Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA LANÇA OPERAÇÃO CHUVA E INAUGURA CONTENÇÕES DE ENCOSTAS

Presidente da República derrapa feio ao dizer que ação da PF no caso Moro foi "armação" do senador

23/03/2023 às 10:44
    1.  A Prefeitura de Salvador lança nesta sexta-feira (24), a partir das 9h30min, a Operação Chuva 2023 durante cerimônia na Praça Orungan, na avenida Oceânica (Barra). Os detalhes da operação serão apresentados pelo prefeito Bruno Reis, pela vice-prefeita e secretária Municipal da Saúde, Ana Paula Matos, e pelo diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, dentre outras autoridades municipais. Além do lançamento, o prefeito vai entregar contenções de encostas e assinar ordens de serviços para novas contenções e geomantas na cidade.

  2. Antes de lançar a operação é bom consertar a placa da pracinha Orugan que está toda pikchada.

  3. As declarações de Lula, hoje, em visita a Marinha dando conta de que a Operação da PF que desarticulou um planejamento do PCC para matar Sérgio Moro foi uma "armação" do senador foi a pior que o chefe do Executivo deu até agora em seu governo, mostrando que está com abalos emocionais. Como declarar uma situação dessas num orgão que é da estrutura do governo federal? É desmoralizar a PF e seu ministro Flávio Dino.

  4. O presidente errou e feio. Moro disse, em resposta, que o presidente não tem "decência" e afirmou que se acontecer alguma coisa a ele e sua familia Lula será o responsável. 

  5.  O SAC promove um atendimento exclusivo para crianças e adolescentes até 17 anos para serviços de RG. A ação faz parte do Projeto Pequeno Cidadão, que acontece neste sábado (25), nos postos SAC Comércio e Pernambués. O atendimento, em um ambiente lúdico e preparado para o público infantil, será de 8h às 12h. 

  6. Vale salientar que antes de se dirigir aos postos, é preciso agendar previamente através do email projetopequenocidadao@saeb.ba.gov.br. A primeira via de RG é gratuita. A partir da segunda via, é necessário pagar uma taxa de R$ 46,19. Para solicitar a carteira de identidade, é preciso apresentar certidão de nascimento original. 

  7. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). 

  8. (Agência Senado) O presidente do Senado e também do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, anunciou em Plenário, nesta quinta-feira (23), que decidiu acatar a questão de ordem apresentada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), líder do bloco da Maioria, e oficializou o retorno do funcionamento das comissões mistas para análise prévia das medidas provisórias (MPs). 

  9. Pacheco disse que sua decisão, como presidente do Congresso, será proferida por escrito e encaminhada aos senadores e deputados, declarando assim a prejudicialidade do ato conjunto, da Câmara e do Senado, que suspendeu a partir de março de 2020 o funcionamento das comissões mistas em razão da pandemia de covid-19.

  10. Pacheco esclareceu que a decisão veio após a unanimidade dos líderes partidários manifestarem, em reunião ocorrida antes da sessão plenária, apoio ao retorno das comissões mistas, reforçando o pedido para que o rito de tramitação das matérias atenda ao que é determinado pela Constituição. 

  11. O presidente do Congresso ressaltou que permitir a apreciação constitucional das MPs, seja rejeitando ou aprovando, é uma obrigação de todos os parlamentares. A decisão, observa, diminui o poder hoje concentrado nas Mesas das duas casas legislativas.

  12. — Temos um compromisso com o Brasil; não é um compromisso com o governo necessariamente, é um compromisso com o Brasil de que medidas provisórias sejam apreciadas sob o rito previsto na Constituição Federal, com a instituição e a instalação imediata das comissões mistas, que serão compostas por deputados federais e e senadores, naturalmente permitindo um debate concentrado num colegiado de menor número para cada medida provisória, que é a razão de ser das comissões mistas, e de uma forma muito democrática, respeitando-se, inclusive, a proporcionalidade na indicação desses membros das comissões mistas, e, com isso, retirando o poder concentrado da presidência do Senado e da presidência da Câmara dos Deputados na condução de medidas provisórias — afirmou Pacheco. 

  13. Ele lembrou que, desde o início de fevereiro, a Mesa do Senado decidiu pelo retorno do rito normal das MPs, com o funcionamento das comissões mistas, revogando o ato das duas Casas (Ato nº 1, de 2020) que permitia a exceção, em razão da pandemia de covid-19. 

  14. Pacheco disse que, em deferência à Câmara dos Deputados, preferiu aguardar que a Comissão Diretora da Câmara tomasse a mesma decisão, já que era um ato conjunto. Pacheco asseverou que "os fundamentos fáticos que o sustentam [o Ato nº 1] não mais existem na realidade". Isso porque o estado de calamidade pública decorrente da pandemia foi encerrado no final de 2022 e que o modelo tradicional de apreciação de MPs deveria ser retomado nos mesmos moldes de antes da crise sanitária. 

  15. Acompanhando o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária de Educação do Estado (SEC), Adélia Pinheiro, o deputado Estadual e Líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT) participou, nesta quinta-feira (23), da entrega do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, em Ilhéus. A nova unidade escolar do Litoral Sul recebeu investimentos de mais de R$ 25 milhões, aplicados nas obras físicas, equipamentos e mobiliário.

  16. “Esse é um equipamento importante, moderno, com toda diversidade possível para atender a nossa juventude e com tudo que um adolescente precisa para ter uma educação cidadã. É um megacomplexo escolar, com uma estrutura do tamanho do merecimento da nossa população”, disse Rosemberg.

  17. São 24 salas climatizadas, quatro laboratórios, auditório, refeitório, biblioteca, espaço Maker, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, piscina semiolímpica com vestiário, além de outros espaços. A construção foi coordenada pela Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

  18. Essa é a 26ª unidade de tempo integral entregue pelo governo do Estado, seguindo o novo modelo, que começou em 2022, ainda na gestão do então governador Rui Costa e atual Ministro da Casa Civil.

  19. Além disso, mais de 350 obras desse tipo estão em execução na Bahia neste momento, entre construção de novas unidades, ampliação ou modernização. Em menos de um mês, esse é o segundo estabelecimento de ensino destinado à região, o primeiro ocorreu no último dia 3, em Itabuna.

   20. O show Elas à frente é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com as Secretarias de Educação, Turismo e Cultura - através da Gato Dourado Produções e Mochi LAB- para celebrar as lutas e as conquistas das gerações de mulheres baianas e brasileiras no mês de março. 

  21. A ação tem como objetivo mobilizar a sociedade para reflexão sobre a dignidade menstrual, um direito reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014, dentro da dimensão de saúde pública e direitos humanos econômicos, sociais e culturais. 

  22. Outra questão considerada pelo evento, e de grande importância para as mulheres baianas que somam 81% chefes de família registradas no CadÚnico (SEI 2022), é o programa Bahia Sem Fome. Por isso, a entrada do Show Elas à frente é um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que será revertido para o programa, ou um pacote de absorvente para a campanha em favor da dignidade menstrual.

  22. Com direção artística de Hebe Alves, professora, atriz e diretora de teatro premiada, e direção musical da cantora e compositora Manuela Rodrigues, o espetáculo traz só mulheres ao palco da Concha Acústica do TCA, no dia 28 de março, terça-feira, e um grupo potente de mulheres artistas que marcam a cena cultural baiana da capital e do interior.