Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SIMONE TRAIU ELEITORADO E SEPULTA A 3ª VIA ESPERANÇA DE 2026

Ao apoiar Lula, que chamou de Peron brasileiro, acabou sua carreira como candidata a presidente
05/10/2022 às 11:20
   
   1. A senadora Simone Tebet (MDB) é uma topeira política e não enxergou nestas eleições seu futuro político, cujos resultados saíram em 1º turno no último domingo, 2, quando obteve 4.2% dos votos e a população colocou-a como alternativa para uma 3ª via, mais adiante, em 2026. No momento em que, após dizer com todas as letras que Lula será o Peron brasileiro, adere ao candidato petista praticamente encerra sua carreira política como candidata a presidente noutros pleitos.

  2. Ora, todo mundo sabe no meio político que o PT é um arrasa-quarteirão, um demolidor de aliados ou ao menos um controler desses aliados e não dá encosto. O que Simone, portanto, tem a ganhar com esse apoio a Lula? Absolutamente, nada. Lula eleito ela sentirá o braço do dragão petista; e se não eleito, em quaisquer dos casos, no momento em que declinou seu apoio ao petista perdeu a credibilidade junto ao seu eleitorado. Como se apresentará, em 2026, como candidata com esse carimbo nas costas de lulista? 

  3. O que Simone deveria ter feito fez sua vice candidata à presidência senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), a qual foi ao Twitter na última terça-feira (4/10) afirmar que não irá tomar lado no segundo turno da corrida eleitoral, que opõe o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). "Não dou meu voto para nenhum dos dois. Fico ao lado dos brasileiros e apoiarei o governo que defender meus ideais de país", publicou a candidata tucana.

  4. Simone, no momento em que diz ter lado e não ficaria neutra na campanha do segundo turno, erra feio, e sua posição deveria ser idêntica a de Gabrilli, ao lado dos brasileiros que não confiam nem em Bolsonaro; nem em Lula. Os 4.915.432 de eleitores que depositaram seus votos em Tebet o fizeram diante desse fato, concreto, objetivo, confiando que ela seria uma tão almejada 3ª vida. E a senadora, em tão pouco tempo, decepciona-os. 

  5. Vai pagar um preço caríssimo por essa decisão e pode até se eleger no Mato Grosso para algum cargo majoritário, mas, no Brasil, já era.
                                                    
  6. Na Bahia, noutra dimensão, tivemos um caso bem parecido com este de Simone. A deputada Lidice da Mata, em 2014, decidiu ser a 3º via na Bahia e disputou o governo do estado. Deu um tremendo azar com a morte de Eduardo Campos, o candidato do PSB a presidência, e isso a prejudicou bastante. De qualquer maneira, marcou uma posição como 3º via na política baiana e na eleição migrou no apoio a Marina Silva.

  7. A questão é que Rui Costa (PT) foi eleito governador e Dilma Soussef presidente e os aliados de Lidice buzinaram tanto nos seus ouvidos que ela aderiu ao governo Rui. Pronto: com essa decisão, segue na política, mas na condição de deputada federal e sepultou a 3ª via para sempre.
                                                 *****
  8. Ávidas por novos conhecimentos e muita diversão, a garotada poderá aproveitar a programação imperdível preparada pelo Shopping Paseo para os próximos sábados de outubro, celebrando o Mês das Crianças. No dia 8, os pequenos vão entrar no ritmo das atividades físicas oferecidas pela Alpha Fitness, com o Circuito Alpha. Ninguém vai ficar parado com as modalidades e brincadeiras feitas sob medida para o público infantil. 

  9. E não é só para exercitar o corpo que os pequenos vão poder participar das atividades do Paseo. No dia 15, quem comanda a programação é a escritora Emília Nuñez, umas das queridinhas e mais populares autoras entre pais e filhos. Emília irá lançar, junto com a Livraria LDM, mais um título que promete fazer sucesso, o livro o Reino dos Unicórnios de Cabelos Coloridos. 

  10. O mundo da fantasia irá tomar conta da imaginação. Já no dia 22, a curiosidade será a palavra de ordem para a criançada. Um bate papo e atividades lúdicas com o Projeto Tamar irão desvendar informações e curiosidades sobre a vida das tartarugas marinhas. Vale lembrar que todas as atividades serão abertas ao público e vão acontecer no piso L1.

  11. Policiais militares femininas com projetos de empreendedorismo lançaram, nesta quarta-feira (5), a 1ª edição do Armazem96, uma feira que reúne exposições de artesanato, gastronomia, moda, produtos e prestação de serviços, na área externa da Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador. O evento segue até a sexta-feira (7), das 10h às 17h.

  12. O projeto de empreendedorismo criativo, idealizado pelas sargentos Ioná, Simone, Claudia e Alessandra, pioneiras no Curso de Formação de Soldados da PMBA da turma de 1996, tem como objetivo proporcionar às expositoras a oportunidade de divulgação dos trabalhos que realizam.

  13. O Armazem96 tem como proposta ainda conectar demandas individuais ao coletivo, visando o crescimento na inovação, criatividade, sustentabilidade através da coleta de fardamento usado para serem transformados em tapetes, cobertores e bonecas. A proposta é utilizar esses materiais em ações sociais na própria corporação baiana, construção de networking e a maximização do potencial empreendedor/econômico/social das pioneiras do projeto e/ou dependentes e parentes das mesmas.

  14. “O Armazem96 é um projeto de empreendedorismo criativo voltado para um negócio colaborativo, sem fins lucrativos. É um projeto agregador de fortalecimento para policiais militares na ativa e na reserva”, destaca a sargento Claudia, que na abertura do evento agradeceu ao comandante geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, que acreditou na realização desse sonho.

  15. A policial militar que tenha interesse em participar deste projeto pode entrar em contato através do e-mail armazemm96@gmail.com ou whatsapp (71) 98449-4973.

  16. João Roma deveria levar a ministra Damares a Serrinha e não a Conquista.

  17. ACM Neto ainda não entendeu que de nada adianta ele "bater" em Jerônimo como pior secretário do Brasil em educação porque o voto para ele é cego 13/13 e não muda.

  18. Otto Alencar tem sido de fundamental importância para engrossar as adesões a Jerônimo neste segundo turno. Tem tudo para manter o PSD ma presidência da Assembleia, provavelmente com a deputada Ivana Bastos, a mais votada do seu partido.

  19. O deputado Marcelo Nilo (Republicanos) que perdeu a reeleição diz que tomará a decisão sobre sua vida política a partir dos resultados do segundo turno.

  20. A sucuri que comeu Tenório estaria na Bahia.