Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PMI DO 8 DE JANEIRO VAI DOMINAR DEBATES POLÍTICOS DURANTE TODO ANO

imagens que o STF mandou divulgar só chegaram a opinião pública após o furo da CNN
24/03/2023 às 09:40
    1. O general Gonçalves Dias, ex-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), pode ser enquadrado pelo crime de prevaricação por não avisar as autoridades que estava no Palácio do Planalto em 8/1, segundo a colunista do UOL Thaís Oyama.

  2. Investigadores envolvidos na investigação da Polícia Federal sobre o 8/1 dizem que o general Gonçalves Dias tinha a obrigação de ter procurado as autoridades policiais para dizer uma coisa que ninguém sabia: dizer que estava no Palácio do Planalto no momento da invasão. Portanto, ele poderia ajudar a Polícia Federal a não só reconhecer os invasores, como também, posteriormente, ajudar na individualização da conduta".

  3. O general, caso tivesse cumprido o que as autoridades consideram um dever dele de ter se apresentado à Polícia Federal para dizer que estava lá, ele poderia ter dito que 'fulano de tal estava lá tentando abrir a porta', 'esse senhor estava lá tentando derrubar o relógio'. Ele poderia ter contribuído para a individualização da conduta".

  4. (CPMI) O cenário de destruição protagonizado por vândalos golpistas na Praça dos Três Poderes em Brasília em 8 de janeiro ainda ecoa de forma nítida pelos prédios da capital federal e as articulações políticas e escândalos desvelados nos últimos dias levam a crer que o tema seguirá no centro da pauta política do país por tempo indefinido.

  5. (GLOBO.COM) As bases do governo e da oposição no Congresso já definiram quem serão seus alvos prioritários na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os ataques golpistas.Nos bastidores, Dino tem repetido que sabe que está na mira e que seu cargo - mas que seu cargo é de confiança do presidente Lula, a quem cabe tirar ou manter. E que todas as suas decisões são tomadas após aval do presidente Lula, que tem ratificado sua gestão.

  6. Agora, lembra Dino a aliados, se ele sair do Ministério da Justiça, volta ao Senado, com 8 anos de mandato - o que oposição parece estar se esquecendo. Os governistas, por sua vez, querem mirar nos militares – entre eles, o general Braga Netto, que foi ministro da Defesa e da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL) e candidato a vice na chapa derrotada à reeleição.

  7. Bolsonaristas aliados de Torres avaliam que o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres – único bolsonarista de alto calibre preso em decorrência das investigações sobre os ataques golpistas – tem pago uma conta que não seria apenas dele- e que a CPMI será uma chance para “tirar militares como Braga Neto da zona de conforto”

  8  (ESTADÃO) Vídeos do ataque ao Palácio do Planalto, divulgados neste fim de semana pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), mostram detalhes da ação dos invasores no dia 8 de janeiro, quando este e outros prédios públicos foram depredados em Brasília por vândalos que contestavam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial.

  9. As imagens do circuito interno do palácio reforçam a ação violenta cometida por extremistas. Além da depredação do patrimônio, as gravações mostram agentes do GSI cumprimentando invasores e até tentativa de arrombamento de caixa eletrônico.

  10. São mais de 160 horas de vídeos. O material, ao qual o Estadão teve acesso, foi capturado por 33 câmeras espalhadas nos quatro andares do Planalto.

  11. As câmeras registraram como os invasores ocuparam o epicentro do poder no Planalto. Zanzando sem serem importunados no terceiro andar do palácio, onde fica o gabinete do presidente Lula, eles puderam destruir obras de arte e quebrar vidros.

  12. Ex-ministro do GSI, o general da reserva Gonçalves Dias foi exonerado na quarta-feira, após a CNN Brasil divulgar imagens até então inéditas, mostrando que ele indicou a golpistas a saída do terceiro andar. Em depoimento, o G. Dias, como é conhecido, disse que não tinha condição de efetuar prisões sozinho e encaminhou os invasores para serem detidos no segundo piso.

