Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MULHERES QUE FAZEM A DIFERENÇA EM SALVADOR FORAM HOMENAGEADAS NA ALBA

Jornalistas de três emissoras de televisão no Equador receberam nessa segunda-feira (20/3) envelopes contendo pen drives carregados com explosivos
22/03/2023 às 10:42
   1.  Mulheres que atuam na Prefeitura de Salvador, por meio da administração direta ou indireta, foram homenageadas nesta quarta-feira (22), durante a 24ª edição do prêmio Mulher que Faz a Diferença na Comunidade e Sociedade. A premiação ocorreu na Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

  2. Uma das agraciadas foi a agente de limpeza urbana Desyjane do Nascimento, de 42 anos, reconhecida pela responsabilidade e bom humor com que exerce a profissão diariamente. “É uma emoção muito grande poder representar as margaridas, nome carinhoso como somos chamadas aqui em Salvador. Para mim, é uma honra receber essa homenagem, principalmente por saber de onde eu vim e saber que hoje exerço esse trabalho maravilhoso”, opinou.

  3. Desyjane conta que trabalha há 15 anos como agente de limpeza em uma empresa terceirizada da Limpurb e, hoje, atua na varrição, na região do Pelourinho. “Eu acordo às 4h e pego o carro às 4h30. Na visão da sociedade, a mulher é um ser frágil, mas a gente que desenvolve um trabalho com amor, trabalha com mais carinho, com mais dedicação. Essa é uma profissão muito linda e que eu amo. Tem uma frase que eu gosto e diz: ‘Independente do tamanho da estrela, todo mundo tem espaço no céu’”, acrescentou.

   4. A vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, também foi homenageada pelo olhar sensível às questões sociais da cidade e pela dedicação ao trabalho. “Busco fortalecer, impulsionar e inspirar outras mulheres. Pelas ruas de Salvador, todos os dias aprendo com mulheres que são grandes profissionais, empreendedoras, chefes de famílias, acolhedoras e líderes. Tenho muito orgulho disso e saúdo todas as mulheres que foram homenageadas”, afirmou.

   5. A diretora do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), Maria Eduarda Lomanto, se disse orgulhosa por fazer parte da relação de mulheres da gestão municipal que foram homenageadas. "Esse é um prêmio específico sobre os nossos serviços, sobre o que a gente faz para a comunidade e a Prefeitura de Salvador sempre busca inovar. 

  6. Esse ano, nós estamos concorrendo pela inovação com o programa Mulher, que estamos lançando dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). Então, é um orgulho muito grande. Cada vez estamos mais próximos da comunidade e, aqui, representamos com carinho muitas mulheres que trabalham conosco”, destacou.

  7. Para a subsecretária da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Tainá Barbosa, a premiação de tantas mulheres na Prefeitura ocorre em consequência da dedicação de cada servidora e de cada profissional na esfera municipal. 

  8. “A Prefeitura vai além da parte burocrática, do gabinete, das funções que a gente tem que fazer enquanto servidores. Somos envolvidas pelo fazer, por gostar de fazer e por ver o trabalho mudando a vida das pessoas”, refletiu.  

   9. Também foram homenageadas, na tarde de hoje, a secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento; a titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; a diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira; a coordenadora de Políticas para Infância, Adolescência e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira; a agente de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Magnólia Cerqueira; e a salva-vidas da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), Valéria Silva.
                                                                            *****
  10. As obras de requalificação das estruturas físicas do Centro Olímpico de Natação serão entregues, nesta quinta-feira (23), às 11h, pelo governador Jerônimo Rodrigues, que estará acompanhado da ministra do Esporte, Ana Moser.

  11.  As intervenções no centro, localizado na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), em Salvador, incluíram a construção de novo pódio, arquibancada, vestiário para atletas, sanitário público, além do serviço de pavimentação e paisagismo. O trabalho foi coordenado pela Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre).

  12. O radialista, administrador e assessor político Inácio Machado se filiou ao partido Solidariedade na tarde dessa quarta-feira, 22/03. Ao lado do presidente e deputado estadual, Luciano Araújo, e do presidente do diretório municipal Adriano Meirelles, o assessor firmou a nova parceria para a caminhada política. “Estou unindo forças com essas duas lideranças para fortalecimento do Solidariedade aqui no município de Salvador”, disse Inácio.

