Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRT SALVADOR É MODELO PARA OUTRAS CIDADES E SISTEMAS ELÉTRICOS AVANÇAM

O transporte por veículos elétricos começa a ganhar maior dimensão no Brasil
16/03/2023 às 10:50
     1. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) recebeu, nesta quarta-feira (15), uma comitiva com representantes de mobilidade das cidades de Recife (PE), Sorocaba (SP) e São Paulo (SP). Eles vieram conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT, localizado na Barros Reis. Logo depois, a visita incluiu uma visita no ônibus elétrico que faz a linha do BRT, entre as estações Rodoviária e Itaigara.

  2. O diretor financeiro da Mobi Brasil em Recife, Ricardo Alves, afirmou que essa visita acontece especialmente para conhecer a parte de mobilidade elétrica. “Está na nossa estratégia adquirir 69 unidades sem emissão, e nosso intuito é aprender como Salvador evoluiu e evitar qualquer intercorrência. Essa experiência de conhecer um case de sucesso abrevia a trajetória de experiências porque provavelmente não vamos cometer erros e vamos tentar nos espelhar o máximo possível nesse case que estamos conhecendo hoje”.

  3. O presidente do BRT Sorocaba, Renato Anderi, conta que o foco nos veículos elétricos será fundamental para a cidade. “Vemos que Salvador tem elementos parecidos com o nosso na área de tecnologia, atendimento, cultura, e estamos vendo a convivência com a frota elétrica, desafios, carregamento, detalhes do equipamento adotado aqui. A gente está procurando cases especificamente nesta área, estivemos em Santiago, no Chile, e aqui em Salvador, por contar com oito carros em operação e já ter uma experiência interessante para compartilhar”.

  4. Representando a cidade de São Paulo, o assessor Marcos Dias conta que na cidade paulista há uma nova proposta de implantar veículos elétricos, por isso eles começaram uma visita a outros lugares para saber como funciona para colocar na capital. “Temos a intenção de conhecer outros países, mas aqui vemos uma aplicação brasileira, de algo que deu certo”.

  5. “O processo de adoção de ônibus zero emissões é desafiador tanto por conta dos altos investimentos iniciais quanto pela diferenciada logística operacional. Para nós é muito gratificante que o BRT de Salvador, recém-entregue e com obras ainda em andamento, já seja uma referência para outras cidades do país, que inclusive estejam em processo de eletrificação de suas frotas”, declarou o titular da Semob, Fabrizzio Muller.

  6. Para Samuel Bacelar, coordenador operacional do BRT, a importância da visita é poder trocar experiências. “Como a gente sempre busca o melhor, entendemos que essa troca é importante. Eles querem agora conhecer o modal em Salvador, pois aqui fizemos um trabalho bonito para fazer o BRT rodar bem”.

  7. O modal circula das 5h30 às 22h de segunda a sábado, e das 6h às 22h aos domingos e feriados. Com isso, o sistema é ofertado aos usuários que utilizam o transporte desde as primeiras horas da manhã. 

  8. Atualmente o BRT conta com cinco estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara – e 13 ônibus em operação, três dos quais são elétricos. O usuário pode fazer a integração com outros modais, como os ônibus convencionais e os metropolitanos, os veículos do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec) – mais conhecidos como “amarelinhos” – e o metrô, pagando uma única tarifa no valor de R$4,90, dentro do período de 2h. 

  9. A partir de abril, novos trechos devem ser entregues à população, a exemplo da Estação Pituba, localizada nas proximidades do Parque Júlio César, assim como novas linhas, ampliando a área atendida pelo BRT. A previsão é que toda a obra, até a estação da Lapa, seja entregue até o final de 2024.
                                                        *****
  10. Mais acesso à castração gratuita. Essa é a meta da retomada das atividades do Castramóvel II, administrado pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis), a partir desta quarta-feira (15), na comunidade da Muribeca, em São Tomé de Paripe. A ação faz parte da semana de mobilização pelo Dia Nacional dos Animais (15 de março).

  11. Além do Castramóvel no Subúrbio, outro serviço municipal itinerante de castração de cães e gatos está no Centro de Saúde Mental (CSM) Rubem de Pinho, no bairro do Bonfim, região da Cidade Baixa.

  12. A titular da pasta, Marcelle Moraes, ressalta que são muitos os benefícios da castração dos animais. “Além do controle populacional de cães e gatos, reduz as doenças reprodutivas e os riscos de enfermidades mamárias, ovarianas e uterinas. Também há uma redução de doenças como raiva e leishmaniose, que podem ser transmitidas de animais para humanos”, destacou.

  13. Com o funcionamento simultâneo, serão oferecidos por dia 120 procedimentos gratuitos, 60 em cada unidade do Castramóvel. Às segundas, quartas e sextas-feiras, o atendimento é exclusivo para gatos. Já nas terças e quintas-feiras, é a vez dos cães. Ao todo, 35 vagas são ofertadas para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8h às 10h.

  14. As demais vagas podem ser agendadas através do e-mail agendamento.dipa@ gmail. com, ou nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar ou apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência em Salvador, Cartão SUS e de vacina antirrábica atualizada do animal.

  15. No dia agendado, é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem, a castração é feita em seguida. Devido à pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, no intuito de continuar evitando aglomerações. É importante que o cão ou gato esteja em jejum e o tutor deve apresentar o cartão de vacinação do bicho.

  16. Em seu propósito de fortalecer a parceria com estados e municípios e dar assistência permanente aos entes federados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (14/3) da retomada das salas dos estados e prefeituras em instalações da Caixa Econômica Federal. No evento simbólico de inauguração, num estande montado durante a Reunião da Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília (DF), Lula esteve ao lado da presidente da Caixa, Rita Serrano, e do presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Edvaldo Nogueira.
 
  17. Num primeiro instante, 14 unidades das salas foram oficializadas, em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Lauro de Freitas (BA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Teresina (PI). Ao todo, o total deve superar 50 salas nos 26 estados e no Distrito Federal.
 
  18. As instalações permitem contato direto dos entes federados com o banco público, desburocratizam a busca de financiamentos e a apresentação de projetos. Além de se abrir para demandas diretas, a Caixa atuará como consultora de governadores e prefeitos, oferecendo assessoramento técnico em projetos do setor público.
 
  19. As salas funcionarão como local de reunião e de assinatura de contratos relacionados ao banco público, e também servirão de apoio para outras agendas de estados e municípios com a União ou outros parceiros. Todas as instalações são em cidades de grande e médio porte, onde há superintendências regionais da Caixa ou gerências de Governo e Habitação.
 
  20. As salas exclusivas em instalações da Caixa, iniciadas em 2004 com o nome “Sala das prefeituras”, foram uma experiência bem-sucedida dos primeiros mandatos do presidente Lula. Em diferentes ocasiões, o presidente destaca a importância dessa iniciativa para facilitar o acesso, especialmente dos prefeitos, aos projetos do governo.
 
 21. No Dia Internacional das Mulheres o Governo Federal anunciou diversas medidas para combater a violência de gênero, além de garantir mais proteção à vida e à dignidade de todas as brasileiras. No campo da segurança, a principal política anunciada é a retomada e ampliação do Mulher Viver sem Violência, programa que tem como objetivo ampliar e integrar os serviços públicos voltados às mulheres em situação de violência.
 
  22. Uma das ações conectadas ao programa é a retomada da Central 180, que registra denúncias contra qualquer tipo de violência de gênero e oferece informações e orientações sobre como proceder em situações desse tipo. A ligação é gratuita de qualquer lugar do país e o serviço funciona 24 horas.