Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JERÔNIMO COMANDARÁ BASE POLÍTICA PISANDO EM CRISTAIS DIANTE RUXWA

Grupo Modesto Cerqueira lamentar morte de Modezil e agradece condolências
09/03/2023 às 17:46
  
   1. A eleição de Aline Peixoto para o TCM foi consumada e o governador Jerônimo Rodrigues, mais cedo do que se imaginava, já a nomeou para o cargo exonerando-a de outro na Secretaria de Saúde. Hoje, tomou posse no TCM. As favas estão contadas e não se discute mais esse assunto, em si, no âmbito da Assembleia Legislativa a Casa que a entronizou com 40 votos dos 63 parlamentares. No mais, 19 votos obteve o candidato a oposição, Tom Araújo, e 4 foram em branco. 

   2. O que se avalia doravante é como a base governista internamente vai se comportar diante da latente fissura entre o chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o senador Jaques Wagner, seu padrinho político, hoje, ainda no mesmo barco comandado por Lula, porém, distantss um do outro. 

  3. Esse distanciamento, não um rompimento, vem desde quando Rui não aceitou a candidatura de Wagner a governador da Bahia, no início de 2022, quando a direção estadual do PT o lançou pré-candidato a governador. Rui, então governador, nada disse, porém, mais adiante impôs seu candidato Jerônimo Rodrigues.

  4. O PT e Wagner tiveram que recuar senão haveria um racha e o candidato da oposição, ACM Neto, ganharia a eleição. O senador engoliu a seco o nome de Jerônimo, fez o politicamente correto na campanha, e o candidato petista foi eleito graças a força de Lula e a união da base governista comandada por Rui Costa que ficou no governo até o final e do senador Otto Alencar e o PSD.

  5. Eleito Jerônimo e Rui nomeado chefe da Casa Civil, Lula revelou gratidão com a Bahia, mas Wagner não foi nada do que se falava sobre ele de que seria ministro das Relações Exteriores ou da Defesa. Permaneceu senador, hoje, líder do governo. E Rui, ao lado do presidente, no núcleo duro do governo, o superou em poder.

  6. Veio a indicação de Aline Peixoto, esposa de Rui ao cargo de conselheira do TCM. Tudo estava correndo bem quando Wagner deu uma declaração no Podcast da Metrópole dizendo que "Não" faria uma indicação dessa natureza. Ou seja, era contra. Em sendo contra Aline se posicinou também contra Rui. Criou-se um aparente impasse. A candidatura de Aline já estava praticamente consolidada na base e nem o PT seguiu Wagner; nem a base rachou. Rui venceu mais uma.

  7. Agora, caberá ao governador Jerônimo conduzir a base no seu governo que está só começando e tem apenas 70 dias, como se o chefe do Executivo estivesse num salão com piso de cristal, tendo que andar com bastante cuidado, uma vez que essa possível fissura interna entre Rui x Wagner é sutil e difícil de ser administrada. Mas, nada impossível e que não possa ser equacionada. 

  8. Quais serão os próximos lances ninguém sabe ainda porque a política tem seus ritos próprios e Jerônimo, independente de sua própria atuação, tem um magistrado que deverá ajudá-lo em caso de um impasse maior que é o presidente Lula. A Bahia é sua joia preciosa e imaginar que ela fissure numa disputa entre suas duas maiores lideranças do PT, isso é inimaginável. Mas, ainda assim, Wagner já tomando 2x0 é preciso contemplá-lo com algo para que o placar se equilibre e não vire uma goleada.

  9. Jerônimo não tem experiência política mas deu sinais de fidelidade a Rui nomeando Aline em menos de 24h dela ter sido eleita pelo plenário da Assembleia, possívelmente para evitar quaisquer contestações ou espaços para alargar o debate na midia, assunto que está em pauta há meses.

  10. Portanto, só resta esperar o que vai acontecer daqui pra frente. Dar palpites não é conveniente nem desejável. Nós, da imprensa seguimos o andar da carruagem nunca à frente dos bois. Quando ela se mover novamente voltaremos a comentar. (TF)
                                                      *****
  11. O Parceiros da Mata, projeto voltado para o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica da Bahia, está prestes a se tornar realidade. Nesta quinta-feira (09), foi realizada, em Brasília, uma reunião para discutir a parceria no projeto com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, representantes do Governo do Estado e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). 

  12. O Parceiros da Mata será executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O objetivo é promover uma transformação produtiva sustentável para a melhoria da qualidade de vida de 100 mil famílias de comunidades rurais dos territórios de identidade Baixo Sul, Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá.   

