Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

OTTO ALENCAR LEVA MAIS PREFEITOS PARA APOIAR JERÔNIMO NO 2º TURNO

Prefeitos que foram com Neto e Roma mudam de lado
04/10/2022 às 11:17
    1. O prefeito de Serrinha, Adriano Lima (PP), anunciou, na tarde desta terça-feira (4), apoio ao candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) no segundo turno da eleição baiana. No primeiro turno, Adriano Lima havia apoiado João Roma (PL). Agora, passa a integrar a base de apoio de Jerônimo, que já conta com mais de 300 prefeitos.

  2. “A população de Serrinha vê o carinho e o afeto que o (governador) Rui Costa tem com a cidade e a grande capacidade de trabalho do time de Lula na Bahia”, afirma Adriano Lima. “Tenho um grande prazer de integrar esta equipe. Agora, vamos com Jerônimo rumo à vitória no segundo turno.”

  3. Jerônimo agradeceu a chegada de Adriano Lima à sua base de apoio e à população de Serrinha pela confiança, demonstrada nos votos, dada ao time de Lula na Bahia, “Vamos continuar com a parceria que temos com Serrinha, para seguir levando melhorias à população, como as escolas, a policlínica, as redes de acesso à água, entre muitas outras, para que o prefeito possa continuar cuidando bem das pessoas", garantiu o petista.

  4. O prefeito de Novo Horizonte, Djalma Anjos (PP), é mais um a anunciar apoio ao candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) no segundo turno da eleição baiana. Djalma, que havia apoiado Acm Neto no primeiro turno, anunciou a decisão na tarde desta terça-feira (4), acompanhado pelo vice-prefeito, Rogério Prado (PSD), por sete vereadores do município e pelo deputado federal Sérgio Brito (PSD). “Viemos com toda a equipe para mostrar que o apoio que foi dado ao presidente Lula agora também vai para Jerônimo governador”, afirmou o prefeito.

  5. Aniversariante do dia, a prefeita de Conceição do Jacuípe, Tânia Yoshida (PSD), é mais uma a engrossar a lista de apoios do candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) para o segundo turno da eleição baiana. A gestora, que acompanhou Acm Neto no primeiro turno, anunciou a decisão na tarde desta terça-feira (4), acompanhada pelo vice-prefeito, Yoshida (PSD), e pelo deputado federal Paulo Magalhães (PSD).

  6. O candidato de Lula na Bahia agradeceu à prefeita, ao vice e à população de Conceição do Jacuípe pela expressiva votação dada ao time no primeiro turno. “Prefeita, sua vinda para o time é especial, para nos ajudar a continuar cuidando de gente”, disse Jerônimo. “Pode ter certeza que a parceria que Conceição do Jacuípe tem com (o governador) Rui Costa vai ser mantida e ampliada a partir de janeiro.”
                                                    *****
  7. O Outubro Rosa, movimento que nasceu com o intuito de alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, se consolidou como uma importante ferramenta de informação e promoção à saúde da mulher, como um todo. Com a sua popularização em todo o mundo, a campanha cumpre importante papel no combate ao câncer que mais mata entre as mulheres. 

  8. O Shopping Itaigara, mais uma vez, abraça a causa e promove uma programação especial em parceria com a Delfin, clínica referência em exames de imagem, exames laboratoriais e vacinas, com especial atenção à saúde da mulher. Dentre as ações, está a exposição fotográfica Laços que nos unem pela prevenção, estrelada por mulheres que enfrentaram esse diagnóstico. A mostra será lançada com um coquetel para convidados, no dia 10, e ficará em cartaz até 19 de outubro, visando elevar a autoestima e inspirar tantas outras mulheres acometidas pela doença.

 9. Na tarde desta terça-feira (4), policiais do Batalhão de Polícia de Reforço Operacional (BPRO) prenderam dois suspeitos na Avenida Jequitaia. Um deles, que estava com mandado de prisão em aberto, portava um simulacro de pistola.

