Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEM LULA, JERÔNIMO NÃO VAI A CHINA; ABI HOMENAGEIA CASA DE RUI BARBOSA

Assalto a filha do vereador Joceval termina em execução de jovem por bandidos (Correio)
25/03/2023 às 10:47
  
  1. O cancelamento da ida de Lula à China desmobiliza estrutura gigante montada para a missão com suspensão das reservas de hotéis, aluguel de veiculos, contratação de tradudores e assim por diante. Alguns hotéis de luxo na região onde o presidente ficaria já não tinham mais vagas — os apartamentos foram todos reservados para integrantes da "missão" brasileira, que contabilizava mais de 230 empresários. Nada que não se possa resolver, mas um transtorno e tanto uma vez que tudo começará do zero, novamente, no momento em que Lula remarcar uma nova data da viagem.

  2. Em nota, o Ministério da Fazenda disse que, em função do cancelamento da missão presidencial ao país asiático, o ministro Fernando Haddad também não fará a viagem neste momento. Segundo a assessoria do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, ele também não vai à China.

Havia grandes expectativas na assinatura de contratos.

  3. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) também anunciou o adiamento da viagem à China neste sábado (25). Em nota, o governador informa que brevemente outra agenda será retomada para prosseguir com a discussão dos investimentos chineses na Bahia. Uma nova data para a viagem ainda não foi definida. Entre as pautas que seriam tratadas na missão internacional estavam as negociações com a BYD, empresa que vai ocupar a planta da Ford em Camaçari. 

  4.  comitiva baiana teria ainda o senador Jaques Wagner (PT) e o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). 
                                                     *****
  5. (Deputado Deltan Dallagnol) Muito grave: PCC tinha acesso ao Detecta, sistema de monitoramento de veículos. Com acesso ao sistema, PCC poderia monitorar vias e horários dos deslocamentos de seus alvos para planejar os assassinatos. Ah, mas tudo não passa de uma armação.

  6. (CORREIO) O que era para ser uma noite de alegria terminou em tragédia no bairro de Piatã, na madrugada deste sábado (25). Maria Rodrigues, 26 anos, que é filha do vereador de Salvador, Joceval Rodrigues (Cidadania), foi vítima de uma tentativa de assalto com dois amigos quando tentava entrar no condomínio onde vive, por volta das 3h, voltando de um aniversário.

  7. Uma amiga de Maria já tinha saído quando dois criminosos chegaram ao carro, mas ela e o empresário Marcos Augusto, 28, que acabou morto, foram pegos na ação. Dentro do veículo, os suspeitos pediram transferências em PIX para os dois e fizeram agressões.

  8. Durante a posse de sua nova diretoria, nesta sexta-feira (24), a Fundação Casa de Rui Barbosa recebeu uma homenagem da Associação Bahiana de Imprensa, uma das instituições guardiãs da memória de Ruy Barbosa na terra natal do jurista, político e jornalista brasileiro. A cerimônia aconteceu na sede da Fundação, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com a presença da classe artística, políticos e autoridades, como a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

  9. Das mãos do presidente da ABI, Ernesto Marques, o novo presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, recebeu a Medalha Rubem Nogueira.

  10. A honraria foi criada pela ABI, como parte das celebrações do Centenário de Morte de Ruy Barbosa, para reconhecer instituições e personalidades proteroras da memória de Ruy e que tenham contribuído com os acervos do Museu Casa de Ruy Barbosa, atual Casa da Palavra Ruy Baborsa. (Clique aqui e saiba quais instituições e personalidades receberam a Medalha no dia 1º de março, nos 100 anos de falecimento de Ruy)

  11. Alexandre Santini foi convidado pela ministra Margareth Menezes para presidir a Fundação Casa de Rui Barbosa, substituindo a teledramaturga Letícia Dornelles, exonerada em dezembro passado. Santini é especialista em políticas públicas de cultura, mestre em Cultura e Territorialidades, bacharel em Artes Cênicas, docente, pesquisador e escritor. Ele também é presidente do Fórum de secretários e dirigentes municipais de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

  12. Em seu discurso, o professor se definiu como um “trabalhador da cultura”, agradeceu aos parceiros do setor e aos funcionários da Fundação, com que disse contar para efetivar o projeto de reconstrução da Casa.

  13. “Essa casa volta a ser uma casa dos saberes, da memória, da pesquisa e do conhecimento. Uma casa da cultura e do povo brasileiro. O MinC voltou, a cultura voltou, a Casa de Rui Barbosa voltou, o diálogo voltou, a civilização voltou!”, celebrou o presidente. 

  14. Ele citou diversas medidas recentes e leis de incentivo à cultura, e falou sobre um novo tempo para o Ministério da Cultura. “É como parte desse ecossistema de recriação do MinC que se dará a reconstrução da Casa de Rui Barbosa, duramente atingida pelo autoritarismo e a guerra cultural dos últimos anos. A volta da ‘Casa Rui’ ao seu lugar de destaque e importância já começou e é uma obra coletiva”, garantiu. 

  15. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, no Diário Oficial deste sábado (25), a lista de 338 professores da Educação Profissional e Tecnológica aprovados no processo seletivo simplificado, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).  

  16. Os candidatos foram convocados por ordem de classificação e devem enviar os documentos exigidos entre 27/03 e 10/04, para o e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br. Este é o mesmo período para a entrega presencial da documentação na sede da SEC, no Centro Administrativo, em Salvador, ou nas sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), para os aprovados no interior.

  17. Dentre os documentos, em original e cópia, estão: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de nível superior para a função temporária que concorreu, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); diploma de conclusão do curso relacionado à função temporária com pré-requisito/escolaridade de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC; títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, se for o caso; carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, se for o caso; e título de eleitor e dos comprovantes dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral fornecida pelo respectivo cartório eleitoral.

  18. O Outono chegou! É nesta época do ano que, aos poucos, as temperaturas ficam mais amenas, com sol e aquele ventinho gelado no fim do dia. Além dessas características, as folhas secas das plantas e árvores são as cores que são símbolos dessa estação. Pensando nisso, a Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, compartilha as tonalidades da Pantone mais marcantes e que estarão em alta durante o período.

  19. Samoan Sun -Esse tom é um amarelo alegre, ideal para iluminar as combinações de visuais para ocasiões durante o dia, podendo fazer parte de composições casuais ou até mais formais, em ternos e calças de alfaiataria.

   20. Lava Falls - Conhecido por ser um vermelho alaranjado, a tonalidade conta com uma presença muito forte nos visuais de outono por lembrar as cores das folhas secas da estação. Essa cor é ideal para criar looks memoráveis ou para trazer um toque em visuais em branco ou preto, além disso, o tom pode ser incorporado nos acessórios como bolsas, echarpes e toucas.

   21. Martini Olive -Em um verde oliva também conhecido como verde militar, a cor foi eleita uma das cores da temporada segundo a Pantone. O visual que já foi tendência em outros anos, volta nesta temporada em peças denominadas “militares”, como calças jogger e casacos pesados, inclusive em estampa camuflada.

   22. Midnight - Em uma versão mais escura do azul ciano, a tonalidade é ideal para um visual cheio de elegância e estilo, podendo estar presente em ternos, vestidos de festa e calças jeans. Essa opção também se conecta a temas de exploração espacial e metaverso, assuntos que estão em alta no momento.