  13. Golpistas acolhidos por militar no Planalto e tentativa de roubo a caixa eletrônico
Um dos vídeos compromete a situação do major José Eduardo Natale, que fazia parte do GSI da Presidência. O oficial aparece conversando calmamente e até cumprimentando extremistas com apertos de mão no corredor do terceiro andar do Planalto, onde fica o gabinete presidencial. Veja:

  14. As câmeras de segurança do Palácio do Planalto captaram todos os passos do ex-ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias, no dia da invasão. Trechos das imagens analisadas pelo Estadão mostram o general do Exército surpreso ao se deparar com extremistas no terceiro andar do Planalto e atônito ao ver os estragos na portaria principal do prédio. Veja:

  15. Às 21h47, aparecem nas imagens o ministro da Justiça, Flávio Dino, o ministro da Defesa, José Múcio, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, conversando após a invasão. Àquela altura o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já estava no Planalto. Em outros trechos, é possível ver o presidente Lula demonstrando irritação durante conversas com ministros. Veja:

  16. Os vídeos registraram os minutos iniciais da invasão ao Planalto, que ocorreu entre as 15h00 e as 15h30 daquele dia. Em apenas 30 minutos de ação, os golpistas conseguiram expulsar os agentes do GSI do prédio e fizeram os agentes da Tropa de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal recuarem para se proteger da horda golpista que os apedrejava.

  17. Os primeiros invasores surgem no Planalto às 15h19. Neste horário, os policiais estavam agrupados do lado de fora. A barreira é formada às 15h11, mas desfeita às 15h27, após o lançamento de uma série de bombas de gás. Também é possível observar quando um dos vigias encosta a porta principal, mas deixa um vão aberto que, mais tarde, é ampliado por radicais. 
                                                 *****
  18. O CEPARH é um centro médico e DayHospital com centro cirúrgico aberto, composto por várias especialidades. Além disso, é uma unidade filantrópica dedicado à pesquisa em reprodução humana, ginecologia e planejamento familiar, com sede na cidade de Salvador, Bahia, seja na rede pública ou privada.

  19. Fundado em 1981, o CEPARH foi criado com o propósito de dar continuidade aos programas de planejamento familiar desenvolvidos pelo renomado médico Elsimar Coutinho, na Maternidade Climério de Oliveira - hospital escola da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

  20. Hoje, possui espaço próprio e tornou-se um moderno Centro de Saúde, preparado para oferecer ampla assistência à população. Atualmente, são realizados por mês cerca de 700 atendimentos particulares e 1.300 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além dos atendimentos da cota de gratuidade.

  21. O espaço é constituído de 13 consultórios, 02 salas de ultrassonografia, 01 sala de mamografia e 01 checkup cardiológico e um Hospital Day, contemplando serviços de laboratório, anatomia patológica, centro cirúrgico, ambulatórios, enfermarias, apartamentos, serviço de mastologia com mamografia, ultra-sonografia, densitometria óssea, além de uma farmácia de manipulação.

  22. O CEPARH dispõe de uma equipe multiprofissional dentre eles, assistentes sociais, médicos, enfermeiras (os), técnicos de enfermagem, farmacêutico e uma orientadora profissional. Além de oferecer atendimento especializado aos pacientes, o centro ainda realiza atividades socioeducativas por meio de palestras sobre planejamento familiar e oferece acesso gratuito a diferentes métodos contraceptivos.

  23. Conforme Política Nacional de Atenção Básica, de 2006, o planejamento familiar deve ser oferecido à população em idade fértil nas seguintes modalidades: métodos contraceptivos de barreira; contraceptivos orais e injetáveis; dispositivo intra-uterino (DIU) e métodos contraceptivos cirúrgicos como a Vasectomia e a Ligadura Tubária.

  24. O CEPARH é a única instituição filantrópica da Bahia que oferece, conforme legado do Dr. Elsimar Coutinho, atendimento médico especializado e gratuito à população. O setor de planejamento familiar, contratualizado ao SUS de Salvador através do termo aditivo nº 244/19, atende, desde o ano de 2014,   pacientes de Salvador e região metropolitana por demanda espontânea ou agendamento.