Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LAURO DE FREITAS MOBILIZA MULHERES NO OUTUBRO ROSA EM PASSEATA ABJ

ABJ pede prisão de Roberto Jefferson por atacar Carmen Lúcia, ministra do STF, chamando-a de prostituta
22/10/2022 às 13:50
   1. O sol brilhando no céu limpo deste sábado (22) foi o cenário perfeito para que centenas de pessoas tomassem conta das ruas da Itinga, em Lauro de Freitas, vestidas de rosa para chamar atenção quanto à necessidade da realização da mamografia anual para diagnóstico precoce do câncer de mama. Puxados pelo som do trio elétrico com canções sobre conscientização, foco da Campanha Outubro Rosa, mais de 300 pessoas saíram do Largo do Caranguejo em direção ao Complexo Municipal de Saúde e sem cansar levaram  informação  e acenderam o alerta às mulheres da cidade.

  2. Em Lauro de Freitas, a Campanha este ano traz o mote 'cuide-se e celebre a vida', a frase estava nas faixas e cartazes que ajudaram a encorajar a comerciante Maria Júlia, 67 anos. 

  3. "Este ano por falta de tempo ainda não fui fazer meu exame, mas sei que é necessário, às vezes a gente deixa até o medo tomar conta da mente, medo de descobrir alguma coisa, mas eu vou fazer sim, é melhor estar em dia com a saúde", falou. Já dona Ana Cunha, 72 anos, conta que teve um câncer de mama, se curou, mas não descuida. "Minha mamografia anual é de lei", disse.

  4. A prefeita Moema Gramacho percorreu ao lado do secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira, às salas do Complexo. No local, mulheres aguardavam sua vez para realizar o exame no mamógrafo próprio do município.

  5. "A mamografia é um exame rápido e não dói, é só um incômodo, mas é melhor passar pelo procedimento do que enfrentar essa doença que ainda mata tantas mulheres no Brasil", relatou a gerente de loja, Lívia Souza, de 62 anos, enquanto esperava sua vez. Dona Lívia ainda aproveitou a massoterapia que estava sendo ofertada no local e saiu de lá renovada, como disse.

  6. Moema contou a experiência que passou com o câncer de mama, ao ser acometida pela doença em 2008. "Foi uma batalha, mas encontrei muitos anjos ao longo dessa jornada e o apoio da minha família foi fundamental para vencer o processo", lembrou. 

  7. A prefeita recordou ainda que é de sua autoria a Lei que tramita no Congresso Federal em que a mulher diagnosticada com câncer de mama seja reparada com cirurgia plástica na mesma operação em que o nódulo for retirado. "Esta Lei está aguardando ser votada e eu sei que autoestima é muito importante na vida de quem enfrenta essa batalha", falou.

  8. De janeiro até agora, mais da metade das mulheres acima de 55 anos, que compõem o público alvo da Campanha já realizaram o exame em Lauro de Freitas, ao todo foram quase quatro mil mamografias realizadas na rede municipal conveniada do SUS, na Policlínica em Simões Filho e no mamógrafo próprio localizado no Complexo Municipal de Saúde. 

  9. O superintendente da Atenção Básica, Hadson Namour, explica que caso a mulher detecte algum nódulo na mama através do autoexame deve procurar a unidade de saúde mais próxima o quanto antes. "O diagnóstico precoce amplia as chances de cura", destacou.

  10. No Complexo Municipal de Saúde, as mulheres com alteração no exame são encaminhadas imediatamente para o médico mastologista que atende na própria unidade. "Além disso, nós temos um fluxo fortalecido com o Governo do Estado e nossas mulheres diagnosticadas com a doença estão sendo acompanhadas com o que há de mais moderno no Hospital da Mulher", frisou o secretário César.

  11. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu neste sábado (22.out.2022) dar ao candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o direito de responder a um comercial de Jair Bolsonaro (PL) no qual está dito que o petista foi campeão de votos nos presídios brasileiros (assista mais abaixo). 

  12. Na prática, em algum dia da semana que está para começar (a última da campanha), Lula terá 49 inserções de 30 segundos. Bolsonaro ficará com só 1 comercial nessa mesma data. A decisão do TSE (íntegra – 9MB) foi para conceder 116 direitos de resposta a Lula (por causa da propaganda bolsonarista sobre votação em presidios.

  13.  A Associação Brasileira De Juristas Pela Democracia pediu ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes que revogue a prisão domiciliar do ex-deputado federal Roberto Jefferson após ofensas misóginas dele contra a ministra Cármen Lúcia, também do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

  14. A ação argumenta que Jefferson viola os termos de sua domiciliar. O político saiu da prisão preventiva no Complexo Prisional de Bangu em janeiro de 2022 sob a condição de não utilizar redes sociais. Ele é acusado de tumultuar o processo eleitoral e proferir discursos de ódio, além de atacar instituições democráticas.

  15. Jefferson chama a magistrada de "bruxa" e a compara com uma "prostituta": "Lembra mesmo aquelas prostitutas, aquelas vagabundas, arrombad*s" né? Aí que viram para o cara diz: 'E, benzinho, no rabinh*, nunca dei o rabinh*, pela primeira vez. É a primeira vez'. Ela fez pela primeira vez, ela abriu mão da inconstitucionalidade pela primeira vez. Ela diz assim: 'é inconstitucional, censura prévia é contra a súmula do Supremo', mas é só dessa vez benzinho".

  16. "Para horror, nojo e indignação de todas as mulheres, o investigado e ora novamente denunciado descumpriu novamente as medidas cautelares da forma mais asquerosa possível, gravando um vídeo para distribuir nas redes sociais " é o diz ABJ.

  17. A CCR Metrô Bahia, em parceria com o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTQIAPN+ do Estado da Bahia (CPDD), promove nova ação gratuita de testagem rápida para HIV, distribuição de preservativos e orientação sobre atendimentos psicológico e jurídico oferecidos pela instituição, na próxima segunda-feira (24), das 08h às 11h e das 13h às 17h, na Estação Bairro da Paz do Metrô. Na ocasião, os clientes que passarem pelo local também terão acesso a informações sobre doenças virais, como as hepatites.

  18. Este é o quinto mês consecutivo que a referida ação acontece dentro do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas neste ano. 

  19. Além das mobilizações nas estações de metrô, a concessionária e o CPDD já promoveram outras iniciativas em conjunto, a exemplo das mentorias realizadas no Casarão da Diversidade para jovens da comunidade LGBTQIAPN+, sempre levando temas atuais e voltados, em sua maioria, para o mercado de trabalho.

   20. "Essas ações são importantes para difundir e oferecer mais informações ao público, e a CCR Metrô Bahia conta com parceiros estratégicos neste trabalho, em prol de apoiar na construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e diversa", explica Luana Xavier, analista de Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.