Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEPUTADO QUER TROCAR NOME DA ARENA ITAIPAVA PARA PELÉ; E OS CONTRATOS?

Duvida-se que a Assembleia aprove projeto tão polêmico sem mexer nos contratos
04/01/2023 às 15:37
     1.  O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) protocolou nesta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei que visa alterar o nome da Arena Fonte Nova. Pela proposição, o estádio passaria a se chamar Arena Rei Pelé, homenagem ao jogador Edson Arantes do Nascimento, morto, recentemente. A ideia é boa, mas é preciso observar que, a partir de 2013, a cervejaria Itaipava, do grupo Petrópolis, passou a assinar o nome da nova Arena de "Itaipava Arena Fonte Nova" sob um contrato de patrocínio até o ano de 2023 (termina neste ano), num valor de 100 milhões de reais (10 milhões de reais em 10 anos). Esse foi o primeiro contrato de naming rights (direitos de nome) assinado para estádios da Copa.

  2. O contrato concede à Itaipava e outras marcas da empresa o direito de comercialização de seus produtos com exclusividade em todos os espaços comerciais do equipamento que também abriga shows de artistas e outros eventos, até vacinação contra a Covid. Nada do que passa por lá é gratuito. Após a intenção de alterar o nome do estádio do ex-governador da Bahia e responsável por sua inauguração, Octávio Mangabeira para o da cervejaria houve muitas opiniões contrárias e ao final ficou decidido que o nome oficial será "Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira".

  3. Há, ainda, um contrato em que o governo do Estado desempenho recursos para a manutenção da Arena. A construção e operação da Arena Fonte Nova são feitas por meio de Parceria Público Privada (PPP) firmada pelo Governo do Estado/Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Fonte Nova Negócios e Participações (empresa formada pelo consórcio Odebrecht e OAS). 

  4. O deputado Alex da Piatã recorda que aqui no Estado da Bahia e na história do Bahia Futebol Clube as façanhas em campo de Pelé fizeram história. Foram mais de 20 partidas jogadas em solo baiano ao longo da carreira defendendo a camisa da Seleção Brasileira, do Santos e da Seleção Paulista. A primeira vez foi em 1957.

  5. “Pela belíssima história inscrita, que por meio das suas habilidades como jogador de futebol levou o nome do Brasil para os quatro cantos do mundo e se consagrou como o Atleta do século, enchendo a nação brasileira de orgulho e mais por toda contribuição que prestou ao nosso País, nada mais justo e adequado que seja homenageado e assim sua memória poderá estar sempre presente e eterna”, disse o político.

  6. Tudo isso que o deputado falou de Pelé é verdade embora não tenha feito o gol 1000 contra o Bahia. A questão é que - como vimos acima - há contratos e valores astronômicos envolvidos e isso vem desde o governo Wagner, o qual, inclusive bancou a possível impopularidade na troca do nome de Octávio Mangabeira para Arena Itaipava. Wagner se safou dessa porque o povo não tem memória, mas também tem suas artes, e o nome Arena Itaipava, nunca pegou. A população continua chamando o estádio de Fonte Nova e os os torcedores mais antigos é que ainda se lembram de Octávio Mangabeira.

  7. Só lemnrando: a antiga Fonte Nova (Estádio Octávio Mangabeira) foi implodida em 29 de agosto de 2010 para dar lugar à Arena Fonte Nova, projeto de sede baiana para a Copa do Mundo FIFA de 2013 no governo Jaques Wagner. Foi oficialmente inaugurado no dia 5 de abril de 2013 com presença da então presidente Dilma Rousseff com um Bahia x Vitória vencido pelo "Leão" e primeiro gol de Cajá.

  8. Utiliza o mesmo modelo de gestão multiuso de sucesso na Europa, o da Johan Cruijff Arena, um dos maiores centros de lazer do mundo, casa do Ajax e parceiro na operação da nova arena baiana. O estádio tem capacidade oficial para 47.907 pessoas em três níveis de arquibancadas com assentos cobertos, camarotes, vista para o estádio e para o Dique do Tororó e 2 mil vagas de estacionamento. 

