Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PONTOS DE SALVADOR ILUMINADOS DE LILÁS EM ALERTA AO TESTE DO PEZINHO

Dia Santo de Corpus Christi não tem mais sentido que as pessoas orem, os católicos, mas trabalhando
06/06/2023 às 19:01
    1. Com uma rápida coleta de sangue, logo nos primeiros dias ao nascer, é possível garantir a qualidade de vida de muitas crianças até a fase adulta. Diagnosticar patologias de origem genética, que podem causar sérias consequências e até levar a óbito, é a finalidade do Teste do Pezinho, exame que deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê, e que pode ser feito em uma das milhares de unidades de saúde espalhadas pelo estado. 

  2. Mas não é o que vem acontecendo, os números da triagem caem a cada ano. No mês de junho, durante a campanha Junho Lilás, a Apae Salvador, que é Serviço de Referência em Triagem Neonatal na Bahia, alerta para a necessidade de que TODAS as crianças sejam triadas. Para amplificar esse alerta, algumas edificações ficarão iluminadas de lilás, como a Arena Fonte Nova, a Casa do Comércio, o Shopping Piedade, entre outros pontos. E além da iluminação, a Arena Fonte Nova irá exibir no telão um VT da campanha da Apae Salvador em todos os jogos de junho

  3. De acordo com o Serviço de Referência em Triagem Neonatal da Apae, em 2022, foram triados na Bahia mais de 150 mil nascidos vivos, mas esse número corresponde a 85,7% da cobertura, o menor dos últimos anos. Em 2018, por exemplo, a cobertura chegou a mais de 91% de triados. Vale destacar ainda que no primeiro trimestre de 2023, o número de triados com o teste do pezinho em relação ao mesmo período em 2022 já foi menor, passando de 51.068 bebês para 50.346.

  4. O teste do pezinho, pelo SUS, é um programa de saúde pública e permite detectar doenças como Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase e Aminoacidopatias. 

  5. A Apae Salvador, mesmo na pandemia, tem realizado a busca dos casos positivos e atendido presencialmente ou por telemedicina com a sua equipe de especialistas. A Instituição também oferece a ampliação de cobertura para investigação de outras doenças, por meio de atendimento particular e convênios.
                                                                         ***
  6.  Durante o mês de maio, a temática de racismo se destacou como assunto central nas postagens de redes sociais. As menções foram principalmente sobre o ocorrido com o jogador do Real Madrid, Vinicius Junior, mas também diversos conteúdos de apoio e cobranças dos usuários para as marcas patrocinadoras se posicionarem. 

  7. De acordo com um estudo da STILINGUE, plataforma líder em monitoramento e interação de conversas nas redes sociais, no dia 21 de maio, quando ocorreu a discrimição a Vini Jr durante o jogo do Real Madrid, em Valência, Espanha, 56% das publicações nas redes estavam relacionadas ao racismo sofrido em campo pelo atleta e as publicações sobre racismo associadas ao jogador cresceram 747 vezes em comparação ao dia anterior.

  8. As análises dos dados indicam um natural aumento de citações a Vini Jr. nos dias de jogos do Real Madrid nos campeonatos europeus, mas com grande viralização no domingo em que o jogador protestou contra os insultos racistas que recebia em campo.

  9. No dia seguinte à partida, 22 de maio, foi registrado o maior índice de repercussão do caso, representando quase 30% de todas as publicações relacionadas ao tema nos últimos 30 dias.

  10. Os dados referentes às publicações sobre racismo relacionadas ao jogador no último mês mostram como ele já tinha sua imagem associada aos insultos que recebia quando entrava em campo, reforçando a denúncia do próprio atleta de que as ofensas proferidas no dia 21 foram apenas o estopim de uma situação de racismo recorrente.

  11. A abertura do XXV Encontro Estadual da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME), em Salvador, contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. A cerimônia será realizada nesta quarta-feira (7), às 14h, no Hotel Fiesta, no bairro Itaigara.

