Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JERÔNIMO DECIDE MANTER VIAGEM A CHINA MESMO SEM O PRESIDENTE LULA

Jerônimo abre espaço para Geraldo Jr assumir o governo como interino
27/03/2023 às 10:39
    1. O Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues voltou atrás de sua decisão e irá manter sua viagem à China. O anúncio foi feito em suas redes sociais nesta segunda-feira (27). No sábado (25), o petista havia afirmado que não viajaria mais devido ao cancelamento da viagem do presidente Lula. 

 2. "No entanto, decidi manter a viagem à China, com saída de Salvador nesta quarta-feira à noite. Temos uma extensa agenda de reuniões por lá, com ênfase na atração de investimentos que gerem emprego e renda para a Bahia", declarou jerônimo.

 3. A agenda do governador ainda não foi divulgada. Certamente, o governador levará consigo o projeto da ponte Salvador-Itaparica e o pleito para instalação de uma fábrica chinesa de automóveis no lugar da planta da Flord, em Camaçari. Com a viagem de Jerônimo assume interinamente o vice-governador Geraldo Jr.

 4. Representante do Governo no parlamento baiano, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) fez uso da tribuna, no Plenário, para negar que haja a intenção do Executivo de privatizar a Embasa.

 5.  “Nunca veio um projeto para essa Casa, que apresentasse essa perspectiva. Até porque, em qualquer empresa S.A (de Sociedade Anônima), quem delibera a forma que vai colocar suas ações é o Conselho de Administração”, esclarece. Ainda segundo ele, há um esforço sim de estruturar e universalizar a água na área rural. “É a Cerb quem cria essas condições, mas a gestão da água, muitas vezes não é feita nem pelo município, nem pela Embasa. Essa é a questão que precisa ser discutida”.

  6. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início a mais uma etapa da vacinação bivalente da Covid-19, nesta segunda-feira (27), em Salvador. A estratégia contemplou mulheres custodiadas no Conjunto Penal Feminino Lemos de Brito, no bairro de Mata Escura, respeitando os mesmos critérios para aplicação da vacina, com o intervalo de 4 meses entre a última dose e a atual. 

  7. Além deste grupo, os trabalhadores do sistema prisional também irão receber o imunizante, que oferece uma dupla proteção contra à doença, a cepa da Ômicron e suas variantes. O cronograma da vacinação se estenderá para todos os presídios da capital baiana ao longo da semana.

  8. A vice-prefeita da capital e secretária da pasta, Ana Paula Matos, acompanhou a ação juntamente com a representante da Saúde no Estado, Roberta Santana, e do secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia, José Antônio Maia Gonçalves.

  9. A gestora municipal ressaltou a importância de garantir o acesso à imunização a todos munícipes. “A vacinação dos presidiários ainda permeia alguns debates porque muitos questionam a oferta do serviço para este público, levando em consideração as infrações cometidas. Entretanto, é preciso continuar tratando a saúde como um direito assistido à toda população, considerando a exposição à infecção e impacto da doença vivida pela situação de encarceramento”, afirmou Ana Paula Matos.

  10. Nesta quarta-feira (29), a OAB da Bahia realizará uma edição especial do Mês da Mulher do projeto OAB de Portas Abertas. A iniciativa, que normalmente é aberta ao público geral para prestar esclarecimentos jurídicos básicos sobre temas variados, nesta quarta terá enfoque em questões de relevância e mais vivenciadas pelas mulheres. Os balcões de atendimento do projeto serão instalados na sede da seccional, na Piedade.

  11. Dentre as informações que poderão ser obtidas pelas mulheres estão o processo para solicitar medida protetiva, no caso de mulheres vítimas de violência; conhecimento sobre direitos trabalhistas; como dar entrada no pedido de aposentadoria, dentre outros. A ação funcionará como encerramento das atividades do Mês da Mulher.

  12. “O projeto OAB de portas abertas é uma atividade especialmente voltada para o atendimento à população em geral, para passarmos informações básicas sobre os mais variados temas jurídicos. No mês da mulher, esse projeto contará com uma edição especial, todavia a ideia é elaborarmos inúmeras outras edições temáticas, sempre aproximando a OAB da sociedade. As demandas sociais são inúmeras, mas sabemos que a informação é sempre a primeira arma de defesa que temos”, disse a presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB-BA, Daniela Portugal.  

  13. A Microgeo, empresa 100% brasileira do ramo de biológicos, reuniu cerca de 30 produtores em um evento para demonstrar os benefícios e resultados alcançados com a Biotecnologia Microgeo®.

  14. O diferencial é que esses participantes percorreram fazendas localizadas na cidade de Balsas, no Maranhão, durante o 2º Rally Microgeo. No percurso os participantes estacionaram seus veículos para conhecer as biofábricas CLC (Compostagem Líquida Contínua) e para terem acesso às trincheiras que comprovam os benefícios da tecnologia, ao comparar e analisar o perfil de solo, enraizamento e desenvolvimento das plantas entre as áreas testemunha e as que receberam o Adubo Biológico produzido com Microgeo®.

  15. “Arquitetura e Urbanismo de Salvador” é tema de palestra que será ministrada pelo arquiteto e historiador Francisco Soares Senna, em comemoração aos 474 anos da capital baiana, dia 29 de março, às 16h, na sede do IGHB (Piedade). O encontro abre, este ano, o Ciclo de Palestras Aprendendo e ensinando no Café, coordenado pelos professores Caiuby Costa Alves e Lúcia Góes. 

  16. A palestra será uma abordagem panorâmica histórica, com foco na “Reinvenção de Salvador”, um fenômeno que vem ocorrendo nas últimas décadas, tendo em vista a explosão da “Indústria do Turismo”, que transforma manifestações espontâneas em insumos, estória em história, inverdades em verdades, inovações em tradições e mitos em fatos.

  17. A identidade soteropolitana nos seus contextos mais amplos, incluindo o Recôncavo baiano, com recortes episódicos essenciais à compreensão da sua trajetória histórica, a partir das “Missões” atribuídas à primeira capital da América Portuguesa com seu Centro Histórico, tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

  18. A entrada é gratuita e haverá transmissão ao vivo pelo canal youtube.com/ighbba.

  19. O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.

  20.  o projeto Sacola Literária irá entregar, na tarde desta terça-feira, 28, 200 livros para a Escola Municipal Samuel Galvão de Oliveira, de Campo Formoso. Desenvolvido pela VR Projetos, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa Ferbasa, o projeto também conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa abrange obras para crianças, jovens, adultos e livros em braile, para portadores de deficiência visual. Também acompanha o acervo um grande tapete emborrachado para atividades de leitura ao ar livre.

  21. Para marcar a entrega dos livros na escola, um ato solene será realizado, às 15h, com participação da Analista de Responsabilidade Social da Ferbasa, Ana Freitas, que estará representando a empresa. Após, os alunos participarão de uma atividade de contação de histórias, utilizando os materiais recebidos através do projeto.

 22. A VR Projetos Culturais e Sociais Transformadores é uma empresa que desenvolve projetos culturais voltados à transformação social e facilita o uso das leis de incentivo por empresas, além de explicar como elas podem ser usadas como ferramentas de transformação social.