Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SENADOR MARINHO DIZ QUE RN VIVE SOB ESTADO DE SITIO IMPOSTO PELO CRIME

O turismo em Natal, outrora uma cidade muito procurada pelos turistas, inclusive os estrangeiros, desapareceu do mapa
17/03/2023 às 10:52
   
  1. (Agência Senado) O senador Rogério Marinho (PL) protocolou pedido de intervenção federal na segurança pública do Rio Grande do Norte. O documento foi enviado no fim da quinta-feira (16) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). 

  2. O senador lamentou que, mesmo após quatro anos da gestão de Fátima Bezerra, "não haja nenhuma prevenção a atos criminosos" do tipo. De acordo com Rogério, o cenário registrado esta semana mostra que o "Rio Grande do Norte vive sob estado de sítio imposto pelo crime, é a falência completa do Estado". "É a desmoralização completa do Governo e da governadora", disse o senador.

  3. "Um Estado com muitos recursos não utilizados na segurança, o que mostra a dificuldade de gerenciamento da gestão. Essa solicitação de intervenção na segurança, inclusive, deveria partir da própria governadora, para que possa haver uma interrupção dos ataques e depois condição para resolver o problema. Mas a governadora não quer reconhecer a incompetência em resolver o problema. Então, diante da inércia da governadora, solicitamos intervenção na segurança para que voltemos a normalidade", disse o parlamentar.

  4. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, encaminhou ao presidente Luíz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (17), pedido do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) para que haja intervenção das Forças Armadas no Rio Grande do Norte, com base no artigo 142 da Constituição, tendo em vista a onda de violência que atinge diversas regiões daquele estado.

  5. 

“Reconheço o notável empenho das forças de segurança do estado e Nacional neste momento, às quais se podem somar as Forças Armadas, a critério do presidente da República. O importante é garantir a paz no Estado o mais rapidamente possível”, avalia Rodrigo Pacheco no pedido encaminhado a Lula.

De acordo com o artigo 142 da Constituição, as Forças Armadas destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

  6. 

Na quinta (16), Styvenson Valentim anunciou que iria encaminhar a Rodrigo Pacheco o pedido de intervenção, tendo em vista que as ações criminosas não haviam cessado, apesar da atuação da Força Nacional e de policiais militares do próprio Rio Grande do Norte. Persistiam atos violentos, como incêndios provocados em ônibus e no comércio e tiros contra prédios públicos.
                                                *****
  7. O ministro da Justiça, Flávio Dino, ao invés de viajar para Natal, no RN, fez uma visita a favela da Maré, no RJ, para um diálogo com representantes daquela comunidade. E Lula, pelo menos até agora, não disse se vai a Natal ou não. Pra China, sim, há uma viagem programada.

  8. A oposição a governadora Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa do RN quer seu impeachement sob a alegação de que não tem controle do estado e a bandidagem tomou conta.

  9. Abrindo as atividades especiais do Dia D da Mulher, a vice-prefeita de Salvador e secretaria de saúde, Ana Paula Matos, marcará presença às 07h deste sábado (18), na Unidade de Saúde Péricles Esteves Cardoso, no Barbalho, onde diversas atividades estarão sendo promovidas.

  10. A programação conta com diversas ações e serviços que visam estimular a autoestima das mulheres para além das demandas clínicas/ginecológicas. Serão ofertados exames, consultas e vacinação; bem como a equipe organizou atividades extras de cuidados com a beleza com design de sobrancelha e tutorial de maquiagem; doações de roupas, acessórios femininos e kits manicure/pedicure, além de apresentação de dança afro.

  11. Cerca de 100 unidades de saúde estarão envolvidas na programação, que pode ser conferida no site: www.saude.salvador.ba.gov.br ou no perfil @smssalvador no Instagram.

  12. Representantes do Ministério da Saúde (MS) estiveram em Salvador, na manhã desta sexta-feira (17), para realização de visitas técnicas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos Barris, Paripe, Santo Antônio, San Martin, e Valéria. A ação ocorreu em cumprimento às Portarias de Consolidação nº 3 e nº 6, de setembro de 2017, que preconizam a habilitação e renovação da qualificação das Unidades de Pronto Atendimento UPA 24h, componentes da Rede de Urgência e Emergência.

  13. A visita, liderada pelas técnicas da Coordenação-Geral de Urgência do MS Marisete Dalenogare e Graciete Duran, foi acompanhada pela vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, na UPA Barris. “Em 2013, a cidade contava com apenas uma UPA. Hoje temos dez unidades de pronto atendimento 24h realizando, juntas, uma média mensal de 105 mil atendimentos de munícipes de toda a Bahia. 

  14. Então, essas visitas são de extrema importância para articular e integrar todos os equipamentos de saúde, com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna”, afirmou Ana Paula. 

  15. Durante as visitas foram avaliadas a infraestrutura das unidades, englobando ambientes e instalação de equipamentos, fluxos estabelecidos e demais requisitos necessários que comprovem o efetivo funcionamento do serviço. Também foram observados registro de transferências de pacientes para as referências hospitalares, implantação de protocolos de atendimento clínico, enfermagem, de classificação de risco e de procedimentos administrativos instituídos em cada UPA, bem como relatórios de agravos de notificação compulsória, levantamento dos atendimentos realizados nas unidades e escalas dos profissionais atuantes em cada unidade. Considerando que a qualificação da UPA 24h é válida por três anos, torna-se necessário um novo processo de avaliação em cada período.

  16. Na UPA Barris, além da vice-prefeita de Salvador e secretária da saúde, a equipe do MS foi recepcionada pela Gestão Executiva de Atenção às Urgências do Município, representada por Aline Ribas; pela representante da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Danielle Canavarro, e demais coordenadores, diretores, médicos e enfermeiros da Fundação José Silveira, organização social gestora da unidade.

  17. O BBB da Rede Globo entrou numa fase de desconfiança geral da população diante do afastamento de dois jovens por possível assédio sexual a uma mecixana, a qual já retornou ao seu país. 

  18. Se o presidente ainda fosse Bolsonaro quantos dias o STF daria para ele resolver o problema da violência no Rio Grande do Norte?

  19. Há uma corrente no UB que defende a judicialçização das eleições ao governo do Estado, em 2022, diante dos convênios Estados/Prefeituras em valores astronômicos.

  20. A partir de segunda-feira, 20, as sessões na Assembleia Legislativa da Bahia será presenciais.