Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR REALIZA MUTIRÃO DO OUTUBRO ROSA A BENEFICIÁRIOS DO AUXILIO BR

Os prazos terminariam na próxima terça-feira (25), mas foram ampliados por mais 30 dias, de acordo com decreto publicado nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial do Estado da Bahia
21/10/2022 às 13:49
      1. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza mais uma edição do mutirão do D do Outubro Rosa com atendimento especial destinado aos beneficiários do Auxílio Brasil, das 8h às 16h, neste sábado (22).

  2. Para ter acesso ao serviço os usuários devem comparecer a uma das 44 unidades de saúde participantes da ação munidos do cartão do benefício (antigo Bolsa Família), documento de identificação com foto, além da caderneta da gestante, no caso das grávidas e do cartão de vacinação das crianças atualizado, quando houver. As mulheres em idade fértil, de 14 a 44 anos, e as crianças de até 7 anos também devem realizar o acompanhamento nutricional (peso e altura), sob pena de ter o benefício bloqueado.

  3. O secretário de saúde, Decio Martins, reforça que o acompanhamento é uma exigência do Governo Federal e convoca a população. ”Salvador possui mais de 280 mil beneficiários cadastrados no Auxílio Brasil e o número de usuários que possuem pendências com o programa ainda é considerado alto. Pensando nisso, ampliamos a oferta do atendimento durante os mutirões do Outubro Rosa. 

  4. A nossa expectativa é que a adesão seja ainda maior do que a do último mutirão, quando quase 4 mil pessoas foram atendidas”, destaca.

  5. Durante a ação também serão ofertados exames preventivos, assistência social, consulta odontológica, testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatite, aferição de pressão arterial, encaminhamento para mamografia e consultas especializadas. Ao menos quatro novos mutirões do Auxílio Brasil serão realizados até o final de dezembro. As datas serão divulgadas ao longo da programação.

  6. O prazo final para realizar o acompanhamento obrigatório é o dia 31 de dezembro. As consultas podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, nas unidades de saúde de Salvador.

   7. Confira lista completa das unidades de saúde participantes do mutirão : Atendimento manhã (8h às 13h) – UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), UBS Santo Antonio, USF Terreiro de Jesus, USF Alto do Cabrito, USF Recanto da Lagoa (Nova Brasília de Valéria), USF Bom Juá, USF Capelinha, UBS Marechal Rondon, USF Pirajá, USF San Martin II, UBS São Judas Tadeu (Pau Miúdo), UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim).

  8. Atendimento manhã | tarde (8h às 16h) – UBS Vila Matos, USF Garcia, USF Arenoso, USF Saramandaia, UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro), USF Padre Maurício Abel (São Gonçalo), USF Resgate, UBS Engomadeira, USF Raimundo Agripino (Sussuarana), USF Doron, USF Cabula VI, USF Calabetão, UBS Pires da Veiga (Pau da Lima), UBS Cecy de Andrade (Castelo Branco), UBS Castelo Branco, USF São Marcos, USF São Marcos II, USF Canabrava, USF Nova Brasília, UBS Periperi, USF Estrada da Cocisa (Paripe), USF Alto de Coutos, USF Alto de Coutos II, USF Alto do Cruzeiro, USF Tubarão, USF São João do Cabrito, USF Fazenda Coutos, USF Pituaçu, USF Cajazeiras V, USF Itapuã e UBS José Mariane (Itapuã).
                                                                  ******

  9. Os prazos terminariam na próxima terça-feira (25), mas foram ampliados por mais 30 dias, de acordo com decreto publicado nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial do Estado da Bahia. A atualização cadastral deve ser feita pelos educadores que constam como beneficiários do precatório, conforme publicação do Diário Oficial do dia 25 de setembro, mas precisam apresentar dados bancários e pessoais para o recebimento do pagamento. 

  10. Já os requerimentos podem ser feitos por aqueles que quiserem solicitar a inclusão de profissionais habilitados, alteração da jornada de trabalho ou do período de efetivo exercício da função. 

  11. Tanto a atualização cadastral quanto a apresentação do requerimento para inclusão de profissionais habilitados, alteração da jornada de trabalho ou do período de exercício efetivo devem ser feitas na Rede SAC, por meio do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev). 

