Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LEUR PRESIDENTE DE ÉTICA DA CÂMARA: NÃO PERMITIREI RINGUE DE BATALHA

Combate à violência nas escolas: Jerônimo visitou uma escola
19/04/2023 às 10:17
   
  1. O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União Brasil – BA) foi eleito hoje (19/04), por unanimidade, presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados para a 57a Legislatura. O parlamentar agradeceu aos pares pela confiança e destacou que honrará a missão, conduzindo o colegiado em obediência à Constituição, ao Regimento Interno da Câmara e ao Código de Ética e Decoro Parlamentar. Em seu pronunciamento, Leur Jr. disse que não irá permitir que a Câmara vire “ringue de batalha e palco de debates com xingamentos”. 

  2. Ele reconheceu que a nova atribuição em sua vida pública será um grande desafio, pois vai dirigir o colegiado em um momento “conturbado” da política do país. “Temos um grande desafio pela frente, como foi dito por todos, que é o de zelar pela imagem da Casa. Saímos de uma eleição extremamente polarizada e isso vem se refletindo nos debates em todos os ambientes do país e no Parlamento, mas não podemos permitir que a situação continue como está. Aqui todos fomos eleitos democraticamente pela população brasileira. É natural que todos tenhamos embates e representemos nossas bandeiras, mas se depender dessa presidência não vamos permitir que a Câmara seja ambiente para ringue de batalha, seja vale tudo, palco de debates com xingamentos, que não contribuem com o debate sadio, que é o que a população tanto espera”, afirmou.

  3. O novo presidente ressaltou que a missão do Conselho não será meramente punitiva, mas a de promover o diálogo e o respeito nas relações. “Vamos tratar todos os processos que aqui chegarem de forma tranquila e serena, dando a oportunidade de todos se defenderem”, enfatizou, destacando também que deseja atuar com transparência para que a Câmara goze de credibilidade, enquanto instituição que representa os interesses dos cidadãos brasileiros.

  4. Escolhido para comandar o Conselho pelos próximos dois anos, Leur Lomanto Jr exerce o segundo mandato de deputado federal. Ele substitui o deputado federal Paulo Azi (União Brasil – BA). Leur Jr foi eleito presidente, com 20 votos; o deputado Albuquerque (Republicanos - RR) foi eleito 1º vice-presidente, também com 20 votos; e Bruno Ganem (Podemos - SP) foi eleito 2º vice-presidente.
                                                    *****
  5. A prefeitura de Lauro de Freitas lançou uma pesquisa online para que a população possa indicar as áreas prioritárias de atuação e auxiliar na elaboração do Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o exercício de 2024. A consulta ficará disponível até dia 05 de maio no endereço eletrônico www.laurodefreitas.ba.gov.br.

  6. Os interessados deverão preencher um formulário indicando a faixa etária, áreas prioritárias sendo opcional o detalhamento das indicações de atuação. “A participação de todos é muito importante para apresentar sugestões e opiniões para os programas de governo. Esta é a oportunidade de definir as grandes diretrizes que nortearão o orçamento do município do ano de 2024”, frisou o secretário da SEFAZ, Luiz Cláudio Guimarães. 

  7. A LDO é elaborada anualmente e busca a compatibilização das diretrizes, os objetivos e as metas da administração, estabelecidos no Plano Plurianual (PPA) com a Lei Orçamentária Anual.
 
  8. (J&Cia) A mais antigas e tradicionais agências de comunicação do País, a Mecânica de Comunicação Estratégica, fundada e até hoje dirigida por Enio Campoi, acaba de chegar ao seu jubileu de ouro. Nascida em abril de 1973, teve entre os sócios fundadores, além do próprio Enio, José Mauro Ribeiro Lobo e Eduardo Jardim, e, mais tarde, Cleide Bononi Campoi.

  9. Enio, além de pioneiro, também foi um ativista da atividade, tendo participação relevante em entidades do setor, como na já extinta Aneci (Associação Nacional das Empresas de Assessoria de Imprensa e Comunicação Social) e no Sinco – Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social. A Mecânica é parte relevante da história da assessoria de imprensa no Brasil e Enio, um dos que mais contribuíram para o crescimento da atividade.

  10. Começa nesta quinta-feira (20/4) o primeiro turno da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023. Nesta fase, que se estenderá até 4/5, os eleitores poderão indicar livremente até cinco nomes de sua preferência na categoria geral para jornalistas e nas temáticas, para publicações. Para participar, basta acessar a página de votação e preencher um breve cadastro.