 13. O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, explicou que a empresa está em finalização de um acordo de empréstimo com o FIDA para a execução do projeto Pró-Semiárido, iniciado em 2015. “Com isso, estamos negociando o novo acordo de empréstimo para o Parceiros da Mata, que terá uma grande oportunidade de levar políticas publicas mais sistêmicas, olhando a questão da sustentabilidade”. 

  14. Jeandro destacou que o cacau é predominante na região que será atendida pelo novo projeto. “O cacau está debaixo da Mata Atlântica, onde temos o sistema cabruca, e esse acordo de empréstimo vai nos dar ainda mais oportunidades com investimentos nessas regiões, atendendo os agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária e os povos e comunidades tradicionais de 61 municípios. Uma grande revolução a partir de 2023”.  

  15. Entre as ações a serem executadas estão investimentos em sistemas produtivos resilientes e iniciativas de proteção e recuperação ambiental, abastecimento de água, acesso a fontes de energia renovável e inclusão digital.  

  16. O deputado Hilton Coelho (PSOL) lamentou, em moção de pesar apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a morte do presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Ilhéus. “A luta popular perde um de seus mais destacados guerreiros. Entrou para a eternidade nesta quinta-feira (09) nosso companheiro Jorge Luiz Santos, 59 anos. Seu falecimento é uma perda para a comunidade de Ilhéus e para todos aqueles que lutam por uma sociedade justa e igualitária”

  17. O parlamentar destaca que Jorge Luiz era membro de sua assessoria na ALBA. “Entrou para a eternidade nesta quinta-feira (09), mas estará sempre presente em nossa caminhada em busca de melhores dias para nosso País e seu povo. Deixa a marca de generosidade nas relações pessoais e firmeza na defesa das posições políticas em defesa da maioria da população. Aposentou-se como integrante do quadro do Ministério da Saúde. Sua trajetória política e social sempre esteve associada ao movimento comunitário e às instâncias de controle social, em prol das lutas populares e das políticas públicas sustentáveis”.

  18. Residente em Ilhéus, graduado em Filosofia, pós-graduado em Educação e Saúde pela Universidade Estadual Santa Cruz (UESC) e em Educação Permanente em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi da Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) de onde saiu para estruturar, construir e consolidar o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), sendo seu presidente. Era nascido no Alto do Basílio, morro de Ilhéus, onde começou sua militância, se mantendo sempre fiel às causas populares.

  19. “Consciente e engajado na luta por uma sociedade mais justa, atuou como sindicalista e militante das causas sociais. Antes membro do PT, esteve na estruturação do PSOL em Ilhéus, partido pelo qual foi candidato a prefeito em 2012, obtendo mais de 20 mil votos. Jorge Luiz foi e sempre será uma referência para os movimentos sociais. Estará eternamente em nossos corações. Manifestamos nossas sinceras condolências e solidariedade à família e camaradas de lutas neste momento de do

  20. O grupo Modesto Cerqueira - MC comunica com pesar o falecimento do empresário Modezil Cerqueira, ocorrido hoje (09). Ele estava hospitalizado há cerca de 20 dias em um hospital em Salvador. Com 76 anos, deixa esposa e cinco filhos. O corpo será velado, entre 15h e 19h desta quinta-feira, no Salão Nobre do Paço Municipal Maria Quitéria, em Feira de Santana, cidade que decretou luto de três dias.

  21. Economista e administrador de empresas, Modezil Cerqueira foi um visionário e sempre esteve à frente do seu tempo. Comandou um conglomerado que engloba diversas concessionárias de veículos, entre outras empresas. Também foi fundador da TV Subaé, afiliada da Rede Globo em Feira de Santana, onde foi presidente da Associação Comercial, diretor do CDL e secretário municipal. Na área de comunicação, também adquiriu as rádios Subaé AM e Nordeste FM, líderes de audiência sob o seu comando, além do Jornal Feira Hoje.

  22. Foi junto com seu pai, Modesto Cerqueira, empresário tradicional de Feira de Santana, que deu início aos empreendimentos na área automotiva, com a revenda de carros da marca Ford, inicialmente com a Norauto veículos e Norauto Caminhões, expandindo depois para outras marcas como Jacuípe (Fiat) e Jubiabá (Renault), em Feira, e Salvador Car (Mitsubishi), Morena veículos (Ford), Anira Caminhões (Ford) e Brune veículos (Renault), em Salvador.

  23. Por sua atuação, inclusive na área social, recebeu diversas homenagens, a exemplo da Comenda Carlos Gomes, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino; a Comenda Maria Quitéria, da Câmara Municipal de Feira de Santana; a Comenda Mercúrio, da Associação Comercial; e a Comenda da Ordem Municipal do Mérito da Prefeitura de Feira de Santana.

  24. Os familiares e integrantes do Grupo MC agradecem pelas mensagens de apoio e pesar nesse momento de luto.