Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DATAFOLHA APONTA CURVA ASCENDENTE DE BOLSONARO COM 45%; LULA 49%

Veja os números dos dois candidatos
19/10/2022 às 12:06
   1. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19), encomendada pela Globo e pela "Folha de S.Paulo", aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 45%.

  2. A diferença dos candidatos está no limite da margem de erro, com o petista em vantagem, diz o Datafolha.

   3. O novo levantamento foi feito entre segunda-feira (17) e esta quarta (19), e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

  4. Lula (PT): 49% (49% no levantamento anterior, em 14 de outubro)
Bolsonaro (PL): 45% (44% no levantamento anterior)
Brancos e nulos: 4% (5% no levantamento anterior)
Não sabe ou não respondeu: 1% (1% no levantamento anterior)

  5. Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 52%, e Bolsonaro, 48%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

   6. Já na pesquisa espontânea, os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos. Nesse cenário, Lula aparece com 47%, e Bolsonaro, com 44%. Além disso, 1% deram outras respostas. Brancos e nulos somaram 5%; outros 3% disseram que não sabem em quem votar; e 1% dos entrevistados deram outras respostas.

  7. Este é terceiro segundo levantamento do Datafolha após o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. O Datafolha entrevistou 2.912 pessoas, em 181 municípios, entre os dias 17 e 19 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07340/2022.

   8. No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.
                                                                                *****
   9. Um levantamento realizado pelo time de data & analytics da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, identificou que das cerca de 200 mil mamografias realizadas de janeiro a setembro de 2022, 2,1% tiveram alteração. 

  10. Esse é um alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, convidando as mulheres a realizarem mamografias e exames de cuidado e rastreio regularmente, já que esse acompanhamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade pela doença1.

  11. No ano passado, 2,8 milhões de mulheres que haviam deixado de realizar exames para diagnóstico de câncer de mama, segundo levantamento do time de data&analytics da rede. Mobilizadas a realizarem os exames, mais de 300 mil mulheres atenderam ao chamado. Os dados atuais indicam que este gap de rastreio ainda não foi superado, apesar da retomada gradual das atividades neste período de controle da pandemia.

  12. “É compreensível que muitos cuidados tenham sido adiados por conta das necessárias medidas de isolamento impostas pela pandemia. Entretanto, tendo em vista a melhora do cenário, é fundamental que mulheres com mais de 40 anos retomem seus exames o quanto antes.  

  13. Considerando a taxa de incidência de 43,74 casos de neoplasias malignas da mama entre 100 mil mulheres2 divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), estamos falando de mais 1,3 mil pacientes que podem se beneficiar enormemente de um diagnóstico precoce e medidas terapêuticas ágeis”, alerta Gustavo Fernandes, oncologista e diretor da Dasa Oncologia. Na rede Dasa, São Paulo lidera a praça com mais realização de exames de mamografia (51,51%) e a região Sul fica em último lugar (16,7%).

  14. Representantes de associações e cooperativas da agricultura familiar, de instituições públicas do Estado da Bahia e do município de Valença e de organizações sociais de Valença e de outros municípios do Baixo Sul e do Vale do Jiquiriçá, reuniram-se, nesta terça-feira (17), no Encontro de Integração das Ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) no município de Valença. A reunião foi realizada no Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins, na sede do município de Valença.  

  15. O principal objetivo do evento, que contou com debate sobre ações como o Programa Cacau Mais, o Projeto Bahia Produtiva, o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e a Regularização Fundiária, foi avaliar e repactuar os compromissos firmados entre os diversos parceiros que executam essas ações e a comunidade, visando o desenvolvimento da agricultura de Valença.

  16. No encontro, além de serem debatidas as ações em curso e as perspectivas futuras, foram entregues motocicletas e equipamentos eletrônicos, que irão auxiliar na logística e no trabalho das equipes técnicas. Foram distribuídos ainda, para os beneficiários dessas ações, insumos que irão fortalecer sistemas produtivos estratégicos do município. 

  17. As entregas integram uma ação realizada a partir da parceria entre a SDR e o Consórcio Intermunicipal das APAS do Baixo Sul (Ciapra). Por meio dessa parceria estão sendo entregues 30 motocicletas para viabilizar o serviço de ATER nos municípios do Baixo Sul que compõem o consórcio. 

