Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNADOR ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL REGIONAL EM ALAGOINHAS

O governador assinou ordem de serviço para a recuperação de 7,5 quilômetros da BA-504, no trecho Aramari/Alagoinhas,
07/05/2023 às 11:50
  1. O governador Jerônimo Rodrigues realizou entrega de pavimentações, equipamentos e títulos de terra para produtores rurais, no município de Alagoinhas, neste domingo (7). Na ocasião, também foi assinada ordem de serviço para a pavimentação de trechos de entrocamentos da BR-101 com a BA-504. A obra será executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com o investimento de R$ 27 milhões, e vai pavimentar 19 quilômetros dos acessos de Alagoinhas para as comunidades Capoeira, Limoeiro, Rio Branco e Mães Cirila.

  2. Para Jerônimo, as recuperações de trechos de estradas têm alta relevância para o desenvolvimento regional e garantem a integração dos seus moradores em diversas atividades. "A gente trabalha com a inclusão e a interiorização do desenvolvimento. Uma comunidade dessa, importante para a região de Alagoinhas, precisa se comunicar, ter transporte escolar, viaturas, ambulância, acesso à cultura. Então, o papel de uma estrada como essa é dinamizar a economia, gerar emprego, gerar renda, dar conforto e segurança a quem vive nas zonas rurais", declarou.

  3. Na cidade de Alagoinhas, o governador entregou a recuperação da pavimentação do acesso da BR-101 entre o bairro Mangalô e as localidades de Sauípe e Jorge Amado. A obra, realizada pelo Governo do Estado, através Seinfra, e requalificou o total de 8,4 quilômetros com um investimento superior a R$ 8,2 milhões. Também foi inaugurado o trecho de acesso ao Parque São Bernardo, com mais de dois quilômetros de extensão em capa selante, que contou com R$ 1,6 milhão em recursos.

  4. O governador assinou ordem de serviço para a recuperação de 7,5 quilômetros da BA-504, no trecho Aramari/Alagoinhas, com implantação de ciclovia. Serão contemplados os municípios de Ouriçangas, Irará, Santanópolis, Pedrão e Araçás. Os recursos nesta intervenção é de mais de R$ 7,3 milhões.

  5. Ainda em Alagoinhas, foram entregues uma ambulância e kits odontológicos para a Prefeitura. O governador anunciou a elaboração de um projeto para a construção do Hospital Regional de Alagoinhas (HRA), que vai atender aos moradores de 30 municípios que compõem a região. 

  6. A secretária da Saúde, Roberta Santana, explica a fase atual do projeto. "Os estudos estão prontos, finalizados. Agora a gente vai para a etapa de topografia, e dentro dos próximos 15 a 20 dias, já devemos estar com essa documentação e dá início a elaboração do projeto em si, estimamos em 60 dias para finalizar e então licitar a obra", detalhou. A execução da construção do hospital ficará a cargo da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

 7. A comitiva do Governo do Estado também entregou a sede do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Litoral Norte e Agreste Baiano (CDSLNAB). No local, foram ainda entregues equipamentos dos Kits Produtivos com uatro Tanques de Resfriamento de Leite, 29 Kits para Irrigação, e 600 caixas de colmeias. Estes materiais fazem parte do convênio assinado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa ligada à Secretaria estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e o CDSLNAB, através do programa Parceria Mais Forte. O investimento foi de R$ 5,6 milhões que beneficiaram produtores rurais de 18 municípios integrantes do consórcio.

 8. Jerônimo entregou ainda 97 títulos de terra para agricultores de 13 municípios: Acajutiba, Alagoinhas, Aporá, Aracás, Conde, Crisópolis, Entre Rios, Inhambupe, Itapicuru, Jandaíra, Olindina, Pedrão e Rio Real. O documento garante segurança jurídica, possibilidade de sucessão rural e acesso a políticas públicas, inclusive, a de crédito. 
                                                        *****
 9. O teatro João Gilberto, localizado na Estação de Cidadania (PEC 3000), no bairro da Itinga, ficou com os assentos repletos de integrantes da classe artística de Lauro de Freitas. Eles foram até o local na noite desta sexta-feira (05), se inteirar acerca das diretrizes, áreas de aplicabilidade e do caráter inclusivo da Lei Paulo Gustavo (Complementar nº 195 de 08 de julho de 2022). Esta foi a primeira oitiva de três encontros que garantirão a participação plural do segmento para implementação da lei no município.

 10. Atentos às explicações, produtores culturais, trabalhadores da cultura e economia criativa, audiovisual, artesanato, música, artes cênicas, comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) conheceram detalhes da lei que foi pensada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, em especial as demandadas pelas consequências do período da pandemia da Covid-19 no Brasil. A lei investirá R$ 3,8 bilhões no setor cultural brasileiro até o final de 2023. O mecanismo prevê o repasse direto dos recursos da União aos estados e municípios.

