Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PONTE FANTASMA SALVADOR-ITAPARICA COMPLETA BODA CRISTAL; NETO IRONIZA

Jerônimo vai a China e leva mais uma vez o projeto da ponte
24/03/2023 às 10:45
    1. O ex-prefeito de Salvador e secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, criticou nesta sexta-feira (24) a falta de transparência sobre a construção da Ponte Salvador-Itaparica. A promessa foi apresentada pelo PT há 14 anos, com data de inauguração prevista para 2013 e cerca de R$ 1,2 bilhão de investimento à época.

  2. “O projeto já passou por quatro mandatos de governos petistas e até agora nenhum pilar foi levantado”, ressaltou Neto em publicação feita no Twitter.

  3. Anunciada em 24 de março de 2009 pelo então governador da Bahia, senador Jaques Wagner, o projeto fez parte dos discursos eleitorais de duas campanhas de Rui Costa e na campanha de Jerônimo Rodrigues, mas, concretamente, nada saiu do papel.

  4. “Queremos acreditar que, finalmente, a ponte vai sair do papel e será tratada com a seriedade que falta há mais de uma década”, acrescentou o ex-prefeito.

  5. O governador Jerônimo Ropdrigues está relacionado na comitiva do presidente Lula que irá à China, no domingo, 26. Entre os temas que Jerônimo pretende discutir com os chineses estão a ponte Salvador-Itaparica e os entendimentos com a BYD para resolver os impasses visando a construção do VLT da capital baiana, cuja obra está parada desde a pandemia, e a produção de veículos elétricos no parque industrial da Ford, em Camaçari.

  7. “Esperamos voltar com soluções, inclusive, no caso da Ford e da BYD, com um documento assinado sobre essa questão de Camaçari, que precisa ser tratado entre as duas empresas”, disse Jerônimo. “Também iremos tratar (na China) de outros projetos estratégicos envolvendo energia eólica, produção de tecnologia, escolas e telemedicina. Por isso, ficarei mais tempo, uns cinco ou seis dias depois da volta do presidente”, declarou.

  8. Enquanto Jerônimo estiver nas China, quem assumirá o comando do Executivo estadual será o vice-governador Geraldo Júnior (MDB).
                                                 **** 
  9. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, negou que esteja em atrito com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em função da elaboração da nova proposta de arcabouço fiscal. A declaração foi feita após reunião com o chefe da equipe econômica.

  10. “O teor [da reunião] foi o trabalho em conjunto para o governo Lula dar certo, e essa parceria aqui da Fazenda-Casa Civil. E trabalhando junto que o governo Lula dá certo. E estamos trabalhando firme e vamos nessa parceria, com a certeza de garantir emprego, renda e o que o Brasil melhore”, defendeu Costa. “Não tem atrito”, acrescentou.

  11. O deputado estadual Hassan (PP) acompanhou o governador Jerônimo Rodrigues na tarde dessa sexta-feira (24) em evento realizado no Parque de Exposições, localizado na Avenida Paralela, em Salvador, quando foram entregues 80 ônibus escolares rurais. Os veículos são destinados a atender a estudantes da rede pública que moram na zona rural e precisam de transporte para o deslocamento até a escola mais próxima. 

  12. “Essa é uma ação revestida de grande importância, para evitar a evasão escolar e garantir o acesso dos estudantes às salas de aula”, disse Hassan, elogiando a iniciativa do governador Jerônimo, que foi secretário da Educação na gestão de Rui Costa.

  13. Anuncia-se mais uma vez que o presidente Jair Bolsonaro retornará ao Brasil dia 30 de março. 

  14. Neste domingo (26) é comemorado o Dia do Cacau, a principal matéria-prima para a fabricação do chocolate.

  15. A produção brasileira de cacau está concentrada nos estados do Pará e da Bahia. De acordo com a pesquisa Produção Agrícola Municipal 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma área plantada de 590 mil hectares e produção anual de 270 mil toneladas, sendo Pará responsável por 53,6% e Bahia por 39,9%.

  15. Chocolate é delicioso, faz bem e todo mundo adora. Por isso, também é importante conhecer os benefícios desse alimento, como, quando e qual melhor chocolate comer, para usufruir da melhor maneira os nutrientes e gorduras encontradas nele.

  16. Nos quase três primeiros meses de 2023, a capital baiana não registrou morte em virtude da leptospirose, doença infecciosa causada pela urina dos ratos infectados, e apenas quatro casos foram confirmados, mantendo-se a média histórica anual. Os dados são resultado da atuação preventiva promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

  17. De dezembro de 2022 até esta sexta-feira (24), foram realizadas 492 ações preventivas, em localidades como Paripe, Coutos, Periperi, Plataforma, Lobato, São Caetano, Pirajá, Pau da Lima, São Marcos, Mata Escura, Sussuarana e Uruguai. Também abrangeu a região da orla, córregos e canais, entorno das feiras municipais, praças públicas como a da Piedade, Ana Lúcia Magalhães, dos Eucaliptos e Castro Alves, além das principais avenidas como a Vasco da Gama, Bonocô e Sete Portas. A iniciativa mobiliza 70 agentes de combate as endemias.

  18. As atividades são orientadas pelo Programa de Controle da Leptospirose, no qual bairros com maior número de casos confirmados recebem atividades de inspeção, orientação e intervenção química, e com a aplicação de raticida quando necessário. Em 2022 foram contemplados principalmente os bairros de Paripe, Coutos, Periperi, Plataforma, Lobato, São Caetano, Pirajá, Pau da Lima, São Marcos, Mata Escura, Sussuarana e Uruguai.

  19. “Nesse sentido, já intensificamos a intervenção química para reduzir a população de ratos nas regiões de maior incidência de Salvador e minimizar os riscos de transmissão da leptospirose. Essa mesma estratégia seguirá em locais que apresentam o perfil mais propício para a infestação de roedores”, destaca a veterinária Cristiane Yuki, chefe do setor de Vigilância e Controle das Zoonoses.

  20. Conforme Cristiane, os casos de leptospirose notificados são investigados para avaliação ambiental e determinação do local provável de contaminação, e a partir disso, acontecem as ações para controle dos reservatórios. Além disso, ações preventivas complementares são realizadas cotidianamente na capital baiana, a exemplo das atividades de inspeção e desratização antes mesmo do período das chuvas, com o intuito de reduzir a infestação de roedores.