Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DA SÉRIE ACREDITE DE QUISER: IPEC E MDA DÃO LULA À FRENTE DE BOLSONARO

Lembrando que no 1º turno institutos erraram muito inclusive na Bahia
17/10/2022 às 12:03
   1. Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (17), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%.

  2. O novo levantamento foi feito entre sábado (15) e nesta segunda, e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com o instituto, o cenário de segundo turno continua estável.

  3. Lula (PT): 50 %; Bolsonaro (PL): 43%; Branco e nulo: 5%;Não sabem/não responderam: 2%
Na pesquisa anterior do Ipec, divulgada dia 7 de outubro, Lula tinha 51%; Bolsonaro, 42%.

  4. Pesquisa realizada presencialmente pelo Instituto MDA, contratada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53,5% das intenções para votos válidos, enquanto o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 46,5%.

 5. Esta é a primeira pesquisa CNT/MDA após o primeiro turno das eleições para a Presidência da República. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos.

  6. Na CNT/MDA de 30 de setembro, dois dias antes do primeiro turno, Lula registrou 55% das intenções para votos válidos, e Bolsonaro, 45%. O instituto apresenta um gráfico comparando os dois levantamentos: o petista oscilou 1,5 ponto para baixo, e o candidato do PL, 1,5 ponto para cima. 

  7. Nos votos totais, quando se consideram os que optam pelo voto branco ou nulo e os indecisos, Lula tem 48,1% das intenções de voto, e Bolsonaro, 41,8%. Outros 6% disseram aos pesquisadores que não pretendem votar ou que escolherão branco ou nulo, e 4,1% não souberam responder.

  8. A pesquisa foi realizada de 14 a 16 de outubro de forma presencial com 2002 pessoas, a um custo de R$ 168 mil. O nível de confiança é de 95%, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR 05514/2022.
                                                    *****
  9. Em agosto deste ano, foram aplicadas 4.528.513 multas de trânsito no Brasil, segundo dados disponibilizados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve 86,9% de aumento no número de infrações (2.422.079). 

  10. A mais comum delas foi a de transitar acima da velocidade máxima permitida em até 20%, com 1.657.891 multas. Completam o topo da lista: avançar o sinal vermelho (328.443); transitar acima da velocidade máxima permitida de 20% a 50% (255.885); deixar de utilizar cinto de segurança (216.156); e estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas, como placas ou estacionamentos rotativos (213.349).

  11. Entre os estados campeões em infrações em agosto, São Paulo lidera a lista com 1.320.175 multas recebidas pelos motoristas, o que corresponde a 29,1% do total de multas em todo País. Minas Gerais vem na sequência, com 487.491 infrações (10,7%) e, em terceiro lugar, está o Rio de Janeiro, onde foram aplicadas 481.041 infrações ou 10,6% do total de multas no Brasil, no mesmo período. 

  12. André Brunetta, CEO do aplicativo Zul+, plataforma criada para facilitar a vida de quem dirige, ressalta a importância de uma direção segura. “Andar acima da velocidade, não usar cinto e furar o sinal vermelho favorecem os elevados números de acidentes no trânsito, ou seja, quem não respeita as leis, pode provocar ocorrências graves”. 

  13. Além disso, o motorista precisa ficar atento aos prazos para quitar as multas. “O não pagamento impede a realização do licenciamento anual e também da transferência de propriedade. Já o motorista infrator que deixa de pagar a multa de trânsito é considerado inadimplente e tem seu nome inscrito na dívida ativa”.

  14. A startup de impacto socioambiental So+ma e a UPA Animal oficializaram uma parceria para beneficiar protetores e tutores de pets da capital baiana, ao tempo que ajuda na preservação do meio ambiente.

  15. Agora, as pessoas que possuam animais de estimação poderão contribuir para a preservação do meio ambiente com a entrega de materiais recicláveis em um dos dez pontos de coleta da Casa So+ma em Salvador. Os itens entregues são tocados por pontos que posteriormente podem ser revertidos em consultas gratuitas na clínica veterinária.

  16. A iniciativa tem como objetivo estimular a prática da reciclagem, permitindo que a população reverta seus materiais recicláveis em vantagens. De acordo com a protetora de animais e titular da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS), Marcelle Moraes, a medida fortalece a cultura da coleta seletiva na cidade e proporciona a promoção da saúde dos pets.

  17. “Essa parceria surge tanto como uma oportunidade socioambiental, com o fortalecimento de preceitos da economia circular a partir do incentivo à reciclagem, a geração de emprego e renda para as cooperativas, bem como é uma forma de promover o cuidado, saúde e bem-estar dos animais”, destacou a secretária.

  18. O Coro Sinfônico da Polícia Militar da Bahia (PMBA) levará arte e emoção às crianças, funcionários e acompanhantes do Hospital Aristides Maltez nesta terça-feira (18), às 9h30. Durante a apresentação, serão entoadas canções infantis com o objetivo de levar alegria aos jovens pacientes.

  19. A apresentação compõe o projeto “Coro Terapêutico”, que utiliza música como terapia para pessoas em tratamento médico internadas em unidades hospitalares.

  20. Com um repertório eclético, o coral leva desde 2007 música e cultura a escolas, unidades hospitalares, instituições filantrópicas, dentre outros. O grupo realiza uma média de 18 apresentações mensais dentro e fora do estado, com um público estimado em 1.200 espectadores.