Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CRIMINOSOS DO RN AMEAÇAM GUERRA AO ESTADO E INCENDEIAM CASAS EM NATAL

O ministro Flávio Dino, da Justiça, diz que vai mandar mais 100 homens da Força Nacional para o RN
18/03/2023 às 10:54
  1. (UOL) Criminosos que se identificam como membros da facção responsável por ataques no Rio Grande do Norte divulgaram um vídeo nas redes sociais com exigências para o fim dos atos de violência que aterrorizam o estado desde terça-feira (14). O Ministério Público e o governo estadual investigam o caso e tentam identificar os autores.

  2. Os homens fazem ameaças a policiais e autoridades do Rio Grande do Norte. "Essa guerra não vai parar enquanto tudo isso que a gente tá deixando claro não for aceito pelo governo." Um dos homens mascarados diz: "A gente não quer guerra, a não ser com o governo. Nossa guerra tá declarada com o Estado". 

  3. (TRIBUNA DO NORTE, BRUNO VITAL) A onda de violência segue aterrorizando os potiguares. Quatro criminosos se passaram por agentes da Força Nacional, invadiram casas, expulsaram moradores e atearam fogo em três residências na madrugada deste sábado (18), no bairro Igapó, zona Norte de Natal. O fogo consumiu móveis, eletrodomésticos, telhado, itens pessoais e documentos, um dano material irreparável e um “trauma para a vida toda” para uma família de nove pessoas. “Foram 35 anos de luta para construir isso aqui para ser tudo destruído em dez minutos”, conta a moradora de uma das residências. Uma vaquinha foi criada para arrecadar ajudar a família.

  4. Ainda muito abalada, a proprietária da casa disse que os criminosos chegaram pouco depois da meia-noite. “Foi quando a gente estava se preparando para dormir”, lembra. “Chegaram armados e encapuzados, dizendo que eram da Força Nacional, mas não eram da Força Nacional. Vimos tudo que construímos em 35 anos sendo destruído em minutos”, acrescenta. De acordo com os moradores, os criminosos atearam fogo nos móveis da casa principal e as chamas se alastraram para outras duas casas menores que ficam nos fundos da residência principal. Ao todo, nove pessoas moravam nas casas atingidas.

  5. O desespero tomou conta dos moradores, que ainda não sabem onde irão passar as próximas noites. “A ficha não caiu. A gente olha para tudo isso destruído e fica sem saber o que pensar, o que fazer, parece que não é com a gente. Não sei o que fazer, onde vou dormir, não sei nem o que pensar porque não teve motivo nenhum. Se identificaram como policial, entraram e fizeram o que quiseram. Foram minutos que pareciam horas de terror, deixaram uma destruição sem tamanho”, relembra uma das moradoras da casa.

  6. Enquanto observa as marcas da destruição para tentar salvar algo, a família recebe a solidariedade de amigos e vizinhos da comunidade, localizada na Travessa Marcílio Dias. A movimentação na via para falar com as vítimas era intensa. “É uma tristeza muito grande porque são pessoas batalhadoras aqui da região. A gente vê um negócio desses e também fica morrendo de medo, vim aqui para ver o que ocorreu e também para dar uma palavra de apoio”, diz uma vizinha. Integrantes de uma igreja também foram ao local para fazer uma roda de oração.

  7. Além do incêndio às residências, outras ocorrências foram registradas entre a noite de sexta-feira (17) e o sábado (18). O terror no Rio Grande do Norte entrou pelo fim de semana, neste que é o quinto dia com registros de ataques. A onda já atinge pelo menos 40 cidades potiguares. 

  8. Na noite de ontem (17), um policial penal foi morto no Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, região Metropolitana de Natal. A vítima foi identificada como Carlos Eduardo Nazário, 53 anos. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. As informações são da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
                                                     *****
  9. A Prefeitura de Salvador promoveu, na manhã deste sábado (18), uma ação de capacitação sobre as novas regras do programa Bolsa Família para os profissionais do Cadastro Único (CadÚnico). A atividade foi realizada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

 10. Profissionais que atuam diretamente no atendimento e cadastramento da população no CadÚnico foram instruídos acercas das novas regras do programa social do governo federal, cujo novo formato foi lançado no início deste mês de março.

 11. O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal funciona como um banco de dados que identifica e caracteriza as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, em função de suas rendas. Através do CadÚnico, é possível identificar a realidade socioeconômica da cidade, promovendo políticas públicas mais efetivas. Através desse cadastro, a população pode ter acesso a programas e benefícios socioassistenciais.

 12. De acordo com o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, é importante que os profissionais que estão no dia a dia desse cadastramento na Prefeitura tenham a capacitação necessária para se adaptarem às novas regras do governo federal. Ele ressaltou que a análise para concessão do Bolsa Família é realizada exclusivamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

 13. É o governo federal quem gerencia e é responsável pelo pagamento do benefício.  “A Prefeitura de Salvador, assim como todos os municípios brasileiros, é responsável unicamente, por realizar a inclusão de famílias no Cadastro Único, e recadastramento, de forma que o Governo Federal conheça o perfil socioeconômico da população, para fins de concessão, exclusão ou bloqueio do benefício”, explicou Júnior Magalhães.

 14. Números CadÚnico Salvador – No setor do Cadastro Único, em 2022 foram realizados 327.716 atendimentos, superando, em cerca de 150%, os 140.699 registrados no ano de 2021.

 15. Também em 2022, no programa Cadastro Único Itinerante, que percorre as comunidades mais vulneráveis da capital baiana, realizando busca ativa e descentralizando o serviço, também foram realizadas 266 ações, com 30.244 atendimentos em 111 bairros. Registrando um percentual de ampliação de 124% comparado ao ano de 2021, quando foram realizados 13.470 atendimentos.

 16. Neste ano, para ampliar os atendimentos do Cadastro Único, a Sempre, colocou mais uma unidade móvel, um micro-ônibus, para levar os serviços do CadÚnico Itinerante em mais comunidades carentes da capital baiana.

  17. A CAIXA inaugurou, nesta terça-feira (14), em Lauro de Freitas (BA), o espaço do projeto Salas das Cidades e Estados. Outras 13 salas estão em condições operacionais para funcionamento. Até abril, serão disponibilizados 54 desses espaços pelo país para atendimento técnico, institucional e negocial aos entes públicos, visando o fortalecimento do relacionamento com a CAIXA.

  18. As salas são um espaço exclusivo para atendimento e utilização por representantes de estados e municípios, para realização de reuniões, assessoramento técnico em projetos do setor público, assinatura de contratos de repasse, de financiamento, de empreendimentos habitacionais, entre outros. 

  19. A MRV realizou um encontro com cerca de mil corretores da cidade para apresentar o Cidade Sete Sóis Paralela, maior lançamento da empresa em todo o país. O evento aconteceu no cinema do Shopping Paralela e foi o momento dos profissionais receberem as informações sobre a smartcidade e iniciarem as vendas do o primeiro empreendimento dos doze que serão construídos. Com unidades a partir de R$209.900,00, a expectativa é que o Parque dos Duques seja um sucesso de vendas.

  20. "Vamos construir uma smartcidade dentro de Salvador, a 300 metros da Paralela, em um vetor de desenvolvimento da cidade, a Av. 29 de março. Será algo diferente de tudo que o soteropolitano já viu, com sistema viário, estrutura de lazer, muito verde e integração com pilares sustentáveis. Uma ótima oportunidade para os profissionais do ramo imobiliário, para quem quer investir e morar com qualidade", afirma Alessandro Silva, diretor comercial da MRV.