  10. Os PMs realizavam rondas pela região de Água de Meninos quando flagraram dois homens pilotando uma moto com a placa parcialmente coberta. O veículo foi abordado e, após a realização da busca pessoal, uma pistola falsa foi encontrada com o garupa. Os militares verificaram, ainda, que o suspeito tinha um mandado de prisão por roubo em aberto.

  11. Os suspeitos e o simulacro foram apresentados à Central de Flagrantes para adoção das medidas cabíveis.

  12. A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realiza a Operação Dia das Crianças 2022. A ação tem como intuito vistoriar estabelecimentos que comercializam brinquedos, roupas infantis e eletrônicos, além de lanchonetes, restaurantes e redes de fast-food em Salvador.

  13. Iniciada no último dia 27, a operação já vistoriou 60 estabelecimentos e, deste total, cinco estavam irregulares. Foram emitidas seis notificações, sendo uma por lixeira inadequada, três por ausência de validade no produto, uma por ausência de informação de preço e uma por  ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A iniciativa prossegue até o próximo dia 11.

  14. O diretor-geral da Codecon, Humberto Viana, falou sobre a inclusão dos estabelecimentos do ramo alimentício na Operação Dia das Crianças 2022. “Os responsáveis que levam as crianças para escolherem os próprios presentes costumam fazer um intervalo durante as compras para comer; por isso decidimos fiscalizar os estabelecimentos que fazem parte desse roteiro de compras”.

  15. O gestor também ressaltou que o consumidor deve estar protegido do início ao fim da relação de consumo, assim como os lojistas que seguem as normas. Dentre as orientações para a prática de boas compras estão a verificação da embalagem do brinquedo para averiguar itens como indicação da faixa etária, instruções de uso e montagem, identificação do fabricante ou importador, eventuais riscos que o produto oferece e se tem o selo de certificação do Inmetro.

  16. Além disso, os cidadãos precisam estar atentos aos produtos importados, que devem ter manual e informações da embalagem em língua portuguesa. É necessário, ainda, verificar a política de troca da empresa antes de adquirir o produto e atentar-se ao prazo de validade.

  17. O vereador André Fraga (PV) participou da inauguração da primeira pista olímpica de skate park na Bahia, localizada na praça José Augusto Saraiva, que também foi entregue no mesmo dia. O nome do local é uma homenagem ao ambientalista de Salvador morto em maio de 2021 vítima da covid-19. Saraiva foi fundador da primeira ONG ambiental da Bahia, o Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental (Germen), e do Partido Verde no estado. 

  18. “A pista é uma demanda que a Federação de Skate da Bahia (Feseb) trouxe em 2019, bem antes do destaque que o esporte ganhou com as Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Felizmente, a prefeitura abraçou esse projeto e construiu também uma praça com diversos atrativos de lazer e que faz homenagem ao nosso Saraiva, uma figura fundamental para o ambientalismo baiano”, destaca o vereador.

  19. A praça foi construída na Rua Euler Pereira Cardoso. localizada no Petromar, região do bairro de Stella Maris. O vereador viabilizou recursos para a construção da pista de skate, que foi feita pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). 

  20. Já a praça foi construída pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) com recursos da prefeitura e tem equipamentos destinados ao lazer e ao condicionamento físico dos usuários, como quadra de esportes, pista de cooper, parque infantil e academia de saúde. No total, entre praça e pista, o investimento foi de R$ 1,4 milhão. 

  21. As obras iniciaram em junho de 2022 e, em pouco mais de três meses, foram finalizadas. “Quando André Fraga viabilizou o recurso de R$ 700 mil para a construção da primeira pista olímpica de skate da Bahia, a maior do Norte e Nordeste, resolvemos construir também essa grande praça, que atende a todo mundo. Dá para jogar futebol, tem a academia de saúde para a terceira idade, tem o espaço pet, tem parque infantil…“, comentou o prefeito Bruno Reis (UB).