Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ABM HOMENAGEIA CARDIOLOGISTA MAURÍCIO NUNES COM TÍTULO MÉRITO MÉDICO

Cresce a adesão de prefeitos na Bahia ao presidente Jair Bolsonaro
09/10/2022 às 19:38
    1. No ultimo dia 6/10, Dia do Méddico, o renomado cardiologista Mauricio Batista Nunes foi merecidamente homenageado pela ABM com a outorga do Título de Mérito Médico. O seu colega Mario Rocha fez a saudação durante solenidade na Associação Bahiana de Medicina que completa 80 anos de existência. Maurício Nunes atende seus pacientes no consultório do 4º andar do Hospital Português e tem um enorme círculo de amigos e de clientes sendo querido e admirado.

  2. Neste mês de outubro, quando é celebrado o Dia das Crianças, o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (TCA) abre espaço para receber o público infantil através do projeto “Pequenos Convidados”. Nos sábados dos dias 15, 22 e 29, sempre às 10h, serão ofertadas, gratuitamente, oficinas de técnicas de manufatura para crianças de até 12 anos de idade: atividades que possibilitam o desenvolvimento da imaginação e habilidades manuais e artísticas. São 20 vagas para cada turma e as inscrições podem ser feitas até 13 de outubro no site do TCA: www.tca.ba.gov.br.

  3. No dia 15, a Oficina de Origami será ministrada por Ricardo Vieira, que atua como aderecista do TCA. Esta atividade possibilitará a experiência prática da criação de animais, a partir da arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, a técnica de origami.

  4. Já no dia 22, a Oficina de Confecção de Máscaras, ministrada por Eliane Gomes, coordenadora do Centro Técnico TCA, objetiva o estímulo à imaginação e às potencialidades criativas, através da produção de máscaras teatrais.

  5. Por fim, no dia 29, a Oficina de Abayomi, ministrada pela atriz Natayne Santos e pela costureira cênica Saraí Reais, possibilita a experiência prática da criação de bonecas, a partir da utilização de tecidos e técnica de amarração.

  6. A queda de uma égua prenhe em um bueiro em Lauro de Freitas-BA alerta para o roubo de metais nos grandes centros urbanos. O animal foi resgatado na última sexta-feira (7) depois de quase 9 horas de tentativas e mobilizou bombeiros, uma veterinária, prefeitura e voluntários, na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

  7. A veterinária Ivana Costa acompanhou o resgate e, ao final, atestou o estado de saúde do animal como bom, uma vez que, apesar do susto, mamãe e bebê passam bem. "Graças a Deus deu tudo certo e ela só teve algumas escoriações". A possível causa do acidente é o roubo de metais por andarilhos e usuários de drogas daquela região (Rua Willian Nascimento, próximo a uma subestação de energia). 

  8. Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga apreendeu uma pistola, com três munições de calibre 9 mm, um carregador com capacidade para 17 cartuchos e um coldre de polímero com um homem que estava em uma bar, situado na zona rural do município de Ourolândia, na tarde de sexta-feira (7).

  9. Os policiais militares realizavam rondas preventivas e repressivas no povoado de Lagoa do 33, onde encontraram um grupo de pessoas num bar. Ao abordar o grupo, a guarnição identificou um homem com sinais aparentes de nervosismo, afirmando que estava armado e, ao proceder com a busca pessoal, os pms encontraram com o indivíduo um coldre, uma arma com munições e um carregador.

  10. O suspeito e todo o material apreendido foram apresentados à delegacia do município. 

  11. O Shopping Paseo completa 14 anos e, mais uma vez, irá festejar a data com a participação dos clientes e lojistas. A celebração será no dia 20 de outubro, quinta-feira, com um show do cantor e compositor Alexandre Leão, aberto ao público. 

