2. A expectativa para a reunião de cúpula é se o novo comandante vai abordar com os colegas quais providências pretende tomar a respeito do envolvimento ou leniência de militares durante os atos golpista do último dia 8. Ele foi incumbido pelo Palácio do Planalto de dar andamento a investigações sobre a participação de militares nos ataques.
3. Tomás foi escolhido para substituir o general Júlio César Arruda, demitido no sábado. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, justificou a troca no comando alegando que houve "fratura de confiança" na relação com o Exército. — Fazíamos reuniões, mas não tinha mais clima — disse Múcio em entrevista ao GLOBO neste domingo.
4. Lula nunca digeriu o fato de Arruda ter sido contra a prisão imediata de golpistas que invadiram as sedes dos Poderes em 8 de janeiro e estavam alojados em um acampamento em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília. O general alegava que havia mulheres e crianças no local que poderiam ser vítimas de um eventual confronto com a Polícia Militar. Essa postura irritou o presidente e ministros do governo, que passaram a pressionar o ministro da Defesa.
5. Após a demissão de Arruda, outros três militares ainda são vistos com reservas por interlocutores do Planalto. Um deles é o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, atual chefe do Comando Militar do Planalto (CMP). Aliados de Lula acreditam que ele pode ter sido leniente com os golpistas. Outro que gera desconfianças junto ao governo é o tenente-coronel Paulo Jorge Fernandes da Hora, chefe do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), gravado discutindo com policias militares enquanto vândalos destruíam o Palácio do Planalto.
6. O terceiro militar, que está na mira do governo, é o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, designado para comandar o 1º Batalhão de Ações e Comandos, unidade de Operações Especiais. Cid foi escolhido para o posto em maio do ano passado, mas só assumiria a cadeira em fevereiro. O Planalto já havia indicado que esperava que a nomeação fosse anulada, uma vez que Cid é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Arruda, porém, não fez a mudança, o que contribuiu para a demissão dele.
7. A nomeação do novo comandante do Exército foi publicada na noite de sábado no Diário Oficial da União (DOU). A passagem do Comando, porém, ainda não tem data para ocorrer. Segundo O GLOBO apurou, general Tomás e o ministro da Defesa acertaram de fazer uma cerimônia com homenagem a general Arruda.
8. Porém, o ex-comandante, após ser demitido, se submeteu a uma cirurgia considerada simples e, em princípio, passará duas semanas em recuperação. A intenção é aguardar uma data em que Arruda possa estar presente para transferir simbolicamente o comando para Tomás, que na prática já está na chefia do Exército.
*****
9. Daniel Alves foi preso na última sexta-feira, após acusações de agressão sexual e estupro contra uma mulher, no ano passado, em Barcelona. Após depoimento na justiça espanhola, o jogador de 39 anos foi levado à penitenciária de Brians I. O jornal 'La Vanguardia' detalhou como foi a primeira noite do brasileiro no local.
10. De acordo com o jornal, Daniel não foi tratado de forma diferente dos outros presos. O jogador teria chegado ao local cabisbaixo e muito emocionado. O atleta ainda passou por um exame de rotina antes de ser encarcerado. O médico ofereceu um remédio para que pudesse dormir, mas o brasileiro não aceitou.
11. O jogador também não fez a ligação telefônica a que tinha direito por não se lembrar de nenhum número conhecido. O veículo espanhol também detalhou que o brasileiro está em uma cela única, como as demais na prisão, com janela, cama e vaso sanitário. Daniel teve direito a um jantar por volta das 22h (horário local), mas pouco comeu.
12. Uma mulher acusou Daniel Alves de assédio sexual e estupro, na boate Sutton, na Catalunha, no dia 30 de dezembro. Segundo o "El Periódico", o jogador teria colocado a mão da mulher em seu pênis e, logo depois, a levado a um banheiro da casa de show. No local, o atleta de 39 anos a teria violentado. Nesta sexta, o jogador foi preso preventivamente.
13. Em contato com o LANCE!, logo após a divulgação do caso, a assessoria do jogador negou as informações. O brasileiro também rechaçou o ocorrido à imprensa espanhola. O estafe do atleta também afirmou que o empresário, FranSérgio, e o advogado de Daniel Alves viajaram na última sexta para Barcelona para acompanhar o ocorrido.
14. Morreu neste domingo (22) o produtor cultural Sergio Roberto dos Santos, idealizador da Noite da Noite da Beleza Negra do bloco afro Ilê Aiyê. A confirmação foi feita pelo presidente do bloco, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê. Nas redes sociais, Vovô lamentou a morte e destacou o legado deixado pelo produtor. Sergio foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
15. "O idealizador da noite da Beleza Negra nos deixou no dia de Hoje, uma data muito triste para os amigos e familiares, mas seu legado segue firme na nossa memória, Sérgio Roberto faz parte da história do Ilê Aiyê. Será recebido no Orum com festa e Alegria pois assim era sua personalidade. Siga em Paz amigo. Meus Sentimentos aos familiares", escreveu o presidente do Ilê.
16. Sobrinha de Sergio, a secretária estadual da Igualdade Racial e dos Povos Tradicionais, Ângela Guimarães, destacou a personalidade amiga do tio e registrou sua contribuição para a cultura baiana.
17. "Hoje é um dia de muita tristeza para nossa família e amigos/as... comunicamos a passagem para o Orun, deste ser humano de luz, íntegro, solidário, amigo. Nosso querido Sérgio Roberto, ex-bancário do Baneb e Bradesco, ex- conselheiro do Olodum, produtor cultural, tradutor, artista plástico, pioneiro das lutas LGBTQIAP, agente cultural com largas contribuições para vários grupos da cultura negra, idealizador da Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê, amante das letras e das artes, apoiador e incentivador de novos talentos, tio e grande amigo, hoje se despede deste plano e parte para o Orun em decorrência de um AVC severo que lhe custou a vida".
18. Também manifestou pesar o presidente do Olodum, João Jorge, assim como os vereadores da capital baiana Silvio Humberto (PSB) e Marta Rodrigues (PT), além da ex-secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana.
19. O corpo será cremado às 9h de segunda-feira (23). O velório será realizado no Cemitério Parque Bosque da Paz, Sala 06.
20. Nenhum jogador de futebol da seleção prestou qualquer ato de apoio a Daniel Alves.