  9. Vê-se, pois, em que vespeiro o deputado Alex da Piatã (PSD) está se metendo. Se a Assembleia aprovar essa mudança (Casa que tem maioria de petistas ligados a Wagner e Rui e mais aliados, inclusive do partido de Alex, o PSD comandado por Otto Alencar) derruba um projeto emblemático de Wagner e perde-se recursos. Duvida-se, pois, que a maioria da Casa Legislativa embarque nessa canoa furada.
                                                     *****
  10.  A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue nesta quinta-feira (5) com a estratégia de vacinação contra a Covid-19 em Salvador, das 8h às 16h. Será realizada a aplicação da 5ª dose de reforço, exclusivamente para pessoas imunossuprimidas com 18 anos ou mais, inclusive gestantes e puérperas com esta condição clínica elencadas na Nota 221/2022. Ainda para o grupo de imunossuprimidos, a 4ª dose também está sendo ofertada para pessoas com 12 anos ou mais. Nos dois casos, é necessário ter o nome na lista disponível no site da SMS, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

 11. A mobilização contempla também a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema “Liberou Geral”, mesmo para os cidadãos residentes fora de Salvador. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia. Já os cidadãos dos demais grupos que não estão incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir na capital baiana e ter o nome na lista do site da SMS.

 12. A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, seguindo a orientação da Nota Técnica nº 177/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS que estabelece que todos os indivíduos que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única), entre 18 e 39 anos de idade estão orientados a receber um segundo reforço e, todos os indivíduos de 40 anos e mais, estão orientados a receber um terceiro reforço.

 13. A aplicação do imunizante Pfizer Baby estará suspensa temporariamente para crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias com e sem comorbidades. A imunização com a Pfizer pediátrica também segue suspensa para os pequenos entre 5 e 11 anos. A SMS aguarda o envio de novas doses para retomas ambas as estratégias. 

 14. O programa Treinar para Empregar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), inicia 2023 com novos cursos gratuitos de capacitação profissional. Desta vez, são oferecidas seis vagas para Operador de Caixa de Supermercado e 20 vagas para Serviços de Supermercado, todas voltadas para mulheres.

 15. As inscrições estão abertas e devem ser feitas através do site agendamentosemdec. salvador. ba. gov. br até o preenchimento das vagas. As aulas acontecem na unidade Senac Praça da Sé e oferecem certificação ao final, mais transporte.

 16. O curso de Operador de Caixa de Supermercado possui carga horária de 40h e acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Já as aulas de Serviços de Supermercado, com carga horária de 40h, acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os dois cursos serão realizados entre os dias 16 de janeiro e 9 de fevereiro.

 17. Para se inscrever, é necessário ter idade mínima de 18 anos e possuir ensino médio completo. No ato da matrícula, será preciso apresentar foto do histórico ou atestado de escolaridade, RG, CPF, comprovante de residência de Salvador e e-mail pessoal.

  18. O governo de Jerônimo Rodrigues começou tetando que nem cego andando em centro urbano. É de continuidade, porém até agora não apresentou nada palpável e isso dá uma demonostração de que a equipe de transição não apresentou nada de concreto a ele. É o que parece. Jerônio disse hoje que até sexta-feira tem uma informação mais precisa sobre o projeto de combate à fome.

  19. Como vai ser isso é dificil imaginar, pois o governo do PT na Bahia tem 16 anos e a propaganda do governo Rui, o último da série, dava conta de que a Bahia vivia muito bem. O governador inclusive sendo bem avaliado nas pesquisas. Onde Jerônimo encontrou essa fome toda realmente precisa de uma explicação. 

  20. Culpar o governo Bolsonaro por isso não cola uma vez que Rui sempre destacou que a Bahia tinha superavit e era o estado (fora SP) com mais investimentos em obras. Vamos, portanto, aguardar a nova fala do governador.