Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

APÓS DISCURSO DE LULA BOLSA CAI E DÓLAR SOBE; TETO DE GASTOS PREOCUPA

Ó Bahia ayá... ninguém da Bahia na equipe de transição do Alckmin
10/11/2022 às 13:47
   
   1. (VEJA) O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fez um longo, duro e confuso discurso na manhã desta quinta-feira, 10, em Brasília, ao chegar ao CCBB, sede da transição de governo, no qual disparou mensagens em tom de conciliação enquanto atacava o mercado financeiro e coisas caras ao setor, como o teto de gastos e as privatizações. Também acenou aos mais pobres prometendo prioridade na retomada de políticas sociais.

  2. Na esteira de um discurso maniqueísta, no qual colocou o tempo todo como excludentes as preocupações sociais e a responsabilidade fiscal, o discurso teve impacto negativo nos indicadores do mercado, como o Ibovespa, que caiu durante o pronunciamento, e o dólar, que subiu.

  3. Lula criticou a distribuição de dividendos pela Petrobras aos acionistas, lembrando que a estatal já  distribuiu mais de 150 bilhões de dólares durante o atual governo. “E nesta semana inventaram a distribuição de mais de 50 bilhões de dólares de um possível lucro futuro. Sabe qual é a ideia? É deixar o caixa da Petrobras para que nós não possamos fazer investimentos”, disse.

  4. Também atacou quem defende o teto de gastos e o que chamou de “regra de ouro” que o mercado quer impor ao governo. Lula também criticou o agronegócio que se colocou contra a sua candidatura (“Eu quero saber qual é a bronca”, disse), as Forças Armadas (por terem feito um relatório “equivocado” sobre o processo de votação) e a Operação Lava Jato, voltando a lembrar que a investigação foi instrumentalizada para tirá-lo do processo eleitoral em 2018. 
                                                                     ******

  5. Localizados em Salvador, dois hospitais públicos da Bahia estão entre as 63 unidades de saúde a alcançar certificado de Acreditação. O Hospital do Subúrbio e o Hospital da Mulher têm certificado em nível 3, melhor pontuação do método de avaliação e certificação reconhecido internacionalmente, por meio de padrões e requisitos que asseguram a qualidade e a segurança da assistência na área da saúde. 

  6. Em 2021, o Brasil tinha 8.870 estabelecimentos hospitalares, destes 6,4 mil hospitais são de atendimento geral e especializado e menos de 400 são acreditados, destes apenas 63 são públicos e atendem exclusivamente pelo SUS.

  7. Com certificação internacional e premiações, o Hospital da Mulher (HM) já realizou mais de dois milhões de atendimentos, nos cinco anos de operação. A unidade de saúde é certificada pelo Breast Centres Network. Em 2019, recebeu o prêmio Dr. Pinotti, concedido pela Câmara dos Deputados a entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.

  8. Este ano, além da certificação de qualidade pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em que o HM alcançou o nível 3 de Acreditação, a unidade também implantou o prontuário 100% eletrônico. Com ele é possível acessar, de forma rápida e eficaz, o histórico clínico das pacientes, assim como registrar consultas, procedimentos, plano terapêutico, prescrições, entre outros.

  9. O Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador, foi ranqueado em 5º lugar no ‘Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil’. Promovido pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Instituto Ética Saúde (IES) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA) o prêmio destacou as 40 melhores instituições públicas com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 136 hospitais públicos foram selecionados para serem avaliados pela comissão julgadora, sendo escolhidas 40 instituições de 11 estados para serem incluídas no ranking.

  10. Inaugurado em setembro de 2010, pelo Governo da Bahia, o HS é a única unidade de saúde do nordeste a ganhar a premiação. Dentre os critérios definidos como requisitos pela comissão foram considerados o tempo de certificação de qualidade de cada instituição de saúde, bem como o cálculo de eficiência, medido por produção hospitalar em relação aos recursos financeiros investidos, além de avaliações dos usuários dos serviços através do Google Business.

  11. Diretor técnico do HS, o médico Rogério Palmeira fala sobre a satisfação em receber o prêmio, representando uma unidade pública situada em uma localidade vulnerável socialmente. “A intenção dos patrocinadores do prêmio é chamar a atenção sobre esses hospitais, para que iniciativas de qualidade e segurança pudessem ser disseminadas para outras unidades de atendimento do SUS. Por isso, nos sentimos orgulhosos de poder ser uma inspiração para outros equipamentos de saúde”, explica.

  12. A rotina técnica do Hospital do Subúrbio, que opera com 1.664 funcionários e 278 médicos, inclui reuniões periódicas com lideranças comunitárias locais, para identificar as necessidades da comunidade, o que destaca a relevância do atendimento humanizado na unidade. 

  13. Referência no atendimento de alta complexidade, o Hospital do Subúrbio realizou desde sua inauguração mais de 895 mil atendimentos, além de 205 mil procedimentos médicos e cerca de 8,5 milhões de exames de laboratório e bioimagem.

  14. Até agora, Alckmin não anunciou nenhum baiano na equipe de transição do novo governo, salvo o deputado Antonio Brito que apenas integra o Conselhio Político.

  15. As especulações sobre os nomes dos ministros é grande, mas não vamos falar nisso porque, o que se sabe, pela fala de Lula, é que Alckmin não será ministro. Então, vamos aguardar.

  16. Assim como aguardaremos os nomes da equipe de Jerônimo Rodrigues, Fala-se de muitos, porém até agora, o dono da caneta não falou nada.

  17. Acontece no próximo dia 19, em Salvador, no Restaurante Bambá Dendê o Encontro dos Amigos de Serrinha.

  18. O velório do corpo da cantora Gal Gosta acontece na ALESP, em São Paulo, na sexta-feira. Bem que poderia ser na ALBA, mas a Bahia está sempre por fora de tudo. 

  19. O Centro de Convenções de Salvador recebe até terça-feira 15 de novembro a Bienal do Livro da Bahia depois de 9 anos sem o evento. 

  20. Pesadona a decoração de Natal do Shopping Barra, sem criatividade.