Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER ABRE TEMPORADA DE CRUZEIROS EM SALVADOR

Professores da Uneb e de mais 24 entidades participam neste final de semana da I Caravana Intercultural Indígena.
15/10/2022 às 12:02
1. O cruzeiro de expedição National Geographic Explorer partiu de Trinidad e Tobago, no mar do Caribe, para pesquisas científicas na Antártica, com escalas no litoral brasileiro. Depois de passar por Belém, Recife, Fortaleza e Ilhéus, o navio atracou, neste sábado (15), no porto de Salvador, com 131 estrangeiros a bordo, a maioria dos Estados Unidos. A chegada da embarcação marcou a abertura da temporada baiana de cruzeiros 2022/2023. 

2. Os passageiros foram recepcionados por uma equipe da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), ao som de tambores do bloco afro Muzenza e com a participação de baianas típicas. Os visitantes ganharam fitinhas do Senhor do Bonfim e ensaiaram alguns passos de samba reggae. Eles vieram fazer pesquisas sobre a biodiversidade da Baía de Todos-os-Santos e da Costa dos Coqueiros, além de conhecer os atrativos dessas zonas turísticas. 

3. "Para mim está sendo uma boa surpresa na chegada. Tenho muita expectativa em conhecer as riquezas naturais, a cultura, música e arquitetura colonial da Bahia", relatou a professora americana Nancy DeVaux, pela primeira vez na capital baiana.  

4. Líder da expedição, o equatoriano Lucho Verdesoto já veio outras vezes a Salvador e tem admiração pelo patrimônio histórico da cidade.  "O Pelourinho me encanta. É muito prazeroso caminhar por suas ruas e ver o casario colorido, um lugar onde o passado está preservado". 

5. Temporada de cruzeiros - Segundo a Setur-BA, de outubro de 2022 a abril de 2023, estão programadas 105 atracações de navios de cruzeiro, nos portos de Salvador (77) e Ilhéus (28). A estimativa é de aproximadamente 500 mil passageiros, que deverão injetar R$ 300 milhões na economia do estado. 
                                                     *****
6. Após solicitação feita pela deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil), o Aeroporto 9 de Maio, em Teixeira de Freitas, passou por reforma e voltará a operar voos comerciais regulares a partir do dia 24 de outubro. O equipamento, que é o segundo maior do Extremo Sul da Bahia em número de embarques e desembarques, terá rotas operadas pela Gol entre o município e Salvador. 

7. Kátia Oliveira comemorou o retorno dos voos regulares e disse que a reabertura do aeroporto vai levar desenvolvimento para Teixeira e para todo o Extremo Sul. “A volta dos voos regulares ao aeroporto 9 de Maio vai promover a atração de novos investimentos, ampliar a geração de emprego e renda e garantir desenvolvimento para toda a região”, ressaltou. 

8. A deputada ponderou também os benefícios para o turismo. “Teixeira é considerada a porta de entrada da Costa das Baleias, região com muito potencial para o turismo. Toda aquela costa tem diversos belos destinos turísticos, e a volta dos voos regulares para Teixeira vai facilitar o acesso de visitantes à região”, afirmou. 

9. A solicitação de reforma e manutenção do equipamento foi feita pela deputada em fevereiro deste ano, por meio da indicação 25869/2022. Ela salientou que é importante também garantir que mais investimentos sejam realizados no aeroporto, para que ele seja ampliado e ofereça melhores condições para os viajantes. 

9. “Vou continuar trabalhando para que a infraestrutura do Aeroporto 9 de Maio possa ser cada vez mais qualificada. O Extremo Sul da Bahia é uma região com potencial imenso de desenvolvimento, não só para o turismo, mas também para os setores de comércio e serviços. E ter um aeroporto totalmente modernizado é fundamental para a atração de investimentos e geração de emprego e renda. Tenho certeza que, com ACM Neto governador, os investimentos neste equipamento serão acelerados, viabilizando maior mobilidade e desenvolvimento econômico a toda região”, destacou. 

