Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

REAJUSTES 2023: GOV 40% ;SERVIÇOS 6 %; EMBASA 13%; ICMS 1%;SERVIDOR 0%


Rui Costa passa férias na Europa com a família em momento decisório do governo Lula
27/12/2022 às 11:29
     1. Durante a última campanha política ninguém falou nada entre os partidários do PT e o governador Rui Costa - futuro ministro da Casa Civil em férias na Europa - era só mandando fazer o L e votar dobrado: em Lula e em Jerônimo, ambos vitoriosos. Antes mesmo de Jerônimo assumir foram chegando os presentinhos de Natal e de Réveillon, primeiro o reajuste dos salários do governador, vice e secretários em mais de 40%; depois, o aumento da alíquota do ICMS de 18% para 19%; adelante, os reajustes das taxas de serviços no estado em 5.9%; e hoje, reajuste da água da Embasa em 13.34% o dobro da inflação. Aos servidores estaduais, por enquanto, reajuste zero (0%).

  2. O sensato seria dizer durante a campanha que isso iria acontecer para que as pessoas, agora, não ficassem surpresa com os reajustes. Deve vim mais por aí, no Estado e no País. A PEC da gastança já aprovada pelo Congresso garanta os R$600,00 do Auxílioa Brasil e mais uns peduricalhos para quem tem filhos até 6 anos de idade, mas não informou donde tirarão os recursos. Então, pode esperar que monsieur Haddad vai apresentar a conta para os brasileiros, em breve.

  3. (MI) Quase 24h depois de surgirem as primeiras críticas a sua ausência da Bahia,  enquanto parte do estado está debaixo d'água, por causa das fortes chuvas, o governador Rui Costa se pronuncia nas redes sociais.

  4. Rui, que será ministro da Casa Civil do futuro governo Lula, está na Europa, onde passa férias com a família.

  5. "Há um ano atuamos firmemente para socorrer as vítimas das fortes chuvas na Bahia. Agora não será diferente. Minha solidariedade às famílias atingidas e total apoio às ações lideradas pelo governador em exercício, Adolfo Menezes, e pelo governador diplomado, Jerônimo Rodrigues", escreveu Rui no Twitter.

  6. No Instagram, o petista demonstrou solidariedade. "Reitero a minha solidariedade às famílias afetadas. Seguimos em alerta, mobilizados e tomando todas as medidas, para assegurar o apoio necessário para a população e para restabelecer as áreas atingidas", escreveu o governador.

  7. O vereador de Salvador,  Cláudio Tinoco (União Brasil), gravou vídeo no Centro Administrativo da Bahia (CAB) questionando o paradeiro de Rui Costa num momento em que algumas cidades baianos passam dificuldades em virtude das chuvas. No vídeo, ele acrescenta outros temas como o aumento da alíquota do ICMS e reajuste no salário do futuro governador, com efeito cascata.

  8. Provocadas por associações e cooperativas de catadores e catadoras de Salvador, a Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) enviaram, nesta terça-feira (27), ofício à prefeitura municipal questionando sobre a contratação de profissionais para a coleta de resíduos no Festival Virada Salvador 2023, que acontecerá de 28 de dezembro a 1º de janeiro, na orla da Boca do Rio, na capital baiana. As entidades reclamam do descaso da gestão municipal e da empresa apoiadora do evento em relação ao descarte dos resíduos gerados no local, por onde devem passar cerca de 2 milhões de pessoas.

  9. O defensor federal e coordenador do Grupo de Trabalho de Catadoras e Catadores da DPU, Antonio de Maia e Pádua, e a defensora pública estadual e coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental (NUGAM) da DPE/BA, Kaliany Gonzaga, pedem informações, no prazo de dois dias, sobre as providências tomadas para contratar os profissionais nos termos da planilha de custos apresentada pelas associações. O documento contém a estimativa dos recursos necessários para remunerar adequadamente o trabalho de cerca de 500 profissionais, que atuam no recolhimento, acondicionamento, transporte, triagem e destinação dos resíduos descartados.

  10. Caso as cooperativas e associações não sejam contratadas, a prefeitura deve responder quanto custará à fazenda pública municipal a realização desses serviços.

  11. De acordo com o defensor federal, a participação de catadoras e catadores na coleta seletiva e na logística reversa são determinações legais postas na Política Nacional de Resíduos Sólidos e o custo da coleta seletiva deve ser cobrado às empresas que produzem e fazem da comercialização das embalagens o seu negócio. Nesse sentido, a gestão municipal deve esclarecer ainda como esse valor será restitutido pelas empresas produtoras e comercializadoras das embalagens descartadas no festival.

  12. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta terça-feira (27), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em algumas regiões do estado. Até o momento, 2.439 estão desabrigados, 25.157 desalojados e 219.389 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos das chuvas. O número total de atingidos chega a 246.995 pessoas.

  13. Mais um óbito proveniente das fortes chuvas foi registrado nesta terça. Dessa vez, no município de Tanhaçu. Trata-se de um homem, 65 anos, vítima de afogamento após uma cabeça d’água arrastá-lo por um riacho afluente do Rio de Contas. Com o caso, que ocorreu no último sábado (24), contabiliza-se dois óbitos na Bahia pelo cenário das chuvas intensas. O primeiro óbito, também por afogamento, foi registrado em 5 de dezembro, no município de Itapicuru, quando um homem, de 71 anos, morreu ao tentar atravessar um riacho e acabou sendo arrastado pela correnteza.

  14. Os números correspondem às ocorrências registradas em 115 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 100 estão com decreto de Situação de Emergência (SE), são eles: Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Aracatu, Arataca, Aurelino Leal, Baixa Grande, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Rocha, Barro Preto, Belmonte, Belo Campo, Boa Nova, Brejões, Buerarema, Cachoeira, Caetanos, Canavieiras;

  15. Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Contendas do Sincorá, Dário Meira, Encruzilhada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Firmino Alvez, Guaratinga, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapitanga, Ibirapuã, Igaporã, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Jequié, Jiquiriça, Jitaúna, Jucuruçu, Jussari, Lafaiete Coutinho, Maiquinique;

  16. Manoel Vitorino, Maracás, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Miguel Calmom, Milagres, Mirante, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Piripá, Planalto, Poções, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São Félix, Tanhaçu, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Ubatã, Vereda, Vitória da Conquista, Wenceslau Guimarães, Tremedal, Lagedo do Tabocal e Conceição do Jacuípe.

  17. Abastecimento será interrompido nesta quinta-feira (29) nos bairros Panorama, Fraternidade e Feira VII, em Feira de Santana: A Embasa informa que, para possibilitar o entroncamento de novas redes ao sistema de abastecimento de água,  o fornecimento de água terá que ser interrompido nesta quinta-feira (29), a partir das 8h, nos bairros Panorama, Fraternidade e Feira VII. Os serviços deverão ser concluídos no final da tarde da própria quinta-feira, quando serão retomados gradativamente, com previsão de completa regularização em até 24h. A Embasa recomenda o uso econômico da água até a normalização do abastecimento.

  18. A senadora Simone Tabet aceitou ser ministra do Planejamento. Como o próprio nome diz, vai planejar. 

  19. O estado de saúde de Pelé segue muito critico.

  20. Enhtusiasta de Lula, defensora da bandeira petista de primeira hora, a cantora Daniela Mercury anda retraida.

  21. Informes dão conta de que o presidente Bolsonaro viajará para os Estados Unidos entre quarta e quinta feira.