Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ESTÚDIO DE VIDRO PARA SHOW DE BANDAS É DESTAQUE NA EXPO CARNAVAL

Governo do estado entregará viaturas em Conquista nesta sexta-feira
13/10/2022 às 12:00
  1. Quem pretende ir à 1º Expo Carnaval Brazil, que começa nesta sexta-feira (14), a partir das 9h, vai poder contar com um atrativo diferente. Além das palestras, tendências de mercado, inspirações e muito mais sobre a festa popular, o público vai poder acompanhar ensaios ao vivo, através do Estúdio Casa de Vidro, montada para os artistas que vão inovar fazendo ensaios para os visitantes do evento, que acontecerá no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio. 

  2. Até sábado (15), sempre no período da tarde, vão passar pelo estúdio de vidro atrações como Magary Lord, Batifun, Gilmelandia, Casa de Praia, Autorais e Rafa Chagas. Quem quiser passar pela experiência de tocar percussão pela primeira vez, vai poder se inscrever e terá aula com os percussionistas Pururu e Malvado, ambos super conhecidos no meio artístico.

  3. A abertura do evento acontece a partir das 9h e segue até o sábado (15), no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. A Expo é uma realização da Zum Brazil em parceria com a Iessi e tem apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). As inscrições podem ser feitas no site https:// expocarnavalbrazil. com. br .

  4. A titular da Secult, Andréa Mendonça, reforçou a importância de trazer um evento dessa grandiosidade para a capital baiana. “É um evento que trata de um dos maiores produtos turísticos de Salvador, o carnaval. Serão dois dias com palestras e boas práticas, mediados por importantes nomes ligados ao setor e que também vai contar com shows de artistas que fazem a folia na capital baiana,” destacou.

 5. Um dos destaques da Expo Carnaval Brazil é o Pavilhão Principal, composto por espaços imersivos das cidades de maior relevância da festa e que vai abrigar exposições, inovações, inspirações e tendências da folia nas cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Recife e Olinda (PE). Já o Carnaval Academy reunirá os principais nomes do Carnaval e da indústria do entretenimento no Brasil para debates.

  6. Já a Arena Abre Alas abrigará as apresentações musicais que ocorrem nos dois dias de evento. Na sexta-feira (14), o Happy Hour terá Alceu Valença entoando clássicos da folia, e o grupo Timbaladies com Carlinhos Brown, às 20h. 

  7. Na abertura do dia seguinte (15), será a vez do Ilê Aiyê animar o público e, às 21h, o encerramento da programação estará sob o comando da cantora Ivete Sangalo, que recebe a batida do afroreggae Olodum, além dos shows de Arthur Valetti, Lucas Cerqueira, Lucio K, Mari Buti e Leo Costa.
 
   8. No mês de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Diretoria de Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai promover no dia 29 deste mês o Outubro Rosa Pet. A ação será realizada no Parque da Cidade, no Itaigara, e em outro local e horário a serem divulgados em breve.

  9. A iniciativa é uma edição especial do Castramóvel, serviço municipal itinerante de castração de cães e gatos, e tem como intuito promover a conscientização dos tutores sobre a importância de cuidar das cadelas e gatas no que diz respeito à doença. Na ocasião, o agendamento será presencial, por ordem de chegada.

  10. O câncer de mama, assim como nos humanos, acomete os pets através do crescimento irregular das células dos tecidos. Os tumores podem ser únicos ou múltiplos, e podem ter uma aparência densa ou firme. Entre os principais fatores do aparecimento do câncer nos animais está o uso de anticoncepcionais, questão genética, obesidade e a idade – fêmeas com mais de 10 anos têm maior propensão a ter problemas de saúde.

  11. Após ato de autorizações no município de Ribeirão do Largo, na manhã desta sexta-feira (14), o Estado da Bahia realizará entregas e outras ações em Vitória da Conquista, a partir das 14h. Na ocasião, serão entregues 91 viaturas e 10 motocicletas para a Polícia Militar, investimento de R$ 840 mil para o fortalecimento das ações policiais na região Sudoeste. O evento de entrega contará com a participação do governador Rui Costa.

  12. Serão assinadas ainda ordens de serviço para início das obras de recuperação da pavimentação no trecho do Centro Industrial dos Imborés; pavimentação e restauração no trecho do Contorno Rodoviário Leste de Vitória da Conquista, entre a Avenida e a Travessa Presidente Vargas; e pavimentação em paralelepípedo e drenagem de ruas no povoado da Roseira. 

  13. Também serão iniciados os trabalhos para alargamento e recuperação de ponte sobre o Rio Pardo, na BA-632, no trecho que vai do distrito de Inhobim, em Vitória da Conquista, ao município de Encruzilhada.  

  14. Ainda na oportunidade, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) será autorizada a realizar processo licitatório para pavimentação com ciclofaixa da BA-959, no trecho do entroncamento da BR-116 até o distrito José Gonçalves, em Vitória da Conquista; e a elaborar estudos e projeto para pavimentação asfáltica, no trecho que passa pelo entroncamento BR-262, o distrito de Pradoso e o povoado de Bate-Pé.

  15. Já a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), será autorizada a emitir ordem de serviço para construção de Areninha Society com instalação de grama sintética, no bairro URBIS VI.

  16. A FABAMED – Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde, através da parceria com a Prefeitura de Salvador, promove neste sábado (15), 08 às 12 horas, no Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, no Pau Miúdo, uma ação de promoção à saúde da mulher. Durante a iniciativa, as moradoras da localidade e região terão acesso a consultas e exames gratuitos.

  17. Em alusão ao Outubro Rosa, mês destinado à sensibilização da importância do cuidado da saúde da mulher, serão ofertados procedimentos voltados, em especial, à assistência do público feminino.

  18. Serão ofertados procedimentos como atendimento médico, encaminhamento para ultrassonografias mamárias, transvaginal, preventivo ginecológico completo, aferição de pressão, teste de glicemia, exames laboratoriais, além de ginásticas laborais e palestras educativas sobre a saúde da mulher.

  19. Os atendimentos acontecem por ordem de chegada. Para ter acesso aos procedimentos, os interessados deverão apresentar um documento oficial com foto, Cartão SUS e comprovante de residência atualizado.

  20. A expectativa é atender cerca de 200 mulheres durante o mutirão da saúde.