Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ORIXÁS DE TATI MORENO ESTÃO DE VOLTA AO DIQUE DO TORORÓ RESTAURADOS


Está obra de Tati Moreno (os orixás do dique) são as mais representativas do escultor que faleceu, recentemente
26/09/2022 às 11:10
    1. As esculturas dos orixás instaladas no Dique do Tororó, em Salvador, foram restauradas e entregues nesta segunda-feira (26), em cerimônia realizada pelo Estado. O trabalho foi executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e teve investimento de mais de R$ 2 milhões.

 2. Das 12 peças criadas pelo artista plástico Tatti Moreno, as oito instaladas na lagoa do Dique do Tororó foram entregues durante o ato, que contou com a presença da secretária de Cultura, Arany Santana; da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; do secretário de Turismo, Maurício Bacellar, além de outros representantes da área cultural e de lideranças de terreiros de candomblé.

  3. As esculturas medem sete metros de altura e são representações de Oxalá, Iemanjá, Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Nanã e Iansã. Os outros quatro monumentos representam Oxumaré, Ossain, Logun-Edé e Ewá, possuem três metros e meio cada e ocupam a calçada de entorno do dique. Essas esculturas também passaram por manutenção recente.

  4. Em 2019 a peça de Oxumaré foi degradada e teve um dos braços arrancados. Após a ação, a Conder deu início à primeira restauração para recuperação da escultura. Desde 2021 o órgão realiza as restaurações das outras 11 obras.  

  5. Para a secretária de cultura do Estado, Arany Santana, a obra do artista transcende a religiosidade. “Essa obra maravilhosa de Tatti Moreno que reside nesse dique, nessas águas encantadas do Dique do Tororó, é algo que transcende a questão da religiosidade afro-brasileira, vai além. Por conta disso, o Estado da Bahia tem esse compromisso com a sua população, que é eminentemente negra e que exerce a diversidade cultural em todos os aspectos, não apenas o povo de candomblé, mas o povo de umbanda, os geraizeiros, as rezadeiras. A Bahia é um estado diferenciado, é um estado da diversidade, e esse símbolo aqui tem muito significado", pontuou.
                                                     *****
 6. O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) lamentou nesta segunda-feira (26) a morte da estudante Jeane da Silva Brito, aos 20 anos, após um adolescente invadir uma escola e atirar contra alunos, em Barreiras, no Oeste da Bahia.

  7. "Minha solidariedade à família e amigos da jovem estudante Jeane da Silva, que morreu hoje num atentado a uma escola em Barreiras. Que Deus possa confortá-los e que a comunidade escolar, assim como toda a cidade, possa superar este momento de dor", disse ACM Neto.

  8. Dezesseis ex-reitores de universidades baianas anunciaram, nesta segunda-feira (26), apoio às candidaturas de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo do Estado, e a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República. O manifesto destaca a importância do comprometimento assumido pelas candidaturas petistas com a democracia, a educação e o Estado de Direito.

  9. "Nessa tarefa de reconciliar o Brasil, a Bahia joga um papel estratégico e é necessário fortalecer o diálogo com todos os setores produtivos e segmentos sociais. É com este intuito que ex-reitoras e ex-reitores de universidades e institutos federais e estaduais da Bahia, aqui presentes, manifestam seu apoio à candidatura de Jerônimo Rodrigues ao Governo do Estado da Bahia e Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 2 de outubro de 2022", afirmam os ex-reitores no documento.

  10. O manifesto destaca ainda o compromisso assumido pelo candidato petista ao Palácio de Ondina em temas como: Governança Democrática; Garantias de Direitos; e Desenvolvimento Social e Econômico. Os ex-reitores ressaltaram ainda o alinhamento entre Jerônimo e Lula por um projeto de país justo, democrático e pautado pela ciência.

  11. O presidente Jair Bolsonaro está de volta à Bahia nesta terça-feira (27). Dessa vez, ele visita o Norte baiano e se encontra com o povo de Juazeiro, acompanhado pelos seus candidatos ao governo da Bahia, João Roma (PL), e ao Senado, Dra. Raissa (PL).

  12. O presidente Bolsonaro tem previsão de desembarque às nove da manhã no aeroporto de Petrolina. Em solo pernambucano, ele comanda uma motociata que percorrerá a cidade e depois seguirá para Juazeiro, na Bahia, onde também desfilará pelo município. Por volta das 11:30 horas, o presidente fará pronunciamento, ao lado de Roma e Raissa, na Orla 2 de Juazeiro.

  13. “Mais uma vez o presidente Bolsonaro dá demonstração de carinho e apreço pelo povo baiano visitando o nosso estado. Não deixou de vir aqui na reta final da campanha prestigiar a mim, Raissa e nossos candidatos a deputados estadual e federal”, observa Roma.

  14. O Barra Fashion 2022 vai movimentar a cena da moda, a partir do próximo dia 27 de setembro, com o lançamento da campanha primavera-verão 2023 do Shopping Barra. E para repercutir o glamour e a personalidade que a moda expressa, o Barra firmou uma parceria com a Elle, uma das mais destacadas marcas de moda e luxo do mundo. Uma cobertura exclusiva será realizada pela repórter Lele Santana, cria da casa e hoje parte do time ELLE Brasil, propiciando uma interação genuína com as atrações, lojistas e público do shopping. 

  15. Um evento para imprensa e convidados, com a presença da pernambucana Camila Coutinho, criadora do Garotas Estúpidas e pioneira entre as blogueiras de moda do Brasil, marcará o lançamento das coleções que estarão nas vitrines do Barra.

  16. Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp BTS prendeu um indivíduo em flagrante por tráfico de drogas no início da tarde desta segunda-feira (26) na Gamboa.

  17. Os militares realizavam rondas pela região, quando receberam denúncias de que um homem estaria comercializando entorpecentes na Av. Contorno. De posse de informações referentes ao criminoso, os pms intensificaram as buscas, vindo a encontrar um suspeito que, diante da aproximação da guarnição, tentou fugir e foi alcançado.

  18. Durante a abordagem, foram encontradas 379 pedras de crack, 82 porções de maconha, 91 de cocaína, duas balanças de precisão e diversas embalagens para acondicionamento de entorpecentes.

  19. O indivíduo foi imediatamente preso e conduzido para a 3ª Delegacia Territorial, onde o flagrante foi formalizado.

  20. Realizada nesta segunda-feira (26), a viagem teste do Tramo 3 da Linha 1 do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas (SMSL) contou com a presença do governador Rui Costa. O novo trecho do sistema metroviário possui aproximadamente cinco quilômetros de extensão, a partir da estação Pirajá, com duas novas estações: uma em Campinas de Pirajá, nas imediações da Brasilgás, e a outra denominada Águas Claras/Cajazeiras, implantada na confluência da Avenida 29 de Março com a BR-324.

 
  21. As novas estações, somadas às demais já em operação, totalizam 22 estações, em uma malha metroviária de 38 quilômetros, atendendo 340 mil passageiros por dia. A obra do Tramo 3 contempla ainda o Terminal de Integração ao lado da Estação Campinas de Pirajá, junto com o Terminal de Integração de Ônibus Urbano e Metropolitano em Águas Claras. A Estação Águas Claras/Cajazeiras ainda terá acesso à nova Rodoviária da capital baiana, figurando como um importante complexo de mobilidade da cidade.