  13. O Solidariedade comemorou a chegada do novo filiado. Inácio se viu atraído pelo partido quando conheceu suas bandeiras no combate às desigualdades e na luta pela dignidade da vida. “Vejo nas figuras de Luciano e Adriano o compromisso com as lideranças, a seriedade e o histórico de cumprir seus acordos e muita competência e habilidade a frente do partido em nosso estado e capital”, reforçou Inácio Machado.

  14. O SineBahia adota um atendimento 100% espontâneo em nove postos SAC da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS). A partir desta quarta-feira (22), os cidadãos já podem realizar os serviços Pesquisa de Emprego e Encaminhamento para Empresas sem necessidade de fazer agendamento prévio. Os postos contemplados são Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho.  

  15. Eles se juntam a Cajazeiras, Comércio e Pernambués, que já realizam estes serviços somente por ordem de chegada. O intuito da mudança é facilitar a vida das pessoas, trazendo mais dinâmica e agilidade. Vale salientar que esses serviços também podem ser feitos através de vídeo-atendimento; e que os outros serviços do SineBahia continuam tendo a necessidade de se agendar através do SAC Digital. 

  16. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). 

   17. O SineBahia adota um atendimento 100% espontâneo em nove postos SAC da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS). A partir desta quarta-feira (22), os cidadãos já podem realizar os serviços Pesquisa de Emprego e Encaminhamento para Empresas sem necessidade de fazer agendamento prévio. Os postos contemplados são Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho.  

  18. Eles se juntam a Cajazeiras, Comércio e Pernambués, que já realizam estes serviços somente por ordem de chegada. O intuito da mudança é facilitar a vida das pessoas, trazendo mais dinâmica e agilidade. Vale salientar que esses serviços também podem ser feitos através de vídeo-atendimento; e que os outros serviços do SineBahia continuam tendo a necessidade de se agendar através do SAC Digital. 

  19. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). 

  20. Ela destaca que Marília Correa Assef é a nova diretora de Jornalismo da TV Cultura. Ela assume o cargo no lugar de Leão Serva, que comandou o departamento por quatro anos. Ele será diretor internacional de Jornalismo da emissora e correspondente em Londres. Em sua terceira passagem pela emissora, Marília era desde 2019 chefe de Redação da TV Cultura. No lugar dela ficará José Vidal Pola Galé, que trabalhou no Jornalismo da emissora anteriormente.

  21. Jornalistas de três emissoras de televisão no Equador receberam nessa segunda-feira (20/3) envelopes contendo pen drives carregados com explosivos. Lenin Artieda, da emissora privada Ecuavisa, foi um dos repórteres que recebeu o envelope. Ao inserir o pen drive em um computador, ele explodiu. Segundo a polícia local, Artieda “teve um problema na mão e escoriações leves no rosto, mas nada complexo”.

  22. Também receberam envelopes explosivos Mauricio Ayora, da TC Televisión, de Guayaquil, e Milton Pérez, da Teleamazonas, de Quito. Segundo a ONG Fundamedios, que promove a liberdade de imprensa no Equador, “o mesmo modus operandi foi utilizado nos três atentados”.

  23. Vale lembrar que no ano passado o canal RTS foi atacado com tiros de armas de fogo, e, em 2020, um artefato explodiu nas instalações da Teleamazonas.

  24. Em artigo publicado no último domingo pela Folha de S.Paulo, Katia Brembatti, presidente da Abraji, e Bia Barbosa, coordenadora de incidência da Repórteres Sem Fronteiras, alertam para o possível desfecho do julgamento envolvendo a jornalista Juliana Dal Piva e do advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Frederick Wassef, que deve retornar à pauta do Tribunal de Justiça de São Paulo nos próximos dias.

  25. Após a publicação do podcast A vida secreta de Jair, que foi ao ar em julho de 2021, a repórter do UOL recebeu uma mensagem do advogado da família Bolsonaro a ameaçando. Ela levou o caso para a justiça, que condenou Wassef em primeira instância, mas na decisão o juiz Fábio Junqueira, da 6ª Vara Cível do TJ-SP, também sentenciou a jornalista por divulgar a mensagem, transformando a vítima em ré do seu próprio processo. Para o magistrado, a jornalista feriu a privacidade do réu.