Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MORTE DE PELÉ REPERCUTE NO MUNDO; GOV DA BAHIA DECRETA 2 DIAS DE LUTO

cbf faz vários posts de Pelé
29/12/2022 às 11:32
    1. O governador Rui Costa decretou, nesta quinta-feira (29), luto oficial de dois dias no Estado da Bahia pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que faleceu aos 82 anos.

  2. “Dia triste para todos os brasileiros com a notícia da morte do maior atleta da história. Ícone, ídolo de tantas gerações, que tanto nos orgulhou levando as cores verde e amarela a cada canto do planeta. Pelé, eterno!”, lamentou.

  3. Rui Costa, que cumpre agenda em Salvador, também fez questão de destacar a trajetória de Pelé na área social: “gigante, Pelé era referência mundial no futebol e, ainda, por apoiar causas importantes em prol da população mais pobre. Um orgulho também para o povo negro. Seu legado nos alegrará para sempre. Que Deus conforte os corações dos amigos e familiares do rei!”.
 
  4. (Maurício de Souza) - ”Pelé, nosso Pelé! Toda vez que uma criança brincar com uma bola lembraremos dele. O amigo, o grande atleta, a personalidade brasileira que amamos está vivo em nossos corações.”

  5. (ACM NETO) - Ex- prefeito de Salvador e secretário-geral do União Brasil, ACM Neto lamentou nesta quinta-feira (29) a morte do ex-jogador Pelé.“Maior jogador de todos os tempos, Pelé transformou o futebol em arte e levou o nome do Brasil para o mundo inteiro. Perdemos um ídolo, um gênio e uma inspiração para diversas gerações. O nosso agradecimento ao eterno rei do futebol”, disse Neto.

 6. Torcedor do Bahia, Neto lembrou de um episódio pitoresco envolvendo Pelé e seu time de coração. Em 1969, com 999 gols na carreira, o Santos enfrentou o Bahia na Fonte Nova.No lance mais comentado da partida, Pelé driblou um zagueiro do Bahia, tirou o goleiro da jogada e finalizou para marcar seu milésimo gol. O zagueiro Nildon, em cima da linha, evitou a comemoração do rei do futebol.

  7. Milhares de torcedores do tricolor aplaudiram a jogada, mas há relatos que o zagueiro foi vaiado também porque os baianos queriam acompanhar este feito histórico, que aconteceria alguns dias depois, contra o Vasco, no Maracanã.

  8. A TV Globo exibiu um logo especial para homenagear Pelé, que morreu nesta quinta-feira, 29, aos 82 anos de idade, por falência múltipla de órgãos decorrente do câncer de cólon. A emissora deixou um "Rei eterno", com o desenho da camisa 10, no topo da tela.

  9. A Globo interrompeu sua programação para informar a morte do rei. Da bancada do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos noticiou a morte no Plantão Globo.

  10. Na sequência, foram exibidos links ao vivo com informações direto do Hospital Albert Einstein, onde o ex-jogador estava internado desde o dia 29 de novembro. Correspondentes internacionais também comentaram a repercussão da morte em diversos países do mundo.

  11. Além disso, a emissora passou a exibir uma série de reportagens especiais sobre Pelé como forma de homenageá-lo e relembrar sua extensa e premiada carreira no futebol.

  12. De modo geral, a imprensa argentina correu contra a maré no restante do mundo e evitou definir Pelé como o maior jogador de futebol da história, depois que o Rei morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos de idade. Jornais, sites, rádios e canais de TV da Argentina procuraram apontar o Rei do futebol como "um dos maiores", sem colocar o brasileiro acima de Maradona e até mesmo de Messi, ídolos do país. Os argentinos têm reis nas barrigas.

  13. Em seu Instagram, Lionel Messi compartilhou algumas imagens com Pelé e foi sucinto: "Descanse em paz", disse.

  14. Todos os jornais e sites on-line do mundo ocidental deram suas manchetes sobre a morte de Pelé. 

  15. "O Rei do Futebol nos deixou, mas seu legado nunca será esquecido", diz Mbappé em seu Instagram.
Durante a Copa do Mundo do Catar, quando Pelé já se encontrava no hospital, ele e o francês trocaram mensagens afetuosas. Mbappé pediu orações ao Rei, ao que ele agradeceu: "Estou feliz de ver você quebrando mais um dos meus recordes nesta Copa, meu amigo!".

  16. "Antes do Pelé o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: deu visibilidade ao brasil", declara Neymar.

  17. (Cristiano Ronaldo) "Os meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular à família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé.

 18. O jornal de esporte francês l'Equipe deu manchete cobrindo toda página com foto de Pelé.

  19. (CBF)  O maior ídolo do futebol mundial morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, 82 anos, faleceu no Hospital Albert Einstein. O Rei do Futebol foi diagnosticado em 2021 com um câncer no cólon e teve o óbito confirmado nesta tarde em decorrência do problema, com múltipla falência dos órgãos.

  20. A morte do ídolo é a mais triste notícia informada pela CBF desde a sua fundação há 108 anos. Por causa da morte de Pelé, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, decretou luto oficial por sete dias.

  21. “Estou profundamente emocionado com a partida do Pelé. A CBF fará todas as homenagens possíveis ao maior atleta de todos os tempos. Pelé é eterno e vamos trabalhar sempre para preservar a sua história e perpetuar o seu legado", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.