Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MORO REPUDIA ATAQUE DE LULA SOBRE O F... E DEFENDE OPERAÇÃO LAVA JATO

LULA feriu a liturgia do cargo. Segundo o senador, Lula está se vingando do povo brasileiro
21/03/2023 às 10:39
  1.  O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) respondeu, em entrevista à CNN nesta terça-feira (21), às críticas feitas a ele pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante entrevista ao portal de esquerda Brasil 247, atacando-o com palavras de baixo calão.

   2. Ao 247 Lula relembrou o período em que esteve preso em Curitiba: “De vez em quando ia um procurador, de sábado ou de semana, para visitar, ver se estava tudo bem. Entravam três ou quatro procuradores, e perguntavam: ‘tá tudo bem?’ E eu respondia: ‘não tá tudo bem, só vai estar bem quando eu f…. esse Moro'”.

   3. Segundo Moro, “quando o presidente utiliza essa fala, ele gera até certo risco para mim e para a minha família”. “Eu repudio essa fala do presidente Lula. Fala de baixo calão, utilizando termos grosseiros, de uma forma que eu nunca me reportei a ele”, acrescentou o parlamentar.

  4. Ainda de acordo com o senador, Lula “feriu a liturgia do cargo”. Moro questionou se a fala não seria uma forma de “desviar o foco das falhas do governo federal” e, em seguida, fez críticas à gestão do presidente.

  5. “O presidente está se vingando da população brasileira porque o governo não está apresentando resultados. Houve um crescimento econômico pífio em decorrência do grande descontrole fiscal do governo”, avaliou Moro.

  6. “Lula foi condenado por nove magistrados, não foi somente eu. No tribunal em Porto Alegre, três juízes mantiveram a sentença. E depois essa decisão foi mantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, por outros cinco magistrados.”

  7. “Houve sim a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas o STF nunca disse que Lula era inocente ou que ele teria sido absolvida das responsabilidades”, concluiu Moro.
                                                                       *****
  8. (SALVADOR) A aplicação da bivalente para os dos idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente.

  9. A ampliação dos grupos prioritários ocorre de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde, podendo ser antecipada de acordo com a disponibilidade dos imunizantes e da situação epidemiológica. A vacinação dos quilombolas será feita nas Ilhas, conforme planejamento local, e das pessoas institucionalizadas (abrigados e trabalhadores da saúde) será feita nas instituições da qual eles fazem parte.

   10. As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de dois meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Ainda dentro deste público, quem já foi vacinado com três doses poderá receber a bivalente, neste caso, respeitando o intervalo de quatro meses a partir da 3ª dose.

   11. Documentação: Para ter acesso à bivalente, é necessário residir em Salvador e possuir o Cartão SUS habilitado para a capital baiana. A consulta pode ser feita no site www. saude. salvador. ba. gov. br/ servicos/servicos-online/reimpressao-de-cartao-sus/ .

  12. A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/ servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde.

   13. Gestantes: Segundo o informe técnico, para a gestante não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente que a mulher afirme seu estado de gravidez.

   14. Puérperas: Deverão apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante e documento do hospital onde ocorreu o parto)

   15. Trabalhador da saúde: Deverá ser apresentado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde, seja através de crachá, contracheque ou a carteira do conselho ou declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do profissional.

   16. Pessoa com deficiência: O indivíduo ou responsável deverá informar ao profissional do ponto de vacinação qual o tipo da deficiência possui.

  17. A defensora dos animais e vereadora licenciada, Marcelle Moraes doou 1 tonelada de ração para os protetores que auxiliam os gatos abandonados na colônia do bairro de Piatã, em Salvador, nesta terça-feira (21). A ação marca o mês em que é celebrado o Dia Nacional dos Animais.

  18. Com recursos próprios, Marcelle arrecadou o alimento também com apoio de uma campanha através da rede social de Marcelle: a cada compartilhamento da postagem sobre a ação, um quilo de ração seria doado aos felinos.

  19. Reforça a necessidade de viabilizar recursos para as áreas de vulnerabilidade animal. “Sabemos que hoje o ponto de Piatã é buscado por milhares de pessoas que realizam o abandono de gatos, uma atitude completamente irresponsável. Felizmente, há o auxílio de inúmeros protetores sensíveis à causa que dispensam tempo e cuidados com os bichos, fico muito feliz em contribuir em garantir a segurança alimentar desses felinos para ajudar a diminuir o sofrimento desses seres indefesos”.

  20. O Santander vai isentar o valor da inscrição – de cerca de R$ 2 mil, em média – e diminuir a espera para ingresso no maior programa de formação de empreendedores do mundo, o Empretec. A iniciativa é do segmento Empresas da instituição financeira que quer ampliar o acesso ao seminário intensivo da Organização das Nações Unidas (ONU) para quem já possui um negócio, ou pretende começar.

   21. A ação do Santander tem início pelo estado de São Paulo que é, também, a região com o maior número de vagas, 230 no total. As inscrições para candidatos paulistas vão de 21 de março a 27 de abril, exclusivamente pelo portal SantanderX, a plataforma do Banco para bolsas e programas para empreendedores e empresas.

  22. Os resultados para o empreendedor saber se é elegível para as entrevistas de seleção ao programa Empretec serão divulgados na primeira semana de maio.

   23. Vale destacar que os empreendedores que se inscreverem às bolsas do Santander ainda precisarão passar por um processo seletivo.

   24. O Santander ainda planeja levar o programa para todo o Brasil, entendendo o apoio ao empreendedorismo como um tema nacional. Neste sentido, até o momento já estão confirmadas 70 vagas para Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.