Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MUITO PRESO AO L LULA JERÔNIMO PERDE ESPAÇO AFIRMATIVO COMO LIDER (TF)

ACM Neto está conseguindo encaixar que ele é incompetente e isso pode ser fatal
20/10/2022 às 12:07
     MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Se ACM Neto vai virar o jogo ainda não se sabe, mas está coseguindo encaixar o discurso de que Jerônimo Rodrigues é despreparado para assumir as funções de governador do Estado da Bahia e isso estaria sensibilizando o eleitorado. Essa estratégia do candidato do União Brasil aliado ao fato de que os bolsonaristas estão abraçando a sua candidatura após a saída de João Roma, o candidato do PL que ficou em terceiro lugar e obteve 9% dos votos, também tem colaborado para o crescimento de sua candidatura no segundo turno que, aparentemente, parecia morta. 

2. Alguns petistas e aliados da base governista no estado já estavam comemorando a vitória antecipada de Jerônimo, porém diante das novas pesquisas e da disposição de ACM Neto em continuar percorrendo o Estado e tendo novos apoios, de grupos que até então não estavam tão simpáticos ao seu nome - mulheres, evangélicos, lideranças de grotões, etc - deu-lhe um novo ânimo, incluindo a possbilidade real de que os bolsonaristas vão votar nele temendo uma vitória do PT, tanto nacional; quanto no estado.

3. O presidente do PT no Estado, Éden Valadares, é um dos poucos que defende a personalidade Jerônimo afirmando que se trata de uma pessoa "capacitada", mas isso parece pouco uma vez que o candidato petista fugindo dos debates no segundo turno e nas entrevistas que deu nas emissoras de TV não saiu-se bem, com verbalizações sempre falando num governo de continuidade na Bahia e no apoio de Lula. 

4. Está muito amarrado ao L de Lula, sem ter um discurso próprio, uma vez que todo mundo já sabe que ele é o 13 dobrado, e isso tem passado ao público não petista a imagem de que, de fato, sem essa muleta fica desamparado. Ademais, hoje, ninguém tem certeza se Lula vai vencer as eleições diante da crescente polarização. E, Lula, mesmo eleito se for, não virá governar a Bahia. Quem vai sentar na cadeira e dirigir o estado é o governador.

5. Salva-o, no entanto, a estrutura do governo petista no estado há 16 anos entregando cisternas e fazendo policlínicas e hospitais, um projeto de poder bem ancaixado e que tem como slogan "Cuidar de Gente"; além das estruturas políticas dos seus aliados, em especial do PSD comandado pelo senador Otto Alencar, que tem uma base política interiorana muito forte; e dos movimentos urbanos nas grandes cidades do PCdoB e do PSB. 

6. Não fosse isso, a história seria outra, uma vez que, de fato, o candidato Jerônimo, além de não ser do ramo da política, tem carisma que se aproxima a zero. 

7. Éden garante que a base aliada do governo vai trabalhar com afinco até o dia da eleição, porém sabemos que não é bem assim. Num segundo turno com deputados já eleitos, senador eleito, a  dificuldade de mobilização é sempre maior. O que vale para Francisco (Jerônimo) também vale para Chico (Neto) o qual também tem uma dificuldade maior de mobilização, ainda que, estando mordido e mais precisando do que seu adversário, corre com maior esforço atrás da pelota. 

8. Se vai conseguir fazer o gol só dia 30 de outubro saberemos. Em política, já dizia o "velho" Luis Viana Filho, tem-se que esperar o ronco das urnas. (TF)
                                                       *****

9. Uma das principais referências em live marketing no Brasil, a Mark Up terá sua presidente, Silvana Torres, como responsável por apresentar as novidades do setor de serviços de Marketing e Comunicação na próxima edição do Inova Day, evento anual da Inova Consultoria onde são discutidas as novas tendências e metodologias dos principais setores do mercado para os próximos anos.

10. A Inova Consultoria, idealizadora do evento Inova Day, é consolidada no mercado através do DNA TrendsInnovation, um termo proprietário que visa a crença na inovação sob a lente das tendências. Já a Mark Up, se destaca como uma das principais referências em live marketing do Brasil, e possui inúmeros cases de sucesso aliando estratégias data-driven  com entregas de excelência.

11. O encontro com participação das duas empresas será gratuito e está marcado para o dia 21 de outubro, das 9hrs às 12h30m, e terá a transmissão online. 

12. Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up, vai apresentar suas perspectivas para as principais novidades e transformações previstas para a área de comunicação e marketing para os próximos anos. 

13. “Este é um convite muito especial para nós porque garante que estamos atuando de forma estratégica, e sendo vistos desta forma pelo mercado. Acredito que essa discussão sobre soluções e metodologias futuras é um passo importante para que os protagonistas desse segmento possam antecipar essas transformações e atuar de forma coerente com elas”, explica Silvana.

14. Para este ano, o Inova Day trará a temática Trend Topics 20-30. Com isso, o evento pretende debater e mapear as tendências, metodologias e novidades esperadas para oito segmentos profissionais durante a década 20-30.

15. Além de serviço de Marketing e Comunicação, que será ministrado por Silvana Torres, o evento contará com palestras sobre diversos temas, os especialistas confirmados são: Marcelo Veras (Educação), Luis Rasquilha (Saúde), Cássio Pantaleoni (Tecnologia e Digital), Luis Rasquilha (Agro), Renato Cecchettini (Serviços financeiros), Eliane El Badouy (Mídia e Conteúdo) e Antônio Sá (Varejo & E-commerce).
                                                  *****
16. Paulo Alexandre Matos Griffo, conhecido como Paulo de Tixa, ex-prefeito do município de Mucuri (PSB), decidiu abandonar ACM Neto e apoiar Jerônimo Rodrigues, candidato do PT ao Governo do Estado, no segundo turno das eleições. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 19. Robertinho destacou sua gratidão ao governador Rui Costa pelo período em que o município mais recebeu recursos do Governo do Estado e disse que pensando no melhor para a Bahia e para o Brasil tomou a decisão de apoiar Jerônimo e Lula.

17. “Meus amigos e minhas amigas do município de Mucuri, no dia 30 de outubro será uma data muito importante para decidirmos o futuro da Bahia e do Brasil. A data em que escolheremos governador da Bahia e o presidente do país. Como vocês sabem, eu fui prefeito do município de Mucuri por oito anos, nesse período foi o período em que o município mais recebeu recursos do Governo do Estado e do Governo Federal”, destacou o ex-prefeito.

18. Paulo de Tixa afirmou ainda: “Fizemos grandes parcerias com o governador Rui Costa, com o governador Jaques Wagner, com o presidente Lula e com a presidente Dilma. Por essa razão, sou muito grato a todos eles por todos os benefícios que conseguimos trazer para Mucuri, pensando no futuro do município de Mucuri, no futuro da Bahia e no do Brasil, eu, ao conversar com minha família e meu grupo político que nesse momento eu vou apoiar e vou votar em Lula presidente 13 e 13 também em Jerônimo governador da Bahia".

19. A partir do dia 22 de outubro, a Galeria Lume irá exibir a exposição “Todos os jogos, o jogo”, em homenagem à mais popular de todas as práticas esportivas – o futebol –, trazendo obras contemplativas e emblemáticas que representam o esporte. 

20. O fotógrafo Alberto Ferreira e a artista Ana Vitória Mussi exibem, respectivamente, fotografias e fotocópias de momentos icônicos do futebol brasileiro. Além deles, o artista plástico Eduardo Coimbra traz a série Estádios, maquetes criadas para diferentes jogos de futebol, que sugerem novos sonhos, outras jogadas entre as quatro linhas que delimitam o campo. 

21. Cada estádio possui um desenho e regras próprias, embora todas baseadas nas regras do jogo tradicional. A curadoria e o texto crítico são assinados por Paulo Kassab Jr..

22. A mostra se propõe a revelar a beleza e as possibilidades que o futebol oferece, a partir de obras de artistas conectados de alguma forma ao esporte – seja em suas vidas profissionais ou pessoais. Afinal, o futebol é uma prática que está na alma do brasileiro, capaz de adentrar os lugares mais inusitados justamente por ser democrático e não exigir mais do que uma bola, alguns pés e duas traves improvisadas. 

23. É com isso em vista que a Galeria Lume busca homenagear a magnitude e a magia do esporte, o gesto simples e magistral, o craque de pés descalços, o improviso, a quadra riscada em giz no asfalto das ruas ou delimitada com chinelos em terrenos baldios, as traves improvisadas e o êxtase do grito insuperável do gol.