1. A cessão de um terreno no valor de R$ 1,5 milhão por parte do Estado da Bahia ao Hospital Aristides Maltez (HAM) possibilitará a ampliação da unidade, que é filantrópica e especializada em oncologia com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O termo de permissão de uso do imóvel de 1.153,00 m² foi assinado nesta segunda-feira (12), pela secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro.
2. No espaço, localizado atrás do HAM, será construída uma torre que abrigará um novo centro de diagnóstico e tratamento, o que permitirá a ampliação do número de pacientes assistidos na unidade. De acordo com os gestores do hospital, a expectativa é que as obras sejam iniciadas em abril de 2023.
3. A Secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, reafirmou o compromisso do Estado em investimento na saúde. “O SUS é formado por diversas entidades que se juntam para o mais importante, que é a assistência à população. O HAM presta um serviço inestimável, por isso a importância desse investimento”, destaca.
4.De acordo com a titular da pasta, a ampliação é importante porque “a rapidez no atendimento ao paciente com câncer é fundamental para o sucesso do tratamento. O Estado tem investido na abertura de unidades de oncologia em todas as regiões da Bahia”, afirma.
4. O presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), Aristides Maltez Filho, afirma que este é um desejo antigo da instituição. “É mais um ato de apoio do Estado à LBCC. Não tínhamos a capacidade financeira de adquirir o terreno e agora vemos a possibilidade de o hospital crescer”, pontua.
5. Além da assinatura do termo de cessão do terreno, nesta segunda-feira (12) foi entregue o novo aparelho de Ressonância Magnética do HAM. O equipamento é fruto de investimento de mais de R$ 2,5 milhões do Estado, por meio da Campanha Sua Nota é um Show de Solidariedade e da Sesab, além de investimentos da LBCC, mantenedora do Hospital.
6. O equipamento possibilitará um diagnóstico mais preciso e a ampliação da capacidade de realização de exames na unidade. Aristides Maltez Filho conta que o antigo aparelho já tinha 22 anos de uso. “A despesa de manutenção já estava muito alta e não conseguíamos atender a demanda”, aponta.
7. O médico radiologista e coordenador do serviço de imagem do HAM, André Boechat, explica que, “com o novo aparelho, o tempo necessário para o exame é reduzido e conseguimos realizar ressonâncias das mais simples às mais complexas, com grande ganho na resolução das imagens”, afirma o médico.
*****
8. A campanha de vacinação antirrábica entra na última semana de mobilização em Salvador. A ação acontece em 100 postos de saúde e com duplas volantes de agentes de endemia que percorrem as ruas da capital de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 14h.
9. Quem ainda não vacinou o cão ou gato de estimação pode consultar a lista completa dos locais no site www. saude. salvador. ba. gov. br e nas redes sociais da Prefeitura, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do Centro de Controle de Zoonoses, no telefone (71) 3611-7331, onde será possível também tirar dúvidas.
10. A estratégia será finalizada no próximo sábado (17), quando será realizado o Dia D com oferta da vacina contra raiva para cães e gatos. A programação do dia D será divulgada até sexta-feira (16).
11. A meta da estratégia é vacinar 190 mil cães e gatos na cidade e, até o momento, 150 mil (78%) estão imunizados. “Estamos confiantes que conseguiremos proteger ao máximo nossos animais, já que montamos toda uma estrutura com o apoio fundamental dos agentes para intensificar o acesso a essas doses como o drive, os pontos fixos aos finais de semana, as duplas volantes percorrendo ruas da cidade”, informa o titular da SMS, Décio Martins.
12. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004. “A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos.
13. Nos últimos anos, Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica a chefe do setor de raiva do CCZ, Danielle Dantas.
14. A Polícia Militar da Bahia realiziou neesta segunda-feira (12), a formatura de cinco policiais militares na 8ª edição do Curso de Operações Policiais Especiais (Copes) do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Os formandos passam a ser chamados de “caveiras”, apelido dado aos policiais militares que concluem o Copes.
15. A solenidade acontece no auditório e contará com as presenças do comandante geral da PM, coronel Paulo Coutinho, do comandante de Policiamento Especializado (CPE), coronel Muniz, e do comandante do Bope, major Boaventura.
16. Com duração de 22 semanas, o Copes envolveu 30 disciplinas e 15 atividades, totalizando 1.578 horas/aulas. O curso é pré-requisito para o policial militar integrar o Bope, pois exige um alto desempenho técnico, tático, físico e psicoemocional, habilitando o profissional a atuar em ocorrências de alta complexidade e ações de alto risco.
17. No próximo dia 15 de setembro, a sócia-fundadora da Avatim, Mônica Burgos, integrará o painel “O poder transformador das lideranças femininas”, durante o encontro para formação de lideranças promovido pela Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL Bahia), pela CDL Salvador e Sebrae/BA.
18. O evento acontecerá no espaço Cerimonial Rainha Leonor, em Salvador, e visa contribuir para o desenvolvimento das competências de liderança, preparando gestores para os desafios do mundo atual. Mônica divide o espaço do talk-show com a empresária Rosemma Maluf e a consultora Rosangela Angonese, co-autora do livro “Liderança Tóxica”. As inscrições para o 1º Encontro de Lideranças do Movimento Empresarial do Estado são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma do Sympla, no endereço https://bit.ly/encontrodeliderancasbahia.
19. O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) aceitou o desafio do também postulante ao governo do estado Jerônimo Rodrigues (PT) e disse para o ex-secretário da Educação marcar a data do debate entre os dois. Em publicação em sua conta no Twitter, Neto sugeriu que o evento seja transmitido pelo Youtube e pelas redes sociais.
20. “Já que o ex-secretário de educação, Jerônimo, tem falado tanto em debate, gostaria de propor que ele definisse data, local e horário para um debate entre nós dois. Sugiro que seja transmitido ao vivo pelo YouTube e pelas redes sociais do dois”, afirmou o ex-prefeito de Salvador.
21. ACM Neto lidera as pesquisas de intenção de votos para o governo do estado, enquanto Jerônimo aparece na segunda posição. A diferença entre os dois varia de 30 a 40 pontos nos levantamentos.