Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LULA TERÁ ENCONTRO COM OS CHEFES DAS FORÇAS ARMADAS ATÉ SEXTA-FEIRA

Rui Costa fala em modernizar as Forças Armadas
17/01/2023 às 14:28
   1. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir até esta sexta-feira com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para receber uma proposta de “modernização” das Forças Armadas. O encontro foi anunciado pelo ministro Rui Costa, da Casa Civil, na saída de um almoço oferecido nesta terça por Múcio, com o general Júlio Cesar de Arruda, o almirante Marcos Sampaio Olsen e o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.

  2. Os quatro já foram recebidos por Lula no Palácio do Planalto na segunda-feira da semana passada, um dia após os ataques terroristas promovidos por bolsonaristas golpistas nas sedes dos Três Poderes em Brasília.

  3. A jornalistas, Rui Costa afirmou que a ideia do presidente “desde o início” é discutir com o Ministério da Defesa e com as Forças Armadas a modernização delas.

  4. O senador Otto Alencar (PSD) garantiu, em entrevista à rádio Metrópole na manhã desta terça-feira (17), que o Congresso Nacional vai instalar a CPI do Terrorismo. Ele também classificou como “inesperada” a manifestação em Brasília pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

  5. “Foi uma coisa inesperada, uma agressão inesperada, embora já houvesse manifestações confirmadas. Foi uma tristeza muito grande, quando cheguei no Senado Federal, no plenário, as cadeiras destruídas, o tapete todo contaminado de urina, os vidros arrebentados, obra de arte arrebentada”, disse Otto.

  6. “Nós vamos fazer a CPI do Terrorismo. Já há assinaturas. Inclusive, a minha assinatura e nós vamos fazer a CPI do Terrorismo”, contou. E indagou: “Como é que um secretário de Segurança Pública toma posse e vai passar férias nos Estados Unidos com a crise que estava instalada?”.

  7. O estado de Mato Grosso, fecha parceria com o INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) que tem como objetivo fortalecer a preservação do maior ponto turístico do estado, o Pantanal. Reconhecido mundialmente por suas riquezas naturais e importância ecológica, o bioma tem uma área de 60.885 km2 e apresentou queda de 13,8% no índice de área desmatada entre agosto de 2021 e julho de 2022.

  8. O acordo com o INPP, garantirá o funcionamento das políticas de proteção e desmatamento do Pantanal, além de atrair recursos públicos e privados para o subsídio de estudos científicos. "Nos colocamos à disposição para a implantação de políticas públicas que venham trazer o desenvolvimento sustentável não só para o Pantanal mato-grossense, mas para todo o estado", afirma o secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Carvalho.

  9. O ex-prefeito de Salvador e secretário-geral do União Brasil Nacional, ACM Neto, confirmou que não vai disputar as eleições para a Prefeitura da capital baiana em 2024. Em participação no MetroPod na noite desta segunda-feira (16), primeira entrevista concedida este ano, Neto disse que estará ao lado do prefeito Bruno Reis na corrida pela reeleição do atual gestor.

  10. "Eu serei eleitor e cabo eleitoral de Bruno, candidato à reeleição. Eu só tenho esse projeto, essa perspectiva, olhando a disputa municipal de 2024 aqui em Salvador. Eu acho que Bruno vai reunir as melhores condições para ser candidato à reeleição, vai chegar lá forte, com o governo bem avaliado. Bruno tem sido um grande líder político, um grande prefeito e, acima de tudo, um parceiro, amigo extremamente leal e correto”, destacou durante a entrevista.

  11. Na conversa com os jornalistas Chico Kértesz, Victor Pinto e Rodrigo Daniel Silva, o ex-prefeito relembrou momentos vividos à frente da gestão da capital baiana. “Eu já fui prefeito de Salvador, vivi isso o que ele [Bruno Reis] está vivendo, exerci o meu mandato no limite que alguém pode se dedicar a um projeto. Foi algo que me realizou", disse.

  12. "Quando eu cheguei à Prefeitura, eu tinha muitos receios, principalmente porque a cidade estava do jeito que estava e era a minha primeira experiência à frente da gestão", acrescentou o ex-prefeito, que aproveitou para agradecer o reconhecimento recebido pelos soteropolitanos no pleito eleitoral de 2022.

  13. Durante os oito anos de gestão em Salvador, ACM foi avaliado como o melhor prefeito de todo o país. Já no segundo segundo turno das eleições que disputou para o Governo do Estado, o ex-gestor da capital baiana recebeu mais de 65% dos votos dos soteropolitanos.

  14. "Graças a Deus, o povo de Salvador reconheceu isso em 2016, com 74%, em 2020, quando Bruno foi eleito, no primeiro turno, o mais votado das capitais, e quando eu fui candidato a governador agora, sendo votado por 65% da população de Salvador”, acrescentou.

  15. O Curso “Abrindo a roda: representações afro-brasileiras e a participação feminina na construção das musicalidades nacionais”, promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, vai acontecer de 23 a 27 janeiro/23, das 14h às 18h, entre aulas virtuais (zoom) e de campo.

  16. Com carga horária de 20 horas, será ministrado pela professora Juliana Ribeiro (cantora, compositora, historiadora, arte educadora e mestre em Cultura e Sociedade pela Ufba).

  17. Um dos objetivos é compreender o lugar feminino no processo de construção das musicalidades nacionais associado ao protagonismo das representações afro-diaspóricas na formação das nossas identidades, oportunizando também ao aluno práticas sonoras através de exercícios de percepção musical.

  18. Conteúdo programático: As musicalidades afro-brasileiras e a construção das diversas identidades nacionais; O lugar das artistas negras na constituição das musicalidades brasileiras e seus silenciamentos; O samba como mediador cultural a sua constituição híbrida social; As divas nacionais e a invisibilização das compositoras negras dentro do samba; O Samba de Roda do Recôncavo Baiano, a Chula e as permanências Banto na atualidade; Exercícios de percepção musical, prática vocal, corporal e instrumental; Compreensão da importância da síncope no processo de construção das musicalidades e identidades brasileiras.

  19. O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.

  20. Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/evento-online/representacoes-afro-brasileiras-e-a-participacao-feminina-na-construcao-das-musicalidades-nacionais/1840070?_gl=1*2hh40q*_ga*MTEyMzc4MDg2NC4xNjUyMTIyOTY4*_ga_KXH10SQTZF*MTY3Mzk4MTAwMS4xMzcuMC4xNjczOTgxMDAxLjAuMC4w