  11. O Congresso em Foco e o Sleeping Giants Brasil lançaram em 18/4 o Money Blocker, extensão para o Google Chrome que bloqueia anúncios publicitários em portais que comprovadamente divulgam desinformação. Com o bloqueio dos anúncios, sites não confiáveis deixam de faturar com as chamadas fake news. O CF explica que o Money Blocker funciona como um plug-in e pode ser instalado no computador. 

  12. Quando o usuário acessar um site que propague desinformação, o banner do patrocinador será bloqueado no seu navegador. No lugar, aparecerá um quadro vermelho, com um convite para que se acessem páginas de jornalismo confiável. Aí, é só clicar na mensagem que será redirecionado automaticamente para sites confiáveis. A ferramenta está disponível somente para o Google Chrome e foi criada pela agência Publicis Toronto e desenvolvida pela produtora 20Dash.

  12. Nesta primeira etapa, também participam do projeto a revista AzMina, a Agência Amazônia Real, a Ponte Jornalismo e o Fiquem Sabendo. Outros veículos de comunicação reconhecidos como divulgadores de informação verídicas também poderão se integrar ao projeto.

  13. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realiza, nesta quinta-feira, 20 de abril, às 14h30, no auditório da Universidade Corporativa, no Rio Vermelho, a cerimônia de posse de sua nova diretoria executiva, composta por três mulheres, um homem negro e um gestor vindo do interior do estado. 

  14. Ficaram sob a coordenação das mulheres a Diretoria de Empreendimentos, com a engenheira sanitarista e ambiental Rita de Cássia Sarmento Bonfim; a Diretoria Financeira e Comercial, com a administradora Marcela Lima Filgueiras de Macedo, e a Diretoria de Operação da Região Metropolitana de Salvador (RMS), com a engenheira de produção Manuella Andrade Swierczynski. As duas primeiras já integravam o quadro diretor da Embasa na gestão anterior. 

  15. Com passagem em diversos cargos de gestão na Embasa e conhecimento da realidade do interior, assume a Diretoria do Interior o gestor público Gildeone Almeida Santos. A lista de novos diretores conta ainda com o administrador e ex-deputado estadual Alex Lima (PSB) assumindo a Diretoria de Gestão Corporativa. 

  16. Todos os membros eleitos atendem aos requisitos mínimos constantes na Lei Federal 13.303, de 2016 (Lei das Estatais), tendo sido previamente avaliados pelo Comitê de Elegibilidade e Avaliação da Embasa, que os considerou aptos conforme a legislação e as normas vigentes. 

  17. Como parte do Plano de Ações Escola Segura, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo vice-governador Geraldo Júnior, visitou duas escolas em Salvador, nesta quarta-feira (19): o Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, no bairro de Pernambués, e o Colégio Soledade, na Lapinha. 

  18. O objetivo é disseminar, junto à comunidade escolar, a cultura de paz e estabelecer a ordem, em resposta às situações de ameaças e violência nas instituições de ensino. O encontro com alunos, professores e funcionários sucedeu a apresentação da proposta de trabalho do Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (Cise), realizada pela manhã.

  19. De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, a visita às duas unidades de ensino foi a oportunidade para fazer chegar a todas as escolas da Bahia, públicas e privadas, o posicionamento do Estado no enfrentamento às ameaças à segurança de estudantes. “Garantimos que vamos fazer a nossa parte, de Estado, oferecendo segurança pública, zelo, apoio psicológico e saúde. Escola é um lugar sagrado, de paz, aprendizagem, encontro e cuidado. Sem distinção entre público ou privado”, afirmou.

  20. Todas as forças de segurança pública, em parceria com secretarias e órgãos sistêmicos do Estado, além de entidades relacionadas à educação, somam esforços para um trabalho de monitoramento e prevenção a qualquer situação que coloque em risco a tranquilidade nas escolas baianas. 

  21. O secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcelo Werner, informou que a ronda escolar foi ampliada, para que pudesse abranger não só as escolas estaduais, mas também municipais e da rede privada, e, assim, se aproximar mais da comunidade escolar. “Além disso, contamos com o Disque Denúncia 181, pelo qual já recebemos mais de 130 informações e denúncias, e temos trabalhado preventivamente com o monitoramento das redes”, explicou o titular da SSP.