Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

25 MIUDINHAS DO MOMO PARA VOCÊ FICAR POR DENTRO DA FESTA EM SALVADOR

BAHIAJÁ é quem faz a melhor cobertura do Carnaval
19/02/2023 às 09:45
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Um espaço voltado para a valorização e fortalecimento da indústria criativa preta da cidade foi instalado no Salvador Shopping. A ação, que integra a Collab de Carnaval, fruto da parceria entre o centro comercial e o Movimento Salvador Capital Afro, sediará, até o dia 21 de fevereiro, uma central de venda de fantasias e abadás dos blocos: Muzenza, Filhas de Gandhy, A Mulherada, Afoxé Filhos do Congo, Os Negões, Malê Debalê, Samba Popular, Bloco da Capoeira e Alvorada, que custam a partir de R$75.

  2. O espaço, situado no piso L1, próximo à Drogasil, ainda conta com um stand para a customização dos abadás até o dia 26 de fevereiro. Todas as instituições carnavalescas aceitam cartão e PIX e atenderão durante o horário de funcionamento do shopping. De acordo com o diretor do Alvorada, Samora Lopes, a instituição faz parte do DNA ancestral da cidade e estar ocupando espaços de grande visibilidade é muito significante. “Essa é uma reparação que já deveria estar acontecendo há muito tempo. Espero que ações como essas surjam e potencializem, cada vez mais, os produtos e serviços afrocentrados”, reforça.

  3. Para o líder do Afoxé Filhos do Congo, Nadinho do Congo, este é o momento para essas agremiações mostrarem também a sua história e cultura em novos ambientes. “É muito importante e necessário nos apoderarmos desses locais, para que passos maiores consigam ser dados daqui pra frente. Embora a transformação esteja acontecendo, precisamos reforçar que ainda há muito a ser feito e que não somos moda, somos a realidade”, ressalta Nadinho.

  4. O Salvador Capital Afro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo, no âmbito do PRODETUR Salvador, em parceria com a Secretaria da Reparação e uma collab com o Salvador Shopping. O projeto tem financiamento do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e é mais uma ação implementada do Plano de Desenvolvimento do Turismo Afro em Salvador.

  5. Funcionamento especial de Carnaval:* quinta e sexta (16 e 17/02): 9h às 22h; sábado (18/02): 9h às 20h; domingo e segunda (19 e 20/02): 12h às 20h; terça (21/02): 12h às 20h; quarta (22/02): 12h às 22h;
*Mais informações:* www.salvadorshopping.com.br e https://conhecimento.diaspora.black/salvador-capital-afro

  6. Os servidores estaduais baianos terão o expediente da próxima quarta-feira, 22 de fevereiro, cumprido mediante compensação, com o acréscimo de uma hora à jornada regular de trabalho. A determinação está presente no Decreto Estadual n° 21.900/2023 e a medida se aplica às repartições públicas do Poder Executivo Estadual - com ressalva àquelas que prestam serviços públicos essenciais e que não admitam interrupção, como segurança e saúde.

  7. As horas não trabalhadas serão repostas no período útil de 23 a 28 de janeiro, de acordo com a Instrução Normativa n° 001/2023, publicada pela Secretaria da Administração (Saeb) no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (16). Neste período, o expediente na administração estadual será das 8h às 18h, com intervalo de uma hora do almoço, válido para os servidores com jornada de 8h diárias. Servidores que atuam em turno único cumprirão a compensação das 11h às 18h.

  8. Os dirigentes dos órgãos e entidades, juntamente com as chefias imediatas dos servidores, serão responsáveis pelo cumprimento do estabelecido. Caberá à Saeb promover medidas necessárias para o mesmo, como a adequação dos horários de circulação dos transportes coletivos que atendem ao Centro Administrativo da Bahia (CAB).

  9. Já os expedientes da segunda e terça-feira de Carnaval (dias 20 e 21), além da sexta-feira da semana anterior aos festejos (dia 17), serão suspensos, de acordo com o Decreto Estadual n° 27.811/1981. A regra também vale para as repartições públicas do Poder Executivo Estadual, exceto para serviços que não podem ser interrompidos.

  10. A alegria é marca registrada do Carnaval de Salvador e o Governo do Estado está mobilizado para coibir casos de racismo que estraguem a diversão dos foliões. Nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) lançou a campanha de prevenção e combate ao preconceito e à discriminação racial durante a folia. O evento reuniu representantes de diversas instituições, a exemplo da Defensoria Pública da Bahia, da Secretaria Estadual de Política para as Mulheres, da Ouvidoria Geral do Estado, do Ministério Público da Bahia e da Polícia Militar.

  11. Até a próxima terça-feira (21), estarão sendo distribuídos materiais educativos nos três circuitos tradicionais, nos pontos de entrada da capital baiana e nos bairros com programação festiva. As peças buscam alertar a população que racismo não é fantasia, cantada ou brincadeira, mas um crime que deve ser denunciado e punido.