  12. Parceira da ação, a Ambev ainda oferecerá aos clientes uma longneck da cerveja Hoegaarden, a witbier belga original, para saborearem enquanto curtem o show. A apresentação musical acontecerá no piso L1 do shopping, a partir das 18h30, e trará em seu repertório grandes clássicos da música baiana como É D´Oxum, Axé Babá, Reconvexo, Chão da Praça, entre outros sucessos, assim como canções autorais de Alexandre Leão, como Minha Palavra, Oyá, O Verão da Bahia e Bem-Vinda, uma música feita em homenagem à Santa Dulce dos Pobres. Nas redes sociais, o Paseo exibirá depoimentos de clientes que possuem uma relação estreita de vivência com o shopping.

 13. “Será mais uma celebração junto aos nossos parceiros, clientes e lojistas, por um ano de conquistas, com o público prestigiando os nossos restaurantes, lojas, quiosques, além de novas operações que recebemos no Paseo ao longo dos últimos meses”, destacou Joaquim Correia de Melo Neto, gerente Geral do Shopping Paseo. Além de curtir a apresentação musical com Alexandre Leão, o público poderá participar da ação promocional preparada pela Ambev para as mídias digitais. 

  14. A pessoa que fizer uma selfie próxima ao espaço instagramável decorado pela marca, marcando o IG da cerveja (@hoegaardenbrasil) e do Shopping Paseo (@paseoitaigara) na postagem, irá ganhar uma cerveja longneck hoegaarden,. Vale ressaltar que a hoegaarden é a witbier mais premiada do mundo, seis vezes campeã do World Beer Cup® Gold Award. 

  15. As sementes de coentro e raspas de casca de laranja em sua receita, conferem um sabor refrescante e toque cítrico. Os clientes presentes no evento ainda poderão saborear os docinhos distribuídos pelo Paseo no mall, enquanto um personagem encantado garante a diversão e interação com o público.

  16. Cresce número de prefeitos baianos apoiando o presidente Jair Bolsonaro. Há um temor em relação a uma possível eleição de Lula.

  17. Mais de 190 mil pessoas foram impactadas pela 5ª edição do Braskem recicla, que foi realizada pela primeira vez em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Durante 10 dias, a estrutura geodésica do projeto, instalada no Boulevard Shopping Camaçari foi visitada por cerca de 1600 crianças e adultos, arrecadando mais de 7 toneladas de resíduos. 

  18. Por meio de uma experiência interativa, promovida pela startup SOLOS em parceria com a Braskem, a ação reforçou o tema de descarte correto e reciclagem na população com o intuito de gerar a adoção de comportamentos sustentáveis.

  19. "O projeto busca reforçar a consciência ambiental dessa comunidade a partir da reflexão sobre nosso impacto no meio ambiente e do incentivo de hábitos simples, como consumo consciente, descarte adequado de resíduos e reciclagem", pontua Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia. Nesta edição, estudantes de mais de vinte escolas do município de Camaçari participaram de jogos educativos, atividades lúdicas e dinâmicas.

 20. Para a fundadora da SOLOS, Saville Alves, a promoção do projeto na Região Metropolitana de Salvador ampliou o seu alcance. "Essa ação nasceu em Salvador e depois levamos para cidades de outros estados, potencializando o impacto positivo dessa iniciativa e contribuindo para que as pessoas entendam a sua responsabilidade sobre aquilo que elas produzam e façam a destinação adequada dos seus resíduos. Por isso, fez todo sentido ampliar essa reflexão também em outras cidades da Bahia. Desta forma, alcançamos outros públicos e contribuímos para o desenvolvimento sustentável do estado", pontua.

  21. O projeto também contribuiu com a inclusão social dos catadores de resíduos, que participam ativamente da ação, orientando o público sobre reciclagem a partir de experiências práticas. Todo material arrecadado na iniciativa foi entregue para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopemarc), gerando uma renda extra de R$ 11 mil.

 22. Essa edição do Braskem recicla contou com o apoio institucional da Prefeitura de Camaçari, por meio da Limpec, que forneceu caminhões para apoiar a coleta de materiais recicláveis em vários locais da cidade, durante o período da ação.