 11. O secretário municipal de Cultura, André Pereira, explicou que a Lei Paulo Gustavo, que deve ser sancionada no próximo dia 11 de maio pelo presidente Lula, prevê a destinação de R$1.751.244,36 para Lauro de Freitas, sendo R$ 927.702,54 para apoio a produções audiovisuais, R$ 212.138,45 para apoio às salas de cinema, R$ 106.519,57 para captação, formação e qualificação no audiovisual, festivais e mostras e outros R$504.865,80 ao apoio às demais áreas da cultura. 

 12. "Esse é um momento que faz parte das etapas de construções, estamos aqui para ouvir os fazedores de cultura e assim seguir com o processo de forma democrática desse recurso importantíssimo para o setor. Ainda teremos mais dois encontros como este, um na escola municipal Félix Cardoso, em Portão, no dia 19 de maio e outro no dia 26 de maio, no Clube Ipitanga, no Centro, para ouvirmos o maior número de pessoas", disse.

 13. A Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAD-UFBA) realizou, no último sábado (6), a aula inaugural on-line do curso superior de tecnologia em gestão de turismo e desenvolvimento sustentável, na modalidade ensino a distância. A cerimônia foi aberta pelo secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, ao lado do diretor da EAD, João Tude, e da superintendente de Educação a Distância da UFBA, Márcia Rangel. O curso é uma iniciativa conjunta da UFBA com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA).

 14. Eles deram as boas-vindas aos 200 alunos selecionados para a formação, que terá duração de três anos. Serão 1,6 mil horas de aulas on-line e uma aula presencial por mês, nas cidades-polo das cinco zonas turísticas contempladas: Salvador (Baía de Todos-os-Santos), Camaçari (Costa dos Coqueiros), Itaberaba (Chapada Diamantina), Juazeiro (Vale do São Francisco) e Valença (Costa do Dendê). 

  15. “O Governo do Estado, visando qualificar profissionais que trabalham em regiões turísticas, contribuiu para que essa formação de alto nível fosse disponibilizada. É mais uma ação que mostra o nosso compromisso com a educação e a oferta de bons serviços aos turistas”, ressaltou o secretário Bacelar. 

 16. "É com satisfação que iniciamos mais um ciclo de aprendizagem, por meio desse curso de turismo, resultado de um trabalho coletivo, envolvendo a Escola de Administração e a Secretaria de Turismo. Vamos aprender, juntos, e contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, declarou a superintendente Márcia Rangel.

  17. A turma de alunos é formada por servidores municipais e estaduais e empreendedores, que já atuam no turismo. No primeiro semestre, eles terão contato com as disciplinas de história, cultura, economia verde, modelos de negócios em ecoturismo, ética e sustentabilidade. No segundo semestre, serão conteúdos sobre gestão da qualidade em serviços turísticos, gastronomia, mídias sociais, marketing e noções de direito.

  18. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retoma a vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (8).

  18. A dose da vacina bivalente está disponível para pessoas com 18 anos ou mais com e sem comorbidades, incluindo, gestantes e puérperas. Para ter acesso, basta levar a caderneta de vacinação, ser residente de Salvador e ter tido acesso a duas doses da monovalente com um intervalo de 4 meses.

  19. Entre os grupos prioritários estão trabalhadores da saúde; também os quilombolas, indígenas e ribeirinhos de 12 anos ou mais; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais).

  20. A imunização contempla também adolescentes com 12 anos ou mais com deficiência permanente; imunocomprometidos ou com comorbidades. A comprovação para esse grupo será realizada, por determinação do Ministério da Saúde, de forma autodeclarada (o indivíduo deve informar qual patologia apresenta no ato da vacinação). A lista de comorbidades habilitadas está no site saude.salvador.ba.gov.br/.

  21. As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas, estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de 2 meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Ainda dentro deste público, quem já foi vacinado com três doses poderá receber a bivalente, neste caso, respeitando o intervalo de 4 meses a partir da 3ª dose.

  22. Documentação: Para ter acesso a bivalente, é necessário residir em Salvador e possuir o cartão SUS habilitado para a capital baiana. A consulta do cartão pode ser feita no site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/reimpressao-de-cartao-sus/.

  23. Gestantes: Segundo o informe técnico para a gestante não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente que a mulher afirme seu estado de gravidez.

  24. Puérperas: Deverão apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto)

  25. Trabalhador da saúde: Deverá ser apresentado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde, seja através de crachá, contracheque ou a carteira do conselho ou declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do profissional.