Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

UMA HOMENAGEM DA CIDADE DO SALVADOR AOS FOLIÕES REIS E RAINHAS DO MOMO

Prefeito Bruno Reis faz balanço da folia na quarta-feira de cinzas
21/02/2023 às 19:09
    1. Quem caminha pelas ruas que compõem os circuitos carnavalescos de Salvador percebe um clima de saudade intenso nos foliões. Com ruas lotadas, o público aproveita cada minuto do último dia de folia oficial na cidade. Muitos até já fazem planos para brincar e dançar na edição da festa no próximo ano. 

 2. Moradora de Paripe, Eneida Santana confessa que a ficha ainda não caiu sobre o término da maior festa de rua do planeta. Mesmo assim, ela garante que vai aproveitar até o último minuto. "Este ano o Carnaval foi maravilhoso e teve muita atração para a pipoca. Estou curtindo a folia desde o Fuzuê. Fui para os palcos do Pelourinho, para a Barra e estou amando. A gente teve muitas atrações para se divertir e espaço para brincar à vontade. Não quero que acabe”, lamentou. 

 3. O público que estava com saudade do Carnaval, após os dois anos de hiato em função das restrições sanitárias impostas pela Covid-19, pôde recuperar o tempo perdido e celebrar a vida com as mais de 80 atrações dedicadas ao folião pipoca que foram disponibilizadas pela Prefeitura. 

  4. Fantasiado de palhaço em analogia à alegria da festa, Arilson Souza saiu do Itaigara para ir atrás do trio no circuito Osmar. Ele parabenizou a Prefeitura pelas atrações gratuitas nesta edição e também destacou o clima de inclusão da folia.  

  5. “Eu sou fã de Carnaval e estou achando este o maior de todos os tempos. Todo mundo com muita alegria, fantasiado, está tudo muito lindo. Este ano achei maravilhoso porque o circuito estava bem organizado e esteve todos os dias muito sortido de atrações para a pipoca, como a muito tempo não acontecia. Está top, pena que hoje é último dia”, afirmou. 

  6. O último dia da folia oficial também foi marcado por histórias inusitadas, como a de Manoela Guimarães, 45 anos, que está completando 30 anos de casada. Vestida de Maria Bonita, ela foi celebrar as bodas no circuito Osmar.  

  7. “A gente se conheceu no São João e escolhemos o Carnaval para dar início às comemorações. A Prefeitura acertou de ter colocado atrações de peso aqui no Campo Grande, dando a oportunidade a todas as pessoas brincarem. O Carnaval aqui tem sido o maior espetáculo. O circuito está forte e merece estar porque é onde tudo começou”, contou emocionada.  

  8. Pelo trajeto, nos seis dias de folia, desfilaram para a pipoca este ano grandes nomes da música nacional como É O Tchan, Banda Armandinho Dodô e Osmar, Thiago Aquino, Baiana System, Alinne, Rosa, Parangolé, Timbalada, Daniel Vieira, Escandurras, Luiz Caldas, entre outros. 

 9. Inimigos do fim - Nesta Quarta-Feira de Cinzas (22), o público que não quer deixar a alegria morrer ainda vai poder aproveitar o famoso arrastão com Carlinhos Brown, Léo Santana, Bell Marques e Daniel Vieira no circuito Dodô (Barra/Ondina). 

  10. O prefeito Bruno Reis apresenta nesta quarta-feira (22) o balanço final do Carnaval de 2023, a partir das 12h30, em coletiva na Sala de Imprensa Oficial da Prefeitura, na Praça Dois de Julho, no Campo Grande. Bruno vai falar sobre dados dos serviços públicos da Prefeitura ofertados nos circuitos oficiais, bairros e palcos temáticos espalhados pela cidade ao longo da folia. Secretários e dirigentes municipais também estarão à disposição da imprensa.

  11. A cantora Daniela Mercury arrastou o público presente no Circuito Osmar (Campo Grande), na tarde desta terça-feira (21), com novos e velhos hits, como Pagode Divino, Alma Feminina, Maimbê Dandá, O Mais Belo Dos Belos e Aglomera, lançada após a pandemia do coronavírus. Vestida de rainha, a artista falou sobre o processo de criação da música presente no álbum ‘Baiana’ e mandou uma mensagem de esperança para os foliões.

  12, “Fiz a música pulando dentro da cozinha. Não aguentava mais esperar o Carnaval para me aglomerar. Eu só queria ver a gente se aglomerando de novo, podendo encostar no outro, olhar no olho. O Carnaval nos dá essa grande lição, porque a gente precisa de todo mundo feliz. A felicidade individual não resolve nossa felicidade em conjunto. Eu acho que a gente aprendeu isso”, pontuou.

