2. “O olhar atento e a escuta permanente serão base da nossa gestão. Por isso, fiz questão de iniciar os trabalhos vistoriando os equipamentos de saúde municipais. Estamos conhecendo detalhadamente o mecanismo de trabalho, não apenas no contexto administrativo, mas também na ‘ponta’, porta de entrada do acolhimento ao cidadão. Começamos pelo Multicentro Liberdade, alvo de críticas na imprensa no início da semana. Importante compreender de perto seu funcionamento, serviços ofertados, processos de gestão adotados e as demandas apresentadas pelos pacientes e profissionais”, afirmou Ana Paula.
3. As visitas seguirão por toda rede para elaboração de um relatório estratégico de intervenção, com o objetivo de avançar e melhorar na prestação desses serviço para a população.
4. Para dar maior agilidade ao atendimento, umas das primeiras medidas adotadas foi o reforço do serviço de marcação de exames e consultas da unidade, com o acréscimo de mais dois guichês de atendimento, sendo um específico para idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais. Só o Multicentro Liberdade oferta mensalmente mais de 30 mil atendimentos entre consultas, exames e procedimentos de atenção básica como vacinação, curativos, testes rápidos e dispensação de medicamentos.
5. A gestora destaca ainda que com a situação da Covid-19 sob controle, devido ao sucesso da vacinação em massa dos soteropolitanos, as ações da pasta priorizarão as demandas represadas pela pandemia. “Nosso interesse é melhorar o atendimento, tornando os serviços especializados ainda mais acessíveis e estruturados, além de aumentarmos gradativamente a capacidade de acolhimento e atendimento, já que nos últimos três anos um mesmo tema dominou a saúde no mundo, que foi a Covid”, declarou Ana Paula. Umas das propostas estudadas é a retomada dos mutirões nos Multicentros nos finais de semana, cuja iniciativa garantiu a execução de 600 mil atendimentos especializados no ano passado.
*****
6. Para continuar promovendo a segurança viária em 2023, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) recebeu, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), membros da Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP). A visita técnica faz parte da atuação da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global no apoio às atividades de segurança viária da cidade de Salvador.
7. Nestes dois dias, a comitiva visitante participou de reuniões com a equipe da autarquia municipal, visitou as sedes do órgão de trânsito e pôde acompanhar a Operação Respeite a Vida, a blitz que fiscaliza a Lei Seca na capital baiana.
8. O novo superintendente de trânsito de Salvador, Decio Martins, aproveitou a oportunidade para reforçar o compromisso da cidade em salvar a vida de condutores e pedestres. “O desafio é continuar salvando vidas, reduzindo acidentes, promovendo campanhas educativas. A meta é multiplicar ações e campanhas para conscientizar a população e trazê-la junto a nós nessa missão tão importante de preservar vidas no trânsito”, disse o gestor.
9. Ao longo do ano, a cidade deve receber o apoio da associação em ações que visam estimular a capacitação dos agentes e estimular a coleta e análise de dados estáticos na área de fiscalização. Com o objetivo de aprimorar a capacidade de fiscalizar da Transalvador, as atividades programadas incluem a realização de treinamentos, eventos para trocas de experiências e doações de equipamentos.
10. IACP – A International Association of Chiefs of Police (IACP) é uma associação profissional para chefes de polícia com mais de 31 mil membros em mais de 165 países ao redor do mundo. No mês de janeiro, as cidades de Recife, Salvador, São Paulo e Campinas receberam a visita da equipe da IACP formada por Madeline Kramer, gerente de programas da América Latina, Connor Cleary, gerente de projeto do Brasil, e Marcelo Cunha, coordenador sênior de projetos.
11. Na programação estão idealizadas visitas às ações operacionais com foco em quatro fatores de risco: velocidade, dirigir sob influência de bebida alcoólica, uso do capacete e uso do cinto de segurança/equipamento de segurança para crianças.
12. “A IACP está muito animada de estar aqui em Salvador e um dos nossos objetivos chaves para essa visita é discutir o nosso plano de trabalho para 2023. Esse plano vai traçar os objetivos que nós vamos trabalhar para alcançar e esperamos oferecer alguns treinamentos, fortalecer as operações de fiscalização e oportunidades de doar equipamentos adicionais e melhorar os recursos da Transalvador”, explicou Madeline Kramer.
13. Garantir a segurança alimentar dos foliões e profissionais que irão curtir e atuar no Carnaval e nas festas populares de Salvador é uma missão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nesse sentido, a Diretoria de Vigilância da Saúde (DVIS), através da Vigilância Sanitária (Visa), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb) reúnem, entre os dias 23 e 31 de janeiro, diversos prestadores de serviços para treinamentos e reuniões técnicas.
14. Os encontros acontecerão no auditório da Faculdade Dom Pedro II – Comércio. Estão sendo disponibilizadas 200 vagas em cada qualificação, sendo 100 para o turno matutino, com atividades a partir das 9h, e 100 para o vespertino, a partir das 14h. As aulas serão realizadas no dia 23, para empresas de gelo sediadas em Salvador; no dia 24 para baianas de acarajé; no dia 26, para barracas; no dia 27, para food trucks; no dia 30, para balcões; e no dia 31, para ambulantes e camarotes.
15. Por meio do treinamento serão abordadas boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos; exigências legais para venda de alimentos na rua e licenciamento; saúde do trabalhador; qualidade da água para consumo; qualificação dos fornecedores; e principais irregularidades encontradas nas inspeções durante os carnavais e festas anteriores, dentre outros temas.
16. “Estes momentos se configuram como positivos, pois todas as áreas da Diretoria de Vigilância da Saúde podem apresentar, orientar e esclarecer dúvidas acerca do seu trabalho de fiscalização e educação em saúde. É um trabalho realizado durante todo o ano e intensificado no Carnaval, com vistas a minimizar os riscos advindos do consumo de produtos e serviços fora dos padrões de segurança, higiene e qualidade”, explica a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andrea Salvador.
17. As inscrições podem ser realizadas através dos links abaixo:
BAIANAS(OS) DE ACARAJÉ E MINGAU
TURMA 1 (100 vagas) – 9h - link de inscrição: https:// forms. Gle /opjmdZsxob5BEEv78
TURMA 2 (100 vagas) – 14h - link de inscrição: https:// forms. gle/ kLNuXa9NH3zsc7YB6
18. BARRACAS
TURMA 1 (100 vagas) – 9h - link de inscrição: https:// forms. gle/ gR54aYa9PKQ5Jmt17
TURMA 2 (100 vagas) – 14h - link de inscrição: https:// forms. gle/ AbsHJMzxxiNGY8to7
19. FOOD TRUCKS
TURMA ÚNICA (100 vagas) – 9h - link de inscrição: https:// forms.gle/ Zs6VRjpbo4tbd6uF7
20. BALCÕES
TURMA 1 (100 vagas) – 9h - link de inscrição: https:// forms.gle/ i3oAjd7d7Pgbx2GA7
TURMA 2 (100 vagas) – 14h - link de inscrição: https:// forms.gle/ s51xfYapcHm9k16H8
21. AMBULANTES
TURMA ÚNICA (100 vagas) – 9h - link de inscrição: https:// forms. gle/ o2iRUnHyP3wwxTiF8
22. CAMAROTE
TURMA ÚNICA (100 vagas) – 14h - link de inscrição: https:// forms. gle/ msCtiHXspXsbew6b7