   18. Foram debatidas experiências como a da comunidade Dois Riachos, na região do Orobó, em Valença. A agricultora Sueli Silva, presidente da Associação Vale do Piau, ressalta o quanto os investimentos em equipamentos, para uma cozinha comunitária e em um trator têm contribuído para o desenvolvimento das famílias da comunidade.

  19.  “O Bahia Produtiva veio para mudar e nós já estamos sentindo a mudança em nossa comunidade. As mulheres com o empoderamento, com sua renda própria e contribuindo para a renda familiar e também agregando jovens, incentivando o trabalho e estimulando também a novos produtores se agregarem à associação e trabalharem no coletivo”. 

  20. O REP Festival, maior festival de rap do Brasil, se prepara para a sua 4ª edição no Rio de Janeiro com um line-up de peso e mais de 100 atrações em dois dias. O Filtr Brasil, plataforma de entretenimento da Sony Music Brasil, estará junto, assinando o Palco Experimenta. 

  21. O anúncio do line-up foi feito de forma grandiosa na segunda-feira, 17/10, na badalada Times Square de Nova York, com o mascote do festival, a Capivara, vendo os nomes em um dos telões da praça. A ação foi divulgada nas redes sociais do evento e também do Filtr Brasil.

  22. O “Filtr Experimenta” será um dos três palcos do festival, visando apresentar novos talentos de diferentes estados do país, tendo artistas 100% dedicados ao rap e suas derivações. Este formato é semelhante ao realizado com sucesso nas últimas edições do Rock In Rio, em que o Filtr foi responsável pelo palco Supernova.

  22. “O Filtr Brasil segue em sua missão de facilitar o acesso a conteúdos relevantes para um público cada vez mais exigente e a parceria com o Rep Festival, o maior festival de rap do Brasil, é um movimento natural de uma plataforma cujo DNA é conectar as pessoas ao melhor que a música e o entretenimento podem oferecer. 

  23. Trabalhar próximo à cena do rap espelha a legitimidade do Filtr, estamos presentes, atuantes e misturados onde as coisas acontecem”, conta Wilson Lannes, General Manager da Sony Music Brasil.

  24. Abreviação em português para Ritmo E Poesia, o REP Festival pretende receber em 2023 aproximadamente 100 mil pessoas de todos os Estados brasileiros. O público pode se preparar para presenciar o maior line-up da história do rap brasileiro, com mais de 100 atrações confirmadas e distribuídas em três palcos - “Ritmo”, “Poesia” e “Filtr Experimenta”. Além dos headliners Matuê, L7nnon, Filipe Ret, Poze e Orochi, o festival ainda terá estreias de peso, como o caso de Racionais, Emicida, Ludmilla, Flora Matos e participações especiais de Luísa Sonza, Glória Groove e Iza.

  25. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue com 20 vagas abertas para contratação imediata de médicos psiquiatras, para atuação nos Centros de Atenção Psicossocial e de Saúde Mental (Caps) de Salvador. Os profissionais serão contratados mediante regime pessoa jurídica (PJ) e, do total, quatro vagas são destinadas exclusivamente para o Centro de Saúde Mental Rubin de Pinho, no Bonfim.

   26. A inscrição deve ser feita através do link http:// encurtador. com. br/ ouFX9. Ao abrir o link, aparecerá o título “Chamamento Público – SMS 013/2019” e, na parte inferior, clicar em “Realizar Inscrição”, preenchendo os campos obrigatórios. As dúvidas podem ser solucionadas através da Comissão Permanente de Licitação (Copel/SMS), no telefone (71) 3202-1091 ou pelo site www. saude. salvador. ba. gov. br .

  27. “Estamos oportunizando, desde o início do ano, a habilitação de médicos por chamamento para dar uma resposta rápida à população a respeito do déficit de profissionais na rede de saúde mental. Seguimos focados na missão de oferecer o melhor serviço que podemos para quem depende desses profissionais especializados, que são tão importantes para garantir qualidade de vida aos pacientes, e esperamos contar com uma maior procura desses profissionais”, reitera o secretário da SMS, Decio Martins.

  28. Segundo o deputado federal João Roma, na próxima semana Bolsonaro virá a Bahia, mas ainda não se sabe a qual município.