  13. Durante o Carnaval, Salvador recebe quatro navios de cruzeiro, trazendo mais de 17,5 mil turistas. Na segunda-feira (20), atracou o MSC Seaview, com 5.210 passageiros. Nesta terça-feira (21), chegaram dois navios: Volendam (1.432 passageiros) e o MSC Seashore (5.632 passageiros). Amanhã, Quarta-feira de Cinzas (22), será a vez de receber o Costa Firenze, com capacidade de 5.246 passageiros.

  14. A Secretaria de Turismo realiza um receptivo especial no terminal de passageiros do porto, com baianas estilizadas e desfile do Rixô Elétrico, além de disponibilizar guias de turismo bilingues e agentes de informação para orientar os visitantes. As ações fazem parte do projeto Bahia Receptiva.

 15. De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacellar, esta temporada de cruzeiros marítimos é a maior da história da Bahia. “A presença de cruzeiristas aqui tem um reflexo muito grande em toda cadeia do turismo e isso faz com que muito mais pessoas venham visitar o nosso estado”, afirma.

  16. O advogado Cristiano Garcia, de Santa Catarina, não é marinheiro de primeira viagem, ele lembra que já passou alguns carnavais em Salvador. “Estávamos aqui em um cruzeiro no ano de 2020 e voltamos agora, depois da pandemia, para curtir este Carnaval maravilhoso. Já viemos de dentro do navio cantando, é Salvador, é um povo maravilhoso, é o Carnaval mais lindo do Brasil. É o Senhor do Bonfim abençoando a nossa chegada”, comemora ele, que está acompanhado da esposa e de mais um casal de amigos.

 17. Cristiano até arrisca qual será a música do Carnaval: “tem aquela do Léo Santana, que dizem que está apavorando, parece que foi eleita”.

 18. Outra foliã experiente é a arquiteta Daniela de Mauro, de São Paulo: “é a quarta vez que nós viemos de navio e sempre gostamos de parar em Salvador no Carnaval. Demos sorte que vamos pernoitar aqui. Muito bom, já tem o clima de carnaval, que é isso que a gente quer”.

 19. A paranaense Tatiana Brunhare, que é técnica de laboratório, elogia o clima da cidade: “maravilhoso, superanimado, é o clima do Carnaval brasileiro, aonde você vai tem som. A gente estava um pouco preocupado com o clima, mas está maravilhoso. Tem que vir, curtir, isso aqui é único no Brasil”.

 20. O Carnaval no bairro da Boca do Rio, realizado pela Prefeitura de Salvador, encerrou a programação deste ano com chave de ouro. Ao todo, o espaço contou com mais de 20 artistas para o folião que optou em não comparecer aos principais circuitos da festa.

  21. Márcia Freire, Carla Cristina, Márcio Mello, Pagod'Art e Diamba foram algumas das atrações que passaram por lá com a missão de não deixar ninguém parado. Responsável por abrir os shows desta terça-feira (21), o cantor Fábio Mortalhas, líder do grupo Os Mortalhas, resumiu após a apresentação: “Energia massa. A Boca do Rio tem um clima bom”.

  22. “Essa galera merece esse som. Enfim, cada palco tem uma magia. E a Boca do Rio tem uma magia. Sensacional o palco. Uma estrutura muito bacana com uma equipe presente. Muito bom de verdade”, continuou o músico.Psirico, Diego Moraes, Ana Catarina e O Poeta ainda subirão ao palco da Boca do Rio neste último dia de Carnaval.

  23. Marcando presença desde sábado (18), o ambulante Reginaldo Freitas, de 48 anos, garantiu que, apesar do trabalho, conseguiu também aproveitar a folia. “Moro no bairro desde pequeno e aqui eu consigo trazer os meus filhos e esposa para aproveitar um pouco", explicou.

  24. “A gente se vira para trabalhar e brincar com eles ao mesmo tempo. Também sou filho de Deus", brincou Reginaldo.Já a farmacêutica Rosana Alves, de 39 anos, contou que, apesar de não ser residente da Boca do Rio, preferiu "pular o Carnaval" no espaço por não ser "tão cheio como na Barra e no Campo Grande".

  25. "Eu gosto de Carnaval, mas também não gosto de muita 'muvuca', então achei esse lugar maravilhoso. Feito para mim, com certeza", riu. Este ano, além da Boca do Rio, o público teve à disposição palcos na Liberdade, Periperi, Plataforma, Itapuã, Pau da Lima e Cajazeiras, além de outras atrações espalhadas pela cidade, como a Arena do Samba, na Praça da Cruz Caída, e o Donas do Som, no estacionamento da Praça Castro Alves.