Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SETUR MOSTRA A BAHIA EM LISBOA E BERLIM COM VENDA DO PRODUTO TURISMO HGRS

HGRS completa 45 anos como o mais equipado da Bahia
05/03/2023 às 10:04
    1. Após cinco dias de ação promocional dos destinos baianos e de rodadas de negócios, na Feira de Turismo de Lisboa (BTL), a maior de Portugal, a equipe do Governo da Bahia segue para a Alemanha, onde participa, de 7 a 9 de março, da Bolsa de Turismo de Berlim (ITB). Considerado o maior evento mundial do setor, ele será realizado no Centro de Exposições Messe, reunindo na capital alemã 10 mil empresas, de 180 países. São esperados 160 mil participantes, entre profissionais e público visitante.

  2. A participação baiana em feiras internacionais, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), visa captar mais voos, empreendimentos e turistas do exterior. "Estabelecemos como uma das prioridades o fortalecimento do turismo internacional na Bahia, destino com atrações que interessam aos estrangeiros, como praias de águas mornas e experiências culturais, religiosas e rurais. 

  3. Mostramos isso em Portugal, onde o resultado foi produtivo, com destaque para um projeto sustentável na Costa dos Coqueiros e a perspectiva de voos fretados para Porto Seguro. Agora, vamos atuar na Alemanha, um mercado muito forte", explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que liderou a missão comercial da Bahia em Lisboa.

  4.  Neste domingo (05) o maior hospital público do Norte e Nordeste completou 44 anos. Fundado no dia 05 de março, o Roberto Santos, como é mais conhecido, foi criado com o objetivo de atender pacientes de todos os municípios baianos, em diversas especialidades. A unidade leva o nome do governador responsável pela sua idealização e inauguração.

  5. Nessas quatro décadas, sua estrutura passou por diversas reformas e ampliações e hoje é considerado um complexo de saúde com 640 leitos e oferta de serviços de alta complexidade, além referência em: hemorragia digestiva, nefrologia, pediatria, clínica médica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia pediátrica e neonatal, maternidade de alto risco, entre outras especialidades médicas.

  6. A diretora geral do hospital, Lucrécia Savernini, ressalta que o Roberto Santos é um grande Complexo Hospitalar, onde tem vários hospitais inseridos. “Por exemplo, nós temos aqui hospital de obstetrícia, hospital de gastro, além da assistência de alta complexidade como neurocirurgia, cirurgia gastro intestinal, a maior oferta de urologia também é aqui. Em paralelo, temos um grande ambulatório e uma clínica de hemodiálise”,

  7. Ela aproveita esta dada comemorativa para dizer que o HGRS está em franca expansão e, em breve, será inaugurado o Hospital do Homem.

  8. O Roberto Santos também funciona como unidade de ensino, certificada pelos Ministérios da Saúde e da Educação, por onde passam profissionais das diversas áreas que são aprovados nas suas concorridas residências (médica e multiprofissional).

  9.  os servidores que atuam no hospital há mais de 30 anos são unânimes em afirmar o importante papel social desenvolvido pela unidade desde sua fundação, considerando o seu perfil, que atende a diversas especialidades de alta complexidade, relatando que muitas vezes pacientes foram “salvos” por serem “atendidos aqui, que reúne, em um único lugar, uma equipe multiprofissional especializada”, como explicou o médico nefrologista, Roberto José Roberval Ferreira, que trabalha no HGRS há 31 anos.

  10. A unidade possui números macros, a começar pelo seu número de colaboradores 6.920, entre servidores da Sesab, terceirizados e os programas de residência e estágio. São 640 leitos entre adultos, pediátricos, cirúrgicos, de UTI, dentre outros.

  11. Por mês, são realizados, no Hospital, aproximadamente 113 mil exames laboratoriais, 4,5 mil exames de imagem, uma média de 1.300 internamentos, dentre outros procedimentos que ocorrem na unidade e que também possuem números expressivos.

  12. Dentro do Hospital ainda funciona uma maternidade de alto risco, voltada para atender pacientes graves ou com comorbidades, que podem ser atendidas exclusivamente no HGRS. Por mês são realizados cerca de 500 atendimentos e 220 partos, em pacientes provenientes da capital e de diversas regiões do Estado.

  13. O coordenador do Centro Obstétrico, Robert Pedroso, destaca que a maternidade se beneficia por estar dentro de um hospital de grande porte, pois conta com sua infraestrutura e o suporte técnico de serviços como: bioimagem, banco de sangue, clínica cirúrgica, neurocirurgia, cardiologia, laboratoriais, dentro outros.

  14. A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) foi inaugurada no HGRS em outubro de 2022, em substituição à Agência Transfusional que existia no local.  A coleta de sangue no hospital amplia capacidade de bolsas de sangue na unidade, que atende urgência e emergência, pacientes oncológicos e com quadros renais e hemorrágicos.

  15. O serviço de onco hematologia oferecido pelo HGRS está em fase de ampliação e faz parte do complexo formado pelo Centro Estadual de Oncologia (Cican) e Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia, como explicou o médico Fernando Vieira, hematologista. A onco-hematologia é a área que cuida dos tumores malignos que afetam o sangue e os gânglios.

  16. Para atender os pacientes com este diagnóstico, o serviço conta com uma equipe multiprofissional e, nesta sexta-feira (03), a onco - hematologia doo HGRS recebeu novos colaboradores que vão se somar à equipe que se encontra na unidade

  17. (DOIS MORTOS) Na madrugada deste domingo (5), guarnições da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Central em apoio à 1ª CIPM, abordaram dois homens em numa motocicleta, na Rua dos Rodoviários, em Pernambués.

  18. No intuito de proceder com a abordagem, foi determinado que parassem o veículo e desembarcassem, contudo os dois homens empreenderam fuga e passaram a efetuar disparos de arma de fogo contra os policiais militares, que persistiram no acompanhamento e revidaram com o intuito de cessar a injusta agressão.

  19. Durante a fuga, um dos suspeitos pulou da motocicleta e caiu no acostamento da BR 324, sentido Salvador/Feira de Santana, sofrendo diversos ferimentos. O segundo suspeito após ter parado e desembarcado da motocicleta, passou a efetuar disparos de arma de fogo contra as guarnições, que novamente revidaram à injusta agressão.

  20. Cessados os disparos, os pms socorreram os dois homens para o Hospital Geral Roberto Santos, mas eles não resistiram aos ferimentos. Com a dupla foram encontrados um revólver calibre .38 com numeração suprimida, uma motocicleta Honda/CG, quatro aparelhos celulares e um fone de ouvido.

  21. as vítimas dos roubos compareceram ao Hospital, levados pelo rastreamento dos aparelhos celulares roubados e reconheceram os dois homens como sendo os autores do crime. Todo o material apreendido foi encaminhado à Corregedoria da Polícia Militar, onde a ocorrência foi formalizada.