  12. Buscando uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade, os Conselhos Municipais de Educação elegeram como tema central, nesta edição de 2023, as “Relações interinstitucionais colaborativas necessárias à construção e efetivação da rede de proteção à garantia do direito à educação de qualidade: atenção aos direitos humanos, à diversidade e à inclusão, na perspectiva do Regime de Colaboração”. O encontro vai reunir professores e dirigentes municipais de Educação.

  13.   13. O projeto “Pagou Por quê?”, desenvolvido pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE), foi selecionado para concorrer à 20ª edição do Prêmio Innovare na Categoria Advocacia. O anúncio foi feito na segunda (5), pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesta terça (6), o advogado Bruno Magalhães Costa, consultor do CNJ, visitou o órgão para conhecer a prática.

  14. Idealizado e desenvolvido por procuradores e servidores da Procuradoria do estado, o ‘Pagou por quê?’ é uma ação de gestão do conhecimento para prevenção de litígio. Seu objetivo é analisar os precatórios pagos pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e, a partir do conhecimento obtido, extrair aprendizados para sua prevenção e para o aprimoramento da consultoria administrativa.

  15. Os trabalhos indicados ao Innovare serão visitados por consultores para verificação. Em seguida, as informações recolhidas serão anexadas ao formulário de inscrição e encaminhadas à Comissão Julgadora do Innovare, que anunciará a vencedora da Categoria CNJ em outubro. Junto com ela, também serão divulgadas a vencedora do Prêmio Destaque Marcio Thomaz Bastos e as finalistas das demais categorias. O resultado final será divulgado em dezembro, durante cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF).

  16. Na visita a Luis Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, Lula foi agraciado com a palavra que ele mais detesta.

  17. A Semana Nacional do Meio Ambiente em Lauro de Freitas foi aberta com uma capacitação para catadores de materiais recicláveis, nesta terça-feira (6). Idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), o evento foi realizado com os trabalhadores e trabalhadoras da Cooperativa de Catadores e Agentes Ecológicos de Lauro de Freitas (Caelf). A formação promoveu conhecimentos acerca do mercado de recicláveis e noções de resíduos sólidos.

  18. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Marques, a capacitação é uma parceria com a Caelf para aprimorar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis que são verdadeiros protagonistas do desenvolvimento sustentável. “Essa Cooperativa é uma referência no município e queremos que seja para toda a Bahia. Trazer a qualificação aqui pra dentro fortalece o trabalho desses profissionais com mais informações sobre o olhar para a reciclagem e o gerenciamento de resíduos sólidos”, disse. 

  19. A capacitação foi ministrada pela convidada Milena Souza, engenheira ambiental e sanitarista. Na palestra participativa, os catadores conheceram as diferenças entre lixo, resíduos e rejeitos, bem como as classificações de resíduos sólidos de acordo com a Lei nº 12.305/2010, que regulamentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que dispõe sobre as diretrizes relativas ao gerenciamento, as responsabilidades dos geradores, ao papel do poder público e ao funcionamento dos instrumentos econômicos. 

  20. A Rede SAC suspende o atendimento no feriado de Corpus Christi. Nesta quinta-feira (8), todos os postos SAC no Estado ficam fechados, incluindo as carretas do SAC Móvel. O atendimento será retomado a partir de sexta-feira (9). Neste dia, o SAC Móvel estará em São Félix do Coribe e em Ipiáu, na Feira Saúde Mais Perto.  

  21. Vale lembrar que os postos SAC da capital que funcionam em grandes shoppings (Barra, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Bela Vista) atendem normalmente no sábado (10), de 9h às 13h.  

  22. Atualmente, a Rede SAC está em 68 municípios baianos e conta com 84 unidades de atendimento. São 36 postos na capital, interior e Região Metropolitana de Salvador (RMS) e 45 Pontos SAC, além de três carretas do SAC Móvel.  

  23. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). 

  24. Maior absurdo manter esse dia santo de Corpus Christi.