   12. “A garantia de um Carnaval de paz, democrático e plural passa, necessariamente, pela prevenção e combate de atitudes ofensivas e desrespeitosas em relação à população negra. Estaremos com equipes nas ruas oferecendo informações, acolhendo e direcionando as vítimas de racismo aos órgãos responsáveis”, destacou a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.

   13. As ocorrências podem ser informadas pelos telefones (71) 3117-7448 e 0800 284 0011 ou na unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, que está localizada na Avenida Milton Santos. O serviço conta com equipe de plantão, das 16h às 22h, para receber e acolher as vítimas, além de registrar os casos de violência racial e acionar os parceiros institucionais.

  14. No ano em que o Carnaval do Governo do Estado homenageia Moraes Moreira, Davi Moraes celebra a carreira do pai no trio elétrico e no palco do largo do Pelourinho. O filho do primeiro cantor do trio elétrico se apresenta nesta quinta-feira, dia 16, no Circuito Dodô, e na terça-feira, dia 21, no palco do Largo do Pelourinho.  

 15. Na primeira apresentação o artista e guitarrista leva para cima do trio, no circuito Barra-Ondina, nomes como Moreno Veloso, Marcia Castro e Roberto Barreto e Russo Passapusso (BaianaSystem). As apresentações foram pensadas exclusivamente para a folia de 2023. A apresentação no Largo do Pelourinho (21) contará com a participação de Larissa Luz.  

 16. “Essa volta regada com a homenagem a ele, tem sido para nós todos da família uma emoção indescritível. Daremos o nosso melhor nos palcos, de alma e coração, para todos que amam e cantam sua obra, deixando-a sempre cheia de vida para a eternidade! Vamos juntos celebrar esse grande Brasileiro/Baiano festejador da nossa cultura! Que seja um Carnaval em cada esquina com muita paz e alegria!” disse Davi. 

  17. Na quinta-feira, dia 16, com o patrocínio do Governo do Estado por meio da Sufotur (Superintendência de Fomento ao Turismo) ainda se apresentam na Barra Jammil, Ludmila, Rafa e Pipo, Baby Universitário, Os Mascarados e Gimelândia. No Campo Grande estão Daniela Mercury, Psirico e Escandurras.  

  18. Misturar negócios e folia dá tão certo que o Hub Salvador promove hoje (16), um evento gratuito duplo unindo a segunda edição do Abará About com o CarnaHub, a partir das 16h. Primeiro, haverá uma roda de conversa sobre “Meios de pagamento e foco no carnaval”, que será conduzido por David Pires, CIO e fundador da Zigpay e Jadson Silveira, especialista em grandes contas da Stone. Na sequência, acontece um baile de carnaval com música, concurso de fantasia, além de dinâmicas com premiações e a primeira rodada de cerveja e abará por conta do Hub.

  19. “Eventos como esse serão cada vez mais comuns na comunidade, sobretudo porque um dos nossos principais interesses é trazer as pessoas que ainda não conhecem o Hub para virem ao espaço e também promover a integração, conexão, entre participantes que virão de fora e os nossos residentes”, pontua Brenda Melo, analista de marketing do Hub Salvador.

  20. Para participar, as pessoas interessadas devem fazer a inscrição através do Sympla. O evento é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas.

  21. Com o objetivo de assegurar a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) está realizando a Operação Carnaval durante todo o período momesco, em Salvador.

  22. Com uma política de fiscalização educativa e preventiva, o Coren-BA está presente nos circuitos Mestre Bimba, Dodô, Osmar e Batatinha, abrangendo postos de atendimento, camarotes e outros locais de grande concentração de pessoas. Os enfermeiros fiscais de Salvador, com o apoio da coordenação, gerência de fiscalização e conselheiros do Coren-BA, realizam a operação até o dia 22 de fevereiro.

  23. “O projeto Operação Carnaval é mais uma prova da preocupação constante do Coren-BA com a qualidade da assistência de Enfermagem, e com a garantia do respeito aos princípios éticos e legais da profissão. A fiscalização será criteriosa, levando em consideração as peculiaridades do Carnaval e seus processos”, destacou a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.

  24. Somente pessoas habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem podem exercer a Enfermagem e suas atividades auxiliares. Além disso, é obrigatório que os técnicos e auxiliares de Enfermagem trabalhem sob a orientação e supervisão de um enfermeiro, conforme estabelecido na Lei 7.498.

  25. Todos os profissionais de Enfermagem devem portar sua Carteira de Identidade Profissional (CIP) concedida pelo Coren-BA. Essa carteira é o documento que lhes confere a habilitação legal para exercer a sua profissão em qualquer lugar do país. E, de acordo com a Resolução Cofen 658/2021, é obrigatório o uso da CIP ou e-CIP durante o exercício das atividades profissionais de Enfermagem.