10. Professores da Uneb e de mais 24 entidades participam neste final de semana da I Caravana Intercultural Indígena. Os objetivos são denunciar e chamar a atenção das autoridades para os ataques e as perseguições sistemáticas contra as comunidades indígenas na Bahia, a exemplo do que acontece com os Pataxó no extremo sul do estado.

11. A atividade acontece de 15 a 17 de outubro, na região da Costa do Descobrimento, e é organizada pela Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) e pelo Centro de Estudos e Pesquisas Intercultural da Temática Indígena (Cepiti – Campus da Uneb de Teixeira de Freitas).

12. Além dos docentes da Uneb, a caravana é composta por estudantes, representações de organizações governamentais, não governamentais, políticas, indígenas e outras instituições de ensino superior. A presença dessas entidades, articuladas em rede, almeja reivindicar das autoridades proteção contra a violência e justiça às impunidades daqueles que contratam mercenários e pistoleiros para assassinar os povos originários e tomar posse do que restaram de suas terras.

13. Segundo os organizadores, dois ônibus, um partindo de Salvador e outro do município de Teixeira de Freitas, compõem a caravana, que visitará as Terras Indígenas Pataxó Barra Velha e Comexatiba. Na programação constam visitas ao Vale do Cahy, ao Monte Pascoal e uma aula pública em Teixeira de Freitas.

14. A coordenadora geral da Aduneb, Ronalda Barreto, afirma que a proposta da caravana surgiu a partir do assassinato a tiros do jovem Pataxó de 14 anos, Gustavo Conceição da Silva, em 4 de setembro, em Comexatibá. “A morte de Gustavo foi a gota d’agua em uma situação que já era crítica. A comoção nos moveu a buscar maneiras de expressar nossa indignação. 

15. Queremos despertar a atenção das autoridades, da FUNAI, da Justiça Federal e de demais autoridades para que se apure com rapidez, puna exemplarmente os criminosos responsáveis, seus financiadores e mandatários”, explica a professora.

16. Entre as entidades parceiras que integram a caravana estão a Uneb, Universidade Federal do Sul da Bahia, ANDES – Sindicato Nacional, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Conselho Nacional de Direitos Humanos, Associação Nacional de Ação Indigenista, Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia, Sindibancários e Associação Brasileira de Imprensa.

17. Os municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabela, no extremo sul da Bahia, recebem a caravana do PT neste sábado (15) para mais uma agenda oficial da chapa encabeçada por Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Jr. (MDB). 

18. A intenção da coordenação de campanha é ampliar a votação em todas as regiões do estado no segundo turno e aumentar também a votação do candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para o deputado federal reeleito Valmir Assunção (PT-BA), a estratégia é fundamental para que o país tenha um governo popular a partir de janeiro de 2023.

19. “Vamos pra cima nesta reta final e ampliar a votação de Lula e Jerônimo não só no extremo sul como em todas as regiões da Bahia. Nosso estado, assim como todo o Nordeste, tem o dever de ampliar essa vantagem contra o autoritarismo de Bolsonaro e seu grupo político. 

20. É da nossa região que sairá a diferença para vencermos essa eleição no segundo turno para presidente. Na Bahia, as pesquisas já mostram a vantagem de Jerônimo e vamos consolidar essa liderança como aconteceu no primeiro turno”, salienta Valmir ao lado de prefeitos, vereadores e lideranças de movimentos sociais e sindicais.

21. Assunção defende as parcerias entre estado e municípios e o fortalecimento de ações e políticas via governo federal. Para isso, o parlamentar aponta para a união do PT com partidos aliados para ter governabilidade no Congresso e aprovar medidas que ajudem o povo a superar as dificuldades. “Precisamos urgente erradicar a fome e a pobreza mais uma vez no Brasil.