A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou uma sessão itinerante no auditório do seu stand, na Bahia Farm Show. A audiência pública, que contou com a participação de produtores rurais, tratou da segurança no campo e da qualidade da distribuição de energia na região oeste.

  13. “Os produtores rurais cobraram mais uma vez melhorias, de forma urgente, nos serviços da Coelba. Há casos de empreendedores do campo que precisam aumentar seus negócios e aguardam há mais de um ano as expansões solicitadas à Coelba”, disse Luciano Araujo.

  14. Ele também avaliou como muito positiva para o setor a “bandeira da paz” sinalizada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). “Esta iniciativa do presidente da República, assim como a vinda do governador Jerônimo Rodrigues, foram vistas de forma positiva pelo produtor rural”, avaliou.

  15. Luciano Araujo afirma também que é contra a invasão de terras. “Sou favorável à reforma agrária, mas dentro da lei”, afirma Araujo.

  16. O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, diz que seu partido não tem obrigação de lançar um candidato a prefeito (a) da capital, mas confessa que se houver essa chance tem que ser um nome "orgânico". Veita Geraldo Jr e Trindade no PT.

  17. Entre esses petistas votados na capital os nomes mais relevantes são a deputada estadual Maria del Carmen e o deputado estadual Robinson Almeida; a vereadora Marta Rodrigues (irmã do governador); e o deputados federais Jorge Solla e Walmir Assunção. Entre os secretários de Estado, fala-se em Fabya Reis (esposa de Walmir).

  18. Na última eleição, Rui Costa tirou da cartola o nome de Denice Santiago, major da PM, mas não deu certo e é provável que repita a prática indicando outro nome, ao que dizem, estaria simpático ao nome de Trindade, diretor da Conder, que é do PSB.

  19. O vice-governador Geraldo Jr já sentiu que não terá apoio do PT (pelo menos no primeiro turno), mas como não tem nada a perder pode ser o candidato pelo MDB. Mas, em aventura Geraldo Jr não vai se meter, pois, se não tem nada a perder; numa aventura também não tem nada a ganhar.

  20. A deputada Olivia Santana, do PCdoB, é no nosso entendimento o melhor nome da Federação comandada pelo PT, mas também sabe que não terá apoio no primeiro turno dos petistas. Tem que fazer sua parte sozinha. Tem a desvantagem de ser do partido comunista que só pensa em estatizar tudo pela frente. 

  21. Hoje, Éden levantou a poeira em pleno dia de chuva e vetou Trindade e Geraldo Jr no PT. Atitude nada agradável, mas pode ser um recado de uma banda do seu partido, tantas são por lá. Política não se faz espanando, mas paciência, foi o que Éden  fez.