  12. O atendimento na unidade, presente na capital e interior do estado, é por ordem de chegada ou por agendamento, a depender da modalidade do Posto ou Ponto SAC escolhido pelo cidadão. O agendamento deve ser realizado pelo SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) ou pelo call center, disponível nos números (71) 4020-5353 (ligação de celular) e 0800 071 5353 (ligação de fixo).

  13. Para a atualização cadastral, o profissional deve selecionar na plataforma o serviço CADASTRAR INFORMAÇÃO BANCÁRIA PRECATÓRIO SEC – CEPREV. No dia do atendimento, é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e comprovante de conta corrente em banco físico.

   14. Quem precisa apresentar requerimento deve selecionar o serviço correspondente: SOLICITAR INCLUSÃO PRECATÓRIO SEC – CEPREV, para incluir profissional habilitado, e SOLICITAR RECURSO PRECATÓRIO SEC – CEPREV, para alterar jornada de trabalho ou período de exercício efetivo. Para os dois serviços são exigidos documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço, comprovante de conta corrente em banco físico e documentos que comprovem a solicitação, como contrato ou contracheque, contendo a jornada de trabalho ou o período de exercício. 

 15. Os precatórios do Fundef são oriundos de julgamento judicial, no qual a União foi condenada a pagar a complementação das verbas do referido fundo, que deixaram de ser repassadas pelo Governo Federal para estados e municípios, entre 1998 e 2006, devido a um erro de cálculo. 

  16. De acordo com a lei n° 14.485/2022, sancionada em 21 de setembro, os educadores irão receber 80% do montante ressarcido pela União ao Estado da Bahia. A verba será distribuída de acordo com o período de efetivo exercício de cada profissional do magistério da educação básica habilitado a receber, expresso em meses, com identificação dos períodos em que esteve submetido às jornadas de 20h e/ou 40h semanais.

  17. Em cerimônia realizada neste dia 21 de outubro, no Theatro São Pedro, em São Paulo, o desenhista Mauricio de Sousa foi homenageado pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC Rio em reconhecimento ao seu trabalho nestes mais de 60 anos de vida profissional como autor de quadrinhos que, por gerações, vem estimulando a leitura e a alfabetização de milhões de crianças. 

  18. No evento, apresentado por Zezé Motta, a professora doutora em Comunicação e pesquisadora internacional na área dos quadrinhos, Sonia Bibe Luyten, falou da importância da linguagem dos quadrinhos na sala de aula como ferramenta de ensino de grande poder para o aprendizado em qualquer disciplina na escola. 

  19. O escritor e presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini, reforçou em sua fala a importância de Mauricio de Sousa, que compõe a academia desde 2011, ser o primeiro desenhista a ser convidado para integrar uma Academia de Letras e colocar os quadrinhos em local nobre na literatura.

  20. Por fim, a representante da Cátedra UNESCO de Leitura PUC Rio, Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho, entregou a placa da homenagem e falou sobre o processo de formação do leitor e sobre como as histórias em quadrinhos estão presentes na composição de acervos de projetos de leitura. 

  21.  A UNESCO iniciou parceria com o Instituto Mauricio de Sousa para campanhas de estímulo à leitura. A primeira veio a público no último dia 8 de setembro, no Dia Mundial da Alfabetização, com uma história em quadrinhos da Turma da Mônica ressaltando a alfabetização como forma de inclusão e direito de todos.

  22. Emocionado, Mauricio de Sousa falou de sua infância, quando teve seu interesse pela leitura despertado devido aos quadrinhos que seus pais levavam para casa, tendo se alfabetizado aos cinco anos de idade, e que hoje sua “medalha no peito” é saber que milhares de crianças também fazem o mesmo caminho por meio de suas revistas nestes 63 anos de carreira.

  23. O reconhecimento se torna mais importante para a linguagem dos quadrinhos e seus milhões de leitores que, ao começarem a ter gosto pela leitura, logo se encantam pelos livros e mantêm essa corrente de conhecimento em evolução entre as várias gerações de leitores.

  24. Na cerimônia, a Orquestra Municipal de Santa Isabel, cidade natal do desenhista, no interior de São Paulo, apresentou versões instrumentais dos temas dos principais personagens do autor, alguns dos quais se juntaram ao homenageado no palco durante o evento.