Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRESIDENTE ASSEMBLEIA E OUTRAS AUTORIDADES REPUDIAM VANDALISMO EM BSB

Vejam o que dizem os políticos sobre atos em Brasilia
08/01/2023 às 15:44
   1. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia — ALBA, deputado Adolfo Menezes disse hoje (8.01) que o fato do Governo do Distrito Federal ter exonerado o seu secretário de Segurança Pública, Anderson Torres — que ocupava o Ministério da Justiça até o fim do governo Bolsonaro — não exime a culpa do governador Ibaneis Rocha pelos atos de vandalismo em Brasília, nos edifícios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal.

  2. “O governador do DF deve ser diretamente responsabilizado por estes atos de vandalismo em Brasília e os vândalos antidemocráticos têm que sofrer a dura punição da lei. Não foi um protesto pacífico, mas um atentado contra o Estado de Direito, contra a nossa Constituição e de destruição do patrimônio público. O governo do DF não só sabia da movimentação dos bolsonaristas, como também permitiu a arruaça”, condenou veementemente o chefe do Legislativo estadual  .

  3. Adolfo Menezes diz que o episódio é uma “mancha histórica”, mas que à democracia brasileira vai, mais uma vez, triunfar. “Os imbecis que não respeitam a vontade da maioria — que escolheu com liberdade e absoluta segurança eleitoral o presidente da República, governadores, senadores e deputados — são criminosos ao invadir as sedes dos Três Poderes. E criminosos devem ser processados e julgados na forma da lei, garantindo a nossa democracia responsável e cada vez mais forte. Não passarão!”, diz o presidente da ALBA.

  4. ACM NETO no twitter: "Na política, oposição precisa ser feita com responsabilidade, respeito às instituições e a democracia. Baderna, violência e radicalismo devem ser tratados como merecem: o rigor da lei"

  5. O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), vice-líder da bancada de oposição na Bahia, classificou como condenáveis e inaceitáveis os atos de vandalismo e a invasão aos prédios públicos do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) ocorridos na Praça dos Três Poderes em Brasília, na tarde deste domingo (8).

  6. “Acompanho estarrecido o que acontece neste momento em Brasília. Independente do que desejamos ou apoiamos, precisamos respeitar o resultado das eleições do fim de outubro. Violência e vandalismo não podem ser aceitos em nenhuma hipótese. Não podemos aceitar esse comportamento. Esses atos são condenáveis”, repudiou o parlamentar.

  7. “Quem concorda com o governo eleito, que apoie e defenda, quem não concorda com esse governo, que fiscalize e faça oposição, mas nunca com invasões e vandalismo”, acrescentou.

  8. A Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou há pouco com uma petição junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo uma série de medidas judiciais em resposta aos atos criminosos ocorridos na tarde deste domingo (8) na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

  9. Dentre os pedidos, figuram a prisão em flagrante do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, exonerado na tarde de hoje, e de demais agentes públicos responsáveis por atos e omissões.

  10. Além disso, a AGU solicitou a imediata desocupação de todos os prédios públicos federais em todo o país, e a dissolução dos atos antidemocráticos realizados nas imediações de quartéis e outras unidades militares. O pedido dirigido ao Supremo requer que, para tais medidas, sejam utilizadas todas as Forças de Segurança Pública do Distrito Federal e dos estados.

  11. Com o objetivo de buscar futura responsabilização dos manifestantes radicais, a AGU também pediu ao STF que determine às plataformas de mídias e de redes sociais a interrupção da monetização de perfis e transmissão das mídias sociais que possam promover, de algum modo, atos de invasão e depredação de prédios públicos. Igualmente, solicitou que as empresas de telecomunicações, em especial as provedoras de serviço móvel pessoal, que guardem por 90 dias registros de conexão suficientes para definição ou identificação de geolocalização dos usuários que se encontram nas imediações da Praça dos Três Poderes e no Quartel General do Exército no DF.

  12. A AGU também requereu à Suprema Corte que determine às autoridades competentes a apuração e responsabilização civil e criminal dos responsáveis pelos atos ilícitos, incluindo agentes públicos, além da realização de perícia e outros atos necessários à coleta de provas. A propósito dessa medida, requereu ao Supremo que determine às autoridades a apreensão de todos os veículos e demais bens utilizados para transporte e organização dos atos criminosos. A AGU solicitou ao STF ainda que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mantenha registro de todos esses veículos que ingressaram no DF entre os dias 5 e 8 de janeiro deste mês.

  13. A petição foi ajuizada no âmbito dos inquéritos 4781 e 4874, que tramitam no Supremo. Entre os fundamentos constantes no pedido está a grave violação à ordem democrática e a necessidade premente de minimizar os prejuízos causados à paz social e ao Estado Democrático de Direito. Na peça, a Advocacia-Geral argumenta que os atos “importam prejuízo manifesto ao erário e ao patrimônio público e também causam embaraço e perturbação da ordem pública e do livre exercício dos Poderes da República, com a manifesta passividade e indício de colaboração ILEGAL de agentes públicos”.

  14. Senador Jaques Wagner: "O que estamos vendo hoje são atos graves, de vandalismo, terrorismo e barbárie. A violência contra o Congresso, o Palácio do Planalto e o STF, invadidos e depredados na tarde de hoje, não podem passar impunes. Precisamos de medidas duras e imediatas"

  15. Deputado Arthur Maia: "O que está acontecendo em Brasília são atos de banditismo que a  sociedade brasileira não pode admitir.  Os poderes da república devem estar unidos para defender o estado democrático de direito. Os criminosos que perpetraram esses atos deverão ser punidos com máximo rigor da lei"

  16. Ciro Gomes: "Um dos maiores crimes da história da República não pode ficar impune. Não há a mínima brecha para condescendência. A consciência nacional clama o MÁXIMO RIGOR DA LEI!

  17. Flávio Dino: "Em cumprimento à decisão do Exmo Presidente da República, o secretário Ricardo Cappelli já se deslocou para assumir a intervenção na SSP/DF. E seguimos com as operações cabíveis visando ao restabelecimento da ordem pública"

  18. Revista Oeste: "Lula ladrão, seu lugar é na prisão', cantam manifestantes"

  19. Arthur Lira: "Eu me coloco à disposição de todos os Chefes de Poderes para fazermos uma reunião para deixar absolutamente inquestionável que os três Poderes  estão mais unidos do que nunca a favor da Democracia".

  20. Daniela Mercury: "Querem golpe a qualquer custo".