Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

HORA DA CRIANÇA COMPLETA 80 ANOS DE EXISTÊNCIA E LEMBRA ADROALDO

Deputados estaduais do PT não apareceram na inauguração do sistema solar de energia da Assembleia patrocinado pela Neoenergia
05/06/2023 às 18:59
   
  1. A secretária da Educação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro, visitou na última sexta-feira (2), o Movimento Educativo e Cultural para as infâncias, adolescências e juventudes da Bahia, a Hora da Criança, que comemora 80 anos em 2023, promovendo educação pela arte para milhares de crianças e jovens. A secretária visitou as instalações da HC e assistiu a uma aula pública, como parte do calendário de celebração da instituição e que trouxe uma homenagem ao aniversário de Adroaldo Ribeiro Costa, fundador da Hora da Criança.

  2. De acordo com Adélia, participar desta comemoração é um momento de muito orgulho, ao ver jovens desenvolvendo a criatividade. “Estar aqui, em atividade de comemoração, conhecendo mais ainda a Hora da Criança, me traz muito orgulho e me instiga a seguir trabalhando, em políticas públicas, que servem já baianas e baianos. Nossa gestão reafirma o compromisso em garantir a melhor qualidade de educação aos meninos e meninas de toda a Bahia”, destacou.

  3. O espetáculo teve a participação de crianças, adolescentes e jovens da Hora da Criança, e ex-integrantes, da terceira idade, que mantêm relações estreitas com a instituição. Na apresentação, foi trabalhado o texto teatral “Um homem chamado Adroaldo”, que faz alusão à carta escrita pelo jovem cineasta Glauber Rocha, aos 13 anos, após assistir a “Opereta Narizinho”, escrita por Adroaldo Ribeiro Costa.

  4. O trabalho apresentado é resultado de aprendizagem, no período de três meses, fruto de um diálogo entre inúmeras linguagens artísticas, tendo o teatro como eixo, mas também experienciando as vivências promovidas pela dança, música, artes visuais e literatura
                                                                        ****
  5. Nesta terça-feira (6), às 18h, o governador Jerônimo Rodrigues vai receber a imprensa, em entrevista coletiva, para o anúncio do São João da Bahia 2023, que irá homenagear o cantor e compositor Zelito Miranda, morto em 2022 e famoso pelo seu “forró temperado”. Durante o evento, que será realizado no Parque de Exposições (Av. Luiz Viana Filho), o governador vai apresentar as atrações e os investimentos da festa que mais movimenta o estado.  

  6. Além de promover shows em Salvador, o governo vai apoiar prefeituras de municípios de diferentes regiões do estado, contribuindo para a realização dos festejos de São João. As ações do governo envolvem ainda o reforço da estrutura em áreas como saúde e segurança, para que população possa aproveitar as festas juninas com maior tranquilidade.

  7. A incorporadora baiana Alia Empreendimentos e a Biosphere - marca que tem Cauã Reymond como um dos sócios - anunciaram uma parceria para construção de empreendimentos com um novo conceito de moradia na Bahia. O anúncio foi feito durante um evento realizado na manhã desta segunda-feira (05) no Hotel Fasano, no Centro Histórico de Salvador.  

  8. A cerimônia contou uma palestra do pensador e futurologista do morar Marcus Araújo, criador do algoritmo que já pesquisou aproximadamente 900 bilhões de dados para novas habitações e co-autor do best-seller “Mentes saudáveis, lares felizes” em parceria com Augusto Cury, que liderou o ranking da revista Veja e PublishNews em março deste ano. 

  9. A união das duas empresas vai resultar em um condomínio que será construído na região do Imbuí, inspirado por um conceito de moradia baseado no lifestyle do ator, que prevê área de lazer, estrutura  para bicicletas e carros elétricos e melhorias no entorno do condomínio. O empreendimento Biosphere by Cauã Reymond chega à Bahia depois de marcar presença em estados como Ceará, Piauí, Maranhão e Santa Catarina.

  10. “O dendê na Bahia” é tema da palestra que será pronunciada pelo professor Alcides Santos Caldas, no dia 7 de junho de 2023, às 16h, na sede do IGHB (Piedade). O encontro integra o Ciclo de Palestras Aprendendo e Ensinando no Café (coordenado pelos professores Lúcia Góes e Caiuby Alves). A proposta é discutir com os interessados, a problemática da produção do Azeite do Dendê da Bahia e os seus impactos.

  11. De acordo com o especialista, nos 28 municípios da Costa do Dendê (Valença, Taperoá, Nazaré, Ituberá, Camamu, dentre outros) e Região Metropolitana, território de origem da produção secular de azeite de dendê no Brasil, um dos produtos mais típicos da culinária afro-brasileira e da sociedade brasileira, atravessa atualmente uma crise de produção sem precedentes, que pode ocasionar no apagamento da cultura baiana, se providências governamentais não forem tomadas, urgentemente.

  12. Algumas ações estão em curso que visam a solicitação do registro do Dendê como Indicação Geográfica ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), uma parceria com a Universidade Federal da Bahia e a solicitação do registro da Cultura do Dendê como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Bahia, processo aberto pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural (CPHAAN), no dia 22/11/2022.

  13. O Dia Nacional do Teste do Pezinho, lembrado em 6 de junho, é uma data dedicada à conscientização da sociedade sobre a importância do exame na detecção de doenças em recém-nascidos. A triagem é considerada um dos principais pilares da saúde infantil, proporcionando a identificação precoce de patologias genéticas, infecciosas e metabólicas, que por vezes são assintomáticas, e podem afetar o desenvolvimento, bem como a qualidade de vida.

  14. O procedimento consiste em uma rápida coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar da criança, que são posteriormente analisadas em laboratório. De acordo com Programa Nacional de Triagem Neonatal, elaborado pelo Ministério da Saúde, entre as diversas condições rastreadas pelo teste estão doenças como Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias.

  15. “O exame deve ser, idealmente, realizado entre o terceiro e o sétimo dia de vida. A detecção precoce é muito importante para o tratamento da doença diagnosticada, visto que pode ocasionar muitos prejuízos na saúde da criança, além de deficiência intelectual”, alerta Mary Makhoul, coordenadora de Saúde e Prevenção da Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA).

  16. De acordo com a profissional, dados do Ministério da Saúde apontam que, no ano de 2021, o programa de triagem testou 2,2 milhões de bebês, em cerca de 29 mil pontos de coleta espalhados pelo país. Do total, 2.746 recém-nascidos foram diagnosticados com uma das doenças identificadas pelo teste, representando 0,12% do total daqueles que foram triados. “Essas informações só reafirmam a importância do exame para a saúde das crianças. Trata-se de um procedimento simples, muito eficiente e que está disponível para todos pelo SUS”, acrescenta Mary.

  17. Saúde e qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla são alguns dos temas que serão debatidos no Congresso Estadual das Apaes da Bahia (Conapaes-BA), promovido pela Feapaes-BA, que vai acontecer nos dias 11, 12 e 13 de outubro, em Salvador.  

  18. O evento, aberto ao público, visa debater métodos e práticas de inclusão na sociedade, apresentando os desafios enfrentados, as perspectivas e as possibilidades que envolvem o cenário atual. Mais informações em: https://www.conapaesba.com.br/.

  19. Na solenidade, hoje, no saguão da Assembleia Legislativa para inauguar o sistema de energia solar da Casa com apoio da Neoenergia (Coelba) não apareceu um deputado da bancada do PT. Recentemente, o deputado Robinson Almeida (PT) disse que a Coelba não presta um bom serviço na Bahia. E estará de olho na renovação da concessão que completará 30 anos, salvo engano, em 2027.

  20. A direção da Coelba, pois-pois